Futuro

Eduardo Macedo

to caelum-vraptor

bom dia / boa tarde, uma pergunta polemica, mas faz tempo que não vejo movimentação na lista e nem nos commits do github.
o vraptor estabilizou ou estagnou?

[1] qual a visão em relação a JSR 371 (MVC), saiu a versão final dela em 2018-09-24, alguma posição se o vraptor irá atender a especificação e se sim como pretende fazer?
[2] há alguma ideia se o vraptor planeja evoluir ou adotar uma implementação de microprofile?

eu estou usando o vraptor em varios clientes, e adoro o modelo convenção sobre configuração, mas no momento não sei o que esperar do futuro do projeto, não há um roadmap publico. com alguns projetos entrando gostaria de saber que ainda vale a pena investir no vraptor ou procurar outras soluções.

Att

Valério

to caelum-vraptor
Acompanhando.

Att,

Valério

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "caelum-vraptor" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para caelum-vrapto...@googlegroups.com.

Ivo Sestren Junior

to caelum-...@googlegroups.com
Tenho a mesma duvida.

Está a muito tempo estagnado.

Edufa

to caelum-vraptor
Acompanhando também

Att
Edufa

Lucas Pérez

to caelum-...@googlegroups.com
Parece estagnado mesmo...

Uma pena a comunidade Java anda carente de bons projetos.

Abs,
Lucas

Em qua, 3 de out de 2018 10:54, Edufa <e...@edufa.com> escreveu:
Acompanhando também

Att
Edufa

Carlos Spohr

to caelum-vraptor
Bom dia,

Também notei isso, só que no meu ver, ele está estável (tirando alguns bugs e pequenos detalhes) e confiável. Atualmente tenho uns 30 projetos finalizados rodando muito bem.

O futuro do que se pretende fazer nele, no meu ponto de vista, deveria levar em conta algo bem importante com base no tempo que trabalhei como fornecedor de software Java:

- Compatibilidade conforme as versões do Java e também com containers (Tomcat, Jetty, por exemplo);

- Talvez segmentar o projeto para as áreas mais específicas, como para dar suporte a micro serviços, novas tendências de código ou soluções, etc... Isso é algo que quebra muito um framework quando ele numa versão X atendia de uma forma ou atendia um segmento (MVC para web) e na próxima versão já força os usuários que querem um simples MVC a ter que trabalhar com conceitos que na verdade não precisam.

Estou um pouco corrido aqui e não consegui ter mais tempo pra elaborar esse reply, mas seria mais ou menos isso que penso sobre o VRaptor.

Lembrando mais uma vez que, talvez possa estar um pouco parado por estar estável, mas até onde eu conheço, tem muita gente usando ele e por hora não imagino outro framework tão prático quanto pra usar.

[]´s

Marcio Angelo Matté

to caelum-...@googlegroups.com
Olá Eduardo, e todo mundo!!!

Eu sempre fui um usuário que utilizou o VRaptor em projetos desde a versão 2 e também em minhas aulas na Universidade, na época que eu lecionava.
Percebi que houve uma ruptura muito grande que o mundo Java sentiu quando o NodeJS entrou no mercado. Coisas que fazíamos muito com o VRaptor (por sua simplicidade e distância abismal do JSF), com o Node se tornou algo extremamente simples. Outra coisa que aconteceu, é que em coisas que o Node não atende tão bem (na minha opinião) o Spring Boot deu o tom simples com a potência do Java... e o VRaptor neste quesito (mais uma vez, na minha opinião) perdeu espaço.

Continuo acompanhando os projetos que eu fiz e mantenho com o VRaptor, porém nos novos, hoje usamos o NodeJS e Spring Boot, por deixar muito simples e rápido o processo de desenvolvimento!

Um grande abraço a todos!

--
[...]

marcio...@gmail.com

Paulo Silveira

to caelum-vraptor
Oi pessoal

O Turini manteve recentemente as versões mais estáveis do VRaptor. Aqui nós usamos muitos em diversos projetos, como na Alura e no sistema interno da Caelum, além de muitos clientes.

Sobre uma próxima versão e novidades no framework, a gente prefere esperar e ver como o mercado vai. Se o MVC começar a ter uma boa adoção, talvez faça sentido implementar, ou talvez faça sentido abraçar algum dos outros frameworks que já estejam implementando a spec, criando apenas pontes para  compatibilidade e/ou migração.

Bug fixes, pequenas features novas e todo tipo de ajuda é sempre bem vinda!

abraços

Mattheus Cassundé Maciel Bessa

to caelum-...@googlegroups.com
Proponho nos reunir e discutir o futuro do framework, juntamente com o pessoal da caelum, levando sugestões de:
- melhorias
- novas features

O que acham?

On Wed, Oct 3, 2018, 10:54 Edufa <e...@edufa.com> wrote:
Acompanhando também

Att
Edufa

Eduardo Macedo

to caelum-vraptor
Oi,
lembro que o Turini estava no grupo de discusão da spec MVC. mas pelo visto não conseguiu influenciar o bastante para adoção do CoC estilo vraptor, tem umas strings ali na especificação que são bem feias. seria possivel e um caminho o estilo vraptor rodando sobre a spec.

mas meu sonho seria algo estilo vraptor para microprofile, vraptor-mp =)

Att

Renato Resende Ribeiro de Oliveira

to caelum-...@googlegroups.com
Boa noite,
Concordo com o Carlos nesse ponto.
O surgimento de novos paradigmas e frameworks mais simples e rápidos faz com que o VRaptor na versão atual perca espaço.
Com a tendência de microprofiles, microservices e até mesmo FaaS, o modelo MVC mais clássico (como o do VRaptor) tem perdido espaço no mercado (na minha opinião), uma vez que em um projeto de aplicação moderno, que inclui diversos clientes (mobile, web, IOT), o desenvolvimento do backend está cada vez mais desacoplado e ele compõem cada vez menos do esforço total de desenvolvimento. Na minha experiência, seja com VRaptor, Java EE, Sprint Boot ou qualquer outro framework para desenvolvimento dos serviços de backend, este representa uma parcela bem menor do tempo de desenvolvimento do que questão envolvendo os diversos frontends para uma aplicação.

Todas essas questões acho que já apontam para a direção que o Paulo comentou, acho que é tempo de aguardar e avaliar melhor quais os próximos passos baseado nos rumos que o mercado tomará nos próximos anos.
De qualquer forma, seja para desenvolvimento com JSP ou desenvolvimento de APIs REST, o VRaptor apresenta um modelo de fácil aprendizagem e grande simplicidade, continua sendo uma opção viável para novos projetos que não necessitam de incorporar conceitos como microservices e outras tendências mais atuais.

Abs.

--
[...]

Professor - Instituto Federal Catarinense
MSc - Computer Science - Universidade Federal de Lavras

Skype: renatorro.comp.ufla.br
ICQ: 669012672
Conheça o PrêmioIdeia - Inovação Colaborativa na sua empresa!