Validator Erro Vraptor - Problema

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Pessoal estou tendo o seguinte problema ao fazer um teste
do meu método de validar , abaixo de forma resumida só para ver erro

FeriasController.

public void inserir(Ferias bean, UploadedFile arquivo) {
        validar(bean);
        validator.onErrorRedirectTo(this).exibirFormulario(bean);
    }

public void validar(Ferias bean) {
        if(true) {
            validator.add(new I18nMessage("", "campo.vazio", "teste"));
        }
    }

Teste

@Test
    public void validarSeTipoDePeriodoFoiEscolhido() {
        try {
            Ferias ferias = new Ferias();
            feriasControlador.inserir(ferias, null);
        } catch(ValidationException e) {
            verificaMensagensDeErro(e.getErrors());
        }
    }

    public void verificaMensagensDeErro(List<Message> errors) {
        for(Message erro : errors) {
                Assert.assertEquals(erro.getMessage(), "Campo obrigatório ou tamanho de 45 letras excedido.");
        }
    }

No meu teste tenho o seguinte erro

java.lang.IllegalStateException: You must set the bundle before using the I18nMessage
    at br.com.caelum.vraptor.validator.I18nMessage.checkBundle(I18nMessage.java:76)
    at br.com.caelum.vraptor.validator.I18nMessage.getMessage(I18nMessage.java:69)
    at br.gov.to.al.modulo.pds.controlador.FeriasControladorTest.verificaMensagensDeErro(FeriasControladorTest.java:70)
    at br.gov.to.al.modulo.pds.controlador.FeriasControladorTest.deveriaObrigarPreenchimentoDoPeriodo(FeriasControladorTest.java:60)
    at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
    at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:57)
    at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:43)
    at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:606)
    at org.junit.runners.model.FrameworkMethod$1.runReflectiveCall(FrameworkMethod.java:44)
    at org.junit.internal.runners.model.ReflectiveCallable.run(ReflectiveCallable.java:15)
    at org.junit.runners.model.FrameworkMethod.invokeExplosively(FrameworkMethod.java:41)
    at org.junit.internal.runners.statements.InvokeMethod.evaluate(InvokeMethod.java:20)
    at org.junit.internal.runners.statements.RunBefores.evaluate(RunBefores.java:28)
    at org.junit.runners.BlockJUnit4ClassRunner.runNotIgnored(BlockJUnit4ClassRunner.java:79)
    at org.junit.runners.BlockJUnit4ClassRunner.runChild(BlockJUnit4ClassRunner.java:71)
    at org.junit.runners.BlockJUnit4ClassRunner.runChild(BlockJUnit4ClassRunner.java:49)
    at org.junit.runners.ParentRunner$3.run(ParentRunner.java:193)
    at org.junit.runners.ParentRunner$1.schedule(ParentRunner.java:52)
    at org.junit.runners.ParentRunner.runChildren(ParentRunner.java:191)
    at org.junit.runners.ParentRunner.access$000(ParentRunner.java:42)
    at org.junit.runners.ParentRunner$2.evaluate(ParentRunner.java:184)
    at org.junit.runners.ParentRunner.run(ParentRunner.java:236)
    at org.eclipse.jdt.internal.junit4.runner.JUnit4TestReference.run(JUnit4TestReference.java:50)
    at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.TestExecution.run(TestExecution.java:38)
    at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.runTests(RemoteTestRunner.java:467)
    at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.runTests(RemoteTestRunner.java:683)
    at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.run(RemoteTestRunner.java:390)
    at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.main(RemoteTestRunner.java:197)

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Pessoal por favor me ajudem, estou empancado nesse problema, tipo pq não consigo pegar as mensagens de erros no meu teste
quando uso I18nMessage ?

tipo ele fala que o blunder tá vazio.

You must set the bundle before using the I18nMessage

o que pode tá acontecendo ?

São Paulo Realmente é aquilo que

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
oi Jonas! O problema é só no teste? Qual versão do VRaptor você usa?
De toda forma, você pode fazer algo assim:

i18nMessage.setBundle(
     new SafeResourceBundle(ResourceBundle.getBundle("messages")));

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Eu uso a versão vraptor-3.5.0.jar.

É no lá no teste, tipo no momento de chamar erro.getMessage(), tipo lembrando que eu uso o mock do result do vraptor

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Ao eu coloco esse código ai Rodrigo ? tenho que criar um objeto i18nMessage ?

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Outra coisa se ao add a msg eu utilizo o new ValidationMessage ele não dá problema.
validator.add(new ValidationMessage(
"Campo obrigatório ou tamanho de 45 letras excedido.",
"Nome"));
O problema ocorre quando uso new I18nMessage(

validator.add(new I18nMessage("", "arquivo.semextensao"));

tipo assim as mensagens chegam vazias para o teste, parece ser um BUG no mock do result

Otávio Garcia

to caelum-...@googlegroups.com

Não é bug. Se você tem um i18n precisa indicar o resource bundle.

Connected with Motocast™

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Como fazer isso Otávio ?

Não é bug. Se você tem um i18n precisa indicar o resource bundle.

Connected with Motocast™

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
Oi Jonas, isso não é um bug. Faça o seguinte, no lugar de escrever:

validator.add(new I18nMessage("", "arquivo.semextensao"));

você pode fazer algo como:

I18nMessage message =
new I18nMessage("", "arquivo.semextensao");

message.setBundle(
     new SafeResourceBundle(ResourceBundle.getBundle("messages")));

validator.add(message);

Faz sentido? Você além de criar a mensagem (18ned), você precisa falar
qual o bundle (de qual arquivo, tipo messages.properties, que ela deve ler
pra achar o valor que corresponde aquela chave que você passou). Abs

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
só pra explicar melhor, o ValidationMessage funciona sem erros porque ele não
precisa ler a mensagem de lugar nenhum... você já passa a mensagem pra ele.

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Muito obrigado Rodrigo e Otávio pela ajuda e paciência, fez sentido o que vc falou.

Agora só terça que vou fazer isso, ai passo feedback

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Só ficou mais código agora, vai suja um pouco mais, tipo para toda validação terei que criar uma variável

I18nMessage message1 = new I18nMessage("", "valida1");
I18nMessage message2 = new I18nMessage("", "validar1");
I18nMessage message3 = new I18nMessage("", "validar2");

message1.setBundle(
     new SafeResourceBundle(ResourceBundle.getBundle("messages")));

validator.add(message1);

message2.setBundle(
     new SafeResourceBundle(ResourceBundle.getBundle("messages")));

validator.add(message2);

message3.setBundle(
     new SafeResourceBundle(ResourceBundle.getBundle("messages")));

validator.add(message3);

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
legal! Aproveite o feriado Jonas :) e quanto a ultima duvida, você pode criar
o bundle no setup do seu teste e reaproveitar ele em todas as mensagens.

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Valeu rodrigo vou tentar fazer isso no terça obrigado.

Jonas Nepomuceno

to caelum-...@googlegroups.com
Galeria o Lucas me deu uma dica:
Inicio

You must set the bundle before using the I18nMessage

mude o loop pra:
 for(Message erro : errors) {
     erro.setBundle(ResourceBundle.getBundle("messages"))

                Assert.assertEquals(erro.getMessage(), "Campo obrigatório ou tamanho de 45 letras excedido.");
        }

outra coisa, qdo vc faz um teste com try..catch... vc precisa fazer um Assert.fail() no final, pra garantir que a exception foi lançada:

try {
   //...
   Assert.fail("A exception deveria ser lançada")
} catch(...) {...}

FIm

Mas o método setBundle não existe para o objeto, como fazer agora então para setar o Bundle ?
erro.setBundle(ResourceBundle.
getBundle("messages"))

Lucas Cavalcanti

to caelum-vraptor