ViewPath

Léo Douglas Padilha

to caelum-vr...@googlegroups.com
Alguem já ouviu falar no Htmleasy?

https://code.google.com/p/htmleasy/wiki/UsingHtmleasy

Achei muito legal as formas de definir qual View desejo usar.
Não seria interessante para o vraptor?

Rodrigo Turini

to caelum-vr...@googlegroups.com
Achei legal, só não gosto muito da ideia de adicionar anotações de view nos controllers e models. Mas vi que ele depende do RESTeasy pra funcionar, então acho que da forma que está não funcionaria nos controllers do VRaptor :(

Sent from my iPhone

Guilherme Silveira

to caelum-vraptor-dev
Não sei pq mas prefiro o https://github.com/caelum/vraptor-panettone
:)

Se tiver algo faltando que queira lá é só abrir a issue!

Guilherme Silveira
Caelum | Ensino e Inovação
http://www.caelum.com.br/

Léo Douglas Padilha

Rodrigo Turini

to caelum-vr...@googlegroups.com
Oi Léo, acho que pode ser uma boa sim! Uma forma de começar seria
criando um plugin com essa feature (será bem simples de implementar).
Se o plugin tiver uma adoção boa podemos integrar ao core, da mesma
forma que fizemos com o vraptor-environment, por exemplo. um abraço

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Raphael Almeida

to caelum-vr...@googlegroups.com

Esse template engine já existia oi vcs fizeram do zero?

Rodrigo Turini

to caelum-vr...@googlegroups.com
0km! E já estamos usando em nossos projetos internos, é sensacional!

Sent from my iPhone

Raphael Almeida

to caelum-vr...@googlegroups.com

Poh bacana mesmo... eu já tinha feito algumas dsl's pra fazer HTML usando java, mas uma solução com mais adeptos realmente facilita o caminho de evolução.

Eu vi que tem scriptlet, a galera levou isso numa boa?

Rodrigo Turini

to caelum-vr...@googlegroups.com
não é bem um scriplet :) O Gui vai saber explicar melhor. A sacada é que a
view literalmente vira uma classe Java, que você consegue acessar, colocar
breakpoints (debugar) e etc... tem um plugin do eclipse que fica compilando
e gerando/atualizando as classes de view pra você... totalmente type safe!

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Rodrigo Turini

to caelum-vr...@googlegroups.com
só complementando, fiquem de olho no blog da Caelum que nas próximas
semanas sairá um post bem interessante do Guilherme falando sobre isso.

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Guilherme Silveira

to caelum-vraptor-dev
Oi Raphael,

A idéia é justamente ir para scriptlets :) só que educadamente.
O problema da scriptlet no jsp é que ela não integra com nada:
- você tem que importar tudo na unha em toda página
- você tem que fazer:
Usuario usuario = (Usuario) request.getAttribute("usuario");

Loucura.

Além do que o Turini falou: é muito fácil configurar o panettone para compilação o tempo todo (via command line, ant, maven ou eclipse) então você ganha views type safe e perde infninitos bugs que hoje você só pega em produção.

Abraço

Guilherme Silveira
Caelum | Ensino e Inovação
http://www.caelum.com.br/

Raphael Almeida

to caelum-vr...@googlegroups.com
O que me chamou a atenção foi realmente o fato de ser typesafe, isso é show de bola.

Não vejo os scriptlets como algo ruim, só fiquei mesmo pensando como foi no time a adoção disso. Pq pra usar no meu trabalho teria que convencer a galera e levando em conta o peso negativo dos scriptlets, acho q seria mais complicado.

Mas eu saquei q a forma como foi feito, e tb nos exemplos q pude ver, q vcs deixaram as views com todo o poder do java.

Seria possível usar as as novidades do o Java 8 tranquilamente?

Raphael Almeida

to caelum-vr...@googlegroups.com
Opa acabei de rever os exemplos com Lambdas.. mto bom!

Guilherme Silveira

to caelum-vraptor-dev

Isso mesmo! A idéia é ter um parser mínimo e delegar pro Java. Quando sair o Java 15 não precisa esperar um dia que já suportamos Java 15

Rafael Ponte

to caelum-vr...@googlegroups.com
Muito bacana, Gui.

Eu já havia olhado o repositório tempos atrás e achei muito bacana, mas também fiquei com uma puga atrás da orelha por causa do uso de scriptlets, já que a comunidade lutou alguns bons anos para derrubar essa prática do mercado!

Engraçado que com Rails, Play e outros frameworks MVC é comum o uso de scriptlets, bem, é um scriptlet mais bonitinho e enxuto, mas ainda assim scriptlet.

Talvez no seu post da Caelum você possa explicar as vantagens dessa abordagem apesar do uso de scriptlets. Tenho certeza que você tem bons argumentos :-)
Rafael Ponte
TriadWorks | Formação Java
http://cursos.triadworks.com.br

Guilherme Silveira

to caelum-vraptor-dev

Pois é. O que me incomoda com Rails (motivos pessoais) é que o uso de código puro é feito de maneira dinâmica e extremamente propenso a erro.

E expressionismo language do Java também.

Usar Java na view é o passo mais natural: type safe e não precisa aprender uma linguagem gambiarra para seu projeto Java. (play com Scala, geral com expressionismo language etc etc)

O mercado fugia de scriptlet pq o dev podia acessar SQL lá de dentro. Aí Expressionismo language passou a suportar chamada de método. Quando isso aconteceu Expressionismo language virou uma linguagem pobre. Menos segura.

Expressionismo é o celular. Ele gosta de monet

Abraço!

Rafael Ponte

to Caelum VRaptor Dev
rss, viagem seu email, parece uma pessoa amargurada com EL :p

Eu gosto de EL, mas considero ela pobre quando o assunto é controle de fluxo, como if/else, loop etc. Por isso existe a JSTL :p Mas a ausência de type-safe é um problema!

Otávio Garcia

to caelum-vr...@googlegroups.com

Rafael, além do caso que você citou de não ser type safe, a EL (expressionismo segundo o celular do Gui :P) não permite fazer um refactor.

Alterando um método, tem que sair catando strings na view.

Rafael Ponte

to Caelum VRaptor Dev
Oi Otávio, isso é verdade! Eu diria que o type-safe traz as vantagens do refactoring :-)

Mas se não me engano a IDE IntelliJ cuida disso, não?

Chico Sokol

to caelum-vraptor-dev
O IntelliJ não cuida em todos os casos não... Se for uma tagfile e você declarou um atributo com o tipo ele se vira. Se for numa jsp normal não rola.

Gosto muito da ideia das views typesafe. Acho que o pannetone tem futuro :-)

Outra coisa legal é que, como é tudo classe java independente do container, daria pra reaproveitar a mesma linguagem de view pra criar templates de email, por exemplo.

--
Chico Sokol