Webservices

Cerli Rocha [ RoKas : Technology as Information ]

to caelum-vraptor-dev
Senhores,

seria possível criar um webservice com o Vraptor, aproveitando um controller já existente?

Por exemplo eu possuo um controller com o método findClientes, por exemplo, e eu gostaria de de expo-lo como webmetodo num webservice.

Alguém pode ajudar?

Obrigado.

--
Cerli Antônio da Rocha
(51)8542-0035

Guilherme Silveira

to caelum-vr...@googlegroups.com

Tudo depende da definicao de webservice.

se voce devolve um ou mais objs e usa accepts tudo funciona out of the box

Abraco

Guilherme Silveira

On Aug 25, 2011 7:00 PM, "William Peterson Olbi" <peters...@gmail.com> wrote:
> Boa noite,
>
> Você pode utilizar as anotações do JAX-WS que não haverá nenhum
> conflito.

Washington Botelho

to caelum-vr...@googlegroups.com
Oi Cerli,

Se você quiser algo bem simples é só serializar uma resposta em JSON, por exemplo.

Veja um exemplo que utilizo para um plugin e o consumo via JSONP:

http://moviecollection.com.br/gridy?search=&page=1&sortName=attribute&sortOrder=asc&find=attribute&rows=1

--
Washington Botelho

http://wbotelhos.com.br
http://twitter.com/wbotelhos

On Thu, Aug 25, 2011 at 6:44 PM, Cerli Rocha [ RoKas : Technology as Information ] <narede...@gmail.com> wrote:

Cerli Rocha [ RoKas : Technology as Information ]

to caelum-vr...@googlegroups.com
Então eu poderia usar algo do tipo (usando JBoss e Vraptor)?

@WebService(name = "VRaptorWS")
@SOAPBinding
(
style = SOAPBinding.Style.DOCUMENT,
use = SOAPBinding.Use.LITERAL,
parameterStyle = SOAPBinding.ParameterStyle.WRAPPED
)
public class VRaptorWS {

// Controllers
public UsuarioController usuarioController = new UsuarioController();

@WebMethod
public String login( @WebParam(name = "loginLoja")String loginLoja, @WebParam(name = "senhaLoja")String senhaLoja ){

String key = null;

if (!"".equals(login) && !"".equals(senha)) {

key = usuarioController.validate(login, senha);
}

return key;
}

}

----------------

Em 25 de agosto de 2011 18:54, William Peterson Olbi <peters...@gmail.com> escreveu:
[...]

Lucas Cavalcanti

to caelum-vr...@googlegroups.com
vc pode fazer isso, mas não vai funcionar a injeção de dependências do VRaptor...

Rafael Ponte

to caelum-vr...@googlegroups.com
Você precisa de fato de um webservice soap?

http://www.rponte.com.br

Cerli Rocha [ RoKas : Technology as Information ]

to caelum-vr...@googlegroups.com
A principio sim, pois neste caso precisaria expor os métodos do VRaptor, já usado no Gerenciador do Sistema, para uma aplicação Adobe Air e não gostaria de ter que reimplementar nada.

Em outro projetos, já usamos Adobe Flex acessando serviços, sem Vraptor, e para as Aplicações Adobe Air nós implementamos webservices acessando esses mesmos serviços.

A idéia seria fazer a mesma coisa com esses projetos que temos com VRaptor.

Pelo que vi até agora, o jeito será usar os Controllers do Vraptor entregando JSON mesmo, mas fico com dúvidas quanto a performance.

2011/8/26 Rafael Ponte <rpo...@gmail.com>
Message has been deleted

Cerli Rocha [ RoKas : Technology as Information ]

to caelum-vr...@googlegroups.com
é... o Vraptor tem um plugin para Flex, mas daí é apenas para usar os controllers do Vraptor como serviço AMF, se não me engano...

para o Adobe Air seria necessário algo remoto como webservice, httpservice, etc...

Em 26 de agosto de 2011 11:29, Lucas Cavalcanti <lucasm...@gmail.com> escreveu:
usar json pra fazer a integração é geralmente mais performático que usar soap. O adobe air deve ter algo já pronto pra trabalhar com json, então vc teria problemas...

o VRaptor tem plugins pra flex, será que vc não consegue usá-los?

2011/8/26 William Peterson Olbi <peters...@gmail.com>
Bom dia,

          A questão levantada pelo grupo se trata da questão do VRaptor possibilitar o uso de JSON de uma maneira muito simples e a questão de toda "sobrecarga do envelope SOAP".
         Mas vejo que a ponta cliente desse enredo no caso o Adobe Flex já está pronta aguardando um serviço SOAP... Nesse caso sugiro por uma questão de praticidade utilizar o exemplo da classe mostrada (VRaptorWS) com uma ressalva:
         Crie uma interface coloque as anotações lá e a implemente utilizando a anotação @WebService(endpointInterface = "pacote.Interface"), não retire nenhuma anotação do VRaptor para ele ainda continuar sendo uma Controller caso seja realmente necessário...

Cerli Rocha [ RoKas : Technology as Information ]

Lucas Cavalcanti

to caelum-vr...@googlegroups.com
o Air não suporta AMF?

se vc usar httpservice, vc não precisa fazer os webservices... dá pra usar VRaptor puro, usando json ou xml

Lucas Cavalcanti

to caelum-vr...@googlegroups.com
tanto com amf, qto com httpservice sim

Lucas Cavalcanti