VRaptor no Jboss AS7 para Plugin Jboss Forge

Rubens Saraiva

to caelum-vr...@googlegroups.com
Olá pessoal!

Como alguns já sabem (Sérgio, Alberto, ...) estou desenvolvendo o plugin scaffold do vraptor para o Jboss Forge. Para quem não conhece, o Forge é um poderoso sistema de criação de aplicações JEE por linha de comando, que tem como líderes Lincoln Braxter, George Gastaldi e Koen Aers.

Eu tive alguns problemas em rodar o VRaptor com o JBoss AS 7, até que consegui e hoje eu tenho uma versão funcionando em https://github.com/rsaraiva/forge-vraptor-plugin-example-app. Essa versão roda bem com JBoss AS7 mas ele usa vraptor-plugin-hibernate4 e static-scanning.

Agora eu preciso rodar uma versão com JPA (persistence.xml) com ou sem JTA. Fiz vários testes mas sem sucesso. Gostaria de pegar uma orientação com vocês sobre qual caminho seguir para ter essa app no JBoss AS7 rodando com JPA.

Conto muito com o apoio de vocês pra terminar essa feature até o JUDCOn, que acontecerá em 19 e 20 de abril. É bem provável que esse plugin seja demonstrado por engenheiros JBoss como um exemplo de intergração com uma framework brasileiro. Será uma vitória de todos nós!

Abraço
Rubens Saraiva

Lucas Cavalcanti

to caelum-vr...@googlegroups.com
Muito legal, Rubens!

Que tipo de problemas acontecem quando você tenta rodar a versão com JPA?

Abraços
Lucas
2013/3/17 Rubens Saraiva <rubens....@gmail.com>
Rubens Saraiva

Otávio Garcia

to caelum-vr...@googlegroups.com
Tenho usado JBoss AS 7 com vraptor sem problemas, embora eu sempre use o EntityManager gerenciado pelo appserver. Porém acredito que usando ele gerenciado pelo vraptor não dê problemas.

O único bug conhecido que temos é a questão do dynamic scanning, que devido às diferenças de versões do VFS de cada versão do JBoss, torna complicado de resolver.

Aproveitando... essa lista é para discuções sobre o desenvolvimento do vraptor. Dúvidas devem ser tratadas na lista caelum-vraptor.

Abraço

Rubens Saraiva

to caelum-vr...@googlegroups.com
Lucas e Otávio, obrigado por responderem!

De fato eu dei um tempo no AS 7 por conta destes problemas (Lucas, depois que eu retornar a mexer com ele eu passo pra você). Trabalhei nisso hoje e estou com a versão quase pronta rodando no JBoss 6. A injeção do EM funcionou legal e consegui subir a aplicação totalmente JTA.

Pra não dizer que está tudo mil maravilhas, ainda tenho um problema com as transações. Sobre isso, abri uma thread no grupo caelum-vraptor, vocês poderiam verificar por favor?

Abraço
Rubens Saraiva

Otávio Garcia

to caelum-vr...@googlegroups.com
É possível disponibilizar este app?

Carlos Alberto Junior Spohr Poletto

to caelum-vr...@googlegroups.com
Realmente Otávio...

Acho um saco isso no Jboss ...praticamente tenho um trauna dele...no momento digo que ele é 'inviável' para usar.

2013/3/18 Otávio Garcia <ota...@otavio.com.br>

--
Atenciosamente,
Carlos Alberto Junior Spohr Poletto

Guilherme Silveira

to caelum-vraptor-dev

Oi Rubens tudo bem?

Em paralelo ao assunto começamos a desenvolver ontem em um tempo livre alguns comandos para controlar o ciclo de vida de build de um projeto vraptor. O objetivo dele não eh fazer scaffolding então acredito que os dois se encaixam bem. Ele está no github como vraptor console.

Como não manjamos de forge e não era o foco no instante (mas sim criar tasks de auto reload etc etc) fizemos um read cretino do sysin. Da para usar as nossas ações facilmente dentro do forge quando achar interessante coloca las. Acho que eh em um segundo momento pois o scaffolding de vocês deve estar mais avançado que o ciclo de vida que estávamos fazendo

Abraço!

Rubens Saraiva Nogueira

to caelum-vr...@googlegroups.com
Oi Otávio e Guilherme, tudo ótimo!

Muito legal a iniciativa do vraptor-console, darei uma olhada assim que tiver um tempinho livre. Com certeza será usado pelo Forge para simplificar tarefas. A nossa idéia, além de promover o VRaptor, é proporcionar ao usuário construir suas aplicações de forma simples e rápida.

O meu desenvolvimento com o Plugin do VRaptor está dividido em dois projetos.

forge-vraptor-plugin-example-app
Esta é a aplicação que o forge deve gerar quando o plugin estiver pronto. Eu uso ela pra fazer todos os testes de compatibilidade com os diversos conteiners.

forge-vraptor-plugin
Este é o plugin/scaffold propriamente dito.
Otávio, devidos as últimas modificações de ontem, ele se tornou um pouco instável. Espero deixar ele rodando até amanhã e escrever no readme os passos para instalação e utilização. Vou te avisar ok?

Manterei vocês informados sobre a evolução do fonte.

Abraço e obrigado
Rubens Saraiva

Guilherme Silveira

to caelum-vraptor-dev
Otimo! Manteremos tambem informados sobre o andamento das tasks por aqui!

Guilherme Silveira
Caelum | Ensino e Inovação
http://www.caelum.com.br/

Rubens Saraiva Nogueira

to caelum-vr...@googlegroups.com
Olá pessoal!

É com muita alegria que anuncio o nascimento do VRaptor Forge Plugin. Embora ainda tenho alguns ajustes finais pra fazer, o código já foi testado e aceito pela liderança do Forge. Um desses ajustes, é colocar o logo do VRaptor na home da aplicação criada :)

Assim que eu tiver um tempinho, vou escrever no Readme como baixar, configurar e, porque não, contribuir!

Por agora, vocês podem assistir a um vídeo que mostra uma aplicação sendo criada com vraptor e implantada no JBoss AS7 via Forge. Here: http://www.youtube.com/watch?v=-xqvg_KmbXM

Por último, se vocês forem ao JUDCon, seria muito bacana ter vocês na palestra do Forge. Haverá uma demo de uma aplicação sendo gerada em VRaptor!

Abraço

Thiago Nogueira

to caelum-vr...@googlegroups.com
Muito bacana o vídeo! Parabéns pela iniciativa! :)

Thiago Nogueira
(11) 99191 5070

Ricardo Johannsen

to caelum-vr...@googlegroups.com