O Prezydium do Kongres Oświaty Polonijnej, KOP (Congresso de Educação Polônica), com sede estatutária em Cracóvia, na sua próxima reunião mensal, no dia 31 de maio, propõe refletir sobre a língua polonesa entre os polônicos no Brasil.
Aqui vai um trecho da correspondência recebida: “... wszystko co w mojej mocy oraz członków Prezydium KOP, aby Wam pomóc w budowaniu Polonii brazylijskiej. Bardzo prosze o napisanie jaka pomoc dla Państwa byłaby najwłaściwsza i oczekiwana przez Was...”. Pedem-nos para enviar ao KOP qual seria a nossa mais apropriada e esperada ajuda.
Em humilde percepção, imaginamos que a mais apropriada ajuda seria um manual de ensino do polonês a crianças brasileiras que desconhecem o polonês. Um outro manual para jovens e adultos. Teríamos um programa disciplinado para todo o Brasil. O que o prezado BRASPOLino, o prezado polônico, sugere?
Esse assunto foi motivado após a videoconferência, com participação viva da BRASPOL, com a Primeira Dama da Polônia, Agata Kornhauser Duda, no dia 2 de maio último, Dia da Bandeira e dos Polônicos e Poloneses no Exterior.
Da Polônia querem nos ajudar, só que precisam saber com o quê.
Sabe-se que no Brasil, a língua polonesa é ensinada em vários lugares e em várias modalidades por abnegadas pessoas. Alguém precisará liderar encontros dessas abnegadas pessoas para criar um fórum de oficineiros. A BRASPOL participou do VI Światowy Zjazd Nauczycieli Polonijnych “Wschód, Zachód – Łączy nas Polska”, em 2016, e foi nessa ocasião que ficamos associados ao KOP.
Dos idealistas e voluntários polônicos, profissionais ou amadores, aguardamos sugestão, pelo que ficamos desde já, em nome da sobrevivência do polonês em território brasileiro, agradecidos.
BRASPOL – RS
andré hamerski
15.05.2020
Boa Noite Sr. André Hamerski
Minha sugestão seria no desenvolvimento de aulas via web com explicações em português. Para auxiliar na pronúncia existem aplicativos que mostram em gráficos a curva correta da pronúncia e quando o aprendiz fala, sobrepõe a curva do aprendiz na correta orientando a busca da pronúncia ideal.
Cada aluno poderia ter um professor que possa auxiliá-lo via whats up por exemplo e após atingir certo nível poderia se encontrar com o professor presencialmente se for necessário.
Obrigado, Claiton Gaieski Pires
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Braspol" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para braspol+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/braspol/0E7A1FE4A72F42AB8990EE443990DEE4%40DESKTOPL7NU35I.
Boa Noite,
Estes aplicativos de auxiliar na pronúncia foram originalmente utilizados para ensinar a falar pessoas com deficiência auditiva.
Obrigado, Claiton
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/braspol/B1E7B31BDBB5483393C460FB3AD62665%40DESKTOPL7NU35I.