Olimpiada Brasileira de Física - O caso de Santa Catarina

fabi...@terra.com.br

to brasil...@googlegroups.com
É com muito pesar que escrevo para nosso grupo para dar más notícias. Neste sábado ocorrerá a segunda fase das Olimpiada Brasileira de Física, organizada pela SBF. A segunda fase é estadual, as escolas competem entre si visando a classificação para a etapa nacional, então é preciso garantir a lisura do processo pois estão envolvidas questões eticas e comerciais.

Porém em Santa Catarina a coordenação estadual resolveu não organizar um processo adequado, simplesmente mandaram as provas por email para os professores aplicarem em seus respectivos colégios.

A alegação da coordenação para este fato é que ocorreram imprevistos que impediram a organização de um processo adequado. Porém no ano passado, 2008, o fato já ocorreu. A coordenação nacional nao sabia coisa alguma, e surpresos ainda nao tomaram alguma atitude sobre o problema. Dito isso, tenho algumas observações:

1- É um completo absurdo que isso aconteça, pois gera conflito de interesses que impedem a lisura do processo. Nada garante que alguma escola ou sistema de ensino use isso a seu favor, tanto em SC como em qualquer outro lugar.

2- Como vamos explicar para um adolescente que, apesar dele ter se dedicado para a competição, o seu adversário pode ter tido acesso direto/indireto ao conteúdo da prova? Estamos ensinando que o esforço traz resultado ou que sempre há um jeitinho?

3- Muitos professores pelo Brasil inteiro prepararam seus alunos com muito carinho e dedicação, provavelmente sem receber nada a mais por isso, visando diretamente atrair a molecada para as ciências. Onde foi parar o trabalho desses professores? Eu mesmo estou nessa situação.

Diante desses motivos a minha posição é de que e segunda fase deve ser adiada, que uma nova prova deve ser elaborada, e que o processo deve ocorrer com lisura. Por isso peço à todos que escrevam para a comissão organizadora e peçam o adiamento da segunda etapa.

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2009/Comissao.shtm

* Tudo o que eu disse é verdade, vi com meus proprios olhos e posso provar.

Fabio Pra
Licenciado em Física