centro de massa

mirto

to Brasil Ciência
o exercicío é o seguinte...

Tem dois blocos, pendurados em uma roldana de diametro 50mm...e o
exercicío pergunta qual é a aceleração do centro de massa ao "soltar"
as massas.. uma das massas é m1 = 0,52kg e m2 = 0,48kg

eu consegui resolver por aqui:

Xcentromassa= M1.x1 + M2.x2 / m1+m2

Derivada segunda de Xcm = Acm
Acm = m1.a1 +m2.a2 / m1 + m2

daí eu calculei a1 e a2 , pois estão num mesmo sistema com mesma
aceleração,

0,52.g - 0,48.g = (m1 + m2 ) .a
a = 0,392
daí disso eu tenho q a1 = a2 = 0,392 ok??? e consegui resolver R :
1,6.10^(-2)
porém queria uma solução digamos que, um pouco mais trivial, sem
precisar derivar, por diagrama de forças ou apenas segunda lei de
newton... essa resolução existe ???? eu cheguei a algo parecido ( a =
1,6 ) fazendo separadamente as acelerações em cada bloco e somando-
as... porém acho que devo ter feito algo errado...
pois o halliday dá como 1,6.10^-2

se puderem me ajudar agradeço, obrigado.