Raios X e televisão!!!

henriqu...@gmail.com

to Brasil Ciência
oi, não sou um craque em Física!!! Peço desculpas se minha pergunta
for muito boba!!!

Eu vi em um site "Raios X podem ser produzidos quando elétrons são
acelerados em direção a um alvo metálico..."
Eu sei que na televisão tem aqueles tubos de raios catódicos e tal!!
então gostaria de saber se a televisão emite raios X!!! Se é perigoso,
ou não tem nada a ver!!!
E por que os pelos do braço são atraídos quando ligamos a televisão?
Obrigado

albert richerd carnier guedes

to brasil...@googlegroups.com
Olá Henrique (Iglesias ???)

Raios X são produzidos ou pela transição de elétrons no núcleo atômico (
ou seja, quando pulam de certos orbitais para outros de menor energia
liberando um fóton de raios X ) ou quando são bruscamente DESACELERADOS !

No caso da TV, os elétrons são emitidos do bulbo incandescente a altas
velocidades e são parados derrepente pela tela da TV, essa parada brusca
é que faz os elétrons emitirem os raios X, a luz que vemos da imagem da
TV são efeitos do material que emite luz assim que é atingido pelo
elétron. O raio X e outras radiações advêem do "breque" que é dado ao
elétron. Ok ?

Mais dúvidas mande pra lista que tem um MONTE de gente altamente
disposta a lhe responder as mais cabeludas questões. Hehehehe ...

Abraços cara.