Dúvida exercícios de física

Henrique Braga

to Brasil Ciência
Gentee, desculpa em incomodar vocês,

Mas realmente esses exercícios estão MUITO dificil,,,

Eu me esforcei ao máximo e consegui resolver aproximadamente 40, 45%
deles...

Agora tem alguns que nao há condições de fazer... por mais que eu
procure em sites e na apostila...

Gostaria que me ajudassem se possível

A seguir vou postar alguns que eu não consegui...eu preciso fazê-los
pra entender a matéria e conseguir uma boa nota, porque tirei meio na
última prova UAEIAEUAEIAE

1)(Eng. Uberlândia) Um homem que pesa 100 kgf esta de pé num andaime
de 40 kgf de peso, conforme a figura. (È um homem e um andaime presos
por uma poliam sendo que o homem está dentro do andaime.)
A força que o homem deve fazer na corda para ele se equilibrar é:

a)100 kgf
[...]

b)30 kgf
c)60 kgf
d)140 kgf
e)70 kgf (esta é a correta)

Neste exercício, já tentei fazer diversos sistemas de força que não
chegaram ao resultado.

exemplo: Pa- Pb= a(ma+mb)
Pa+Pb= a(ma+mb)
Pa+Pb= a(ma- mb)
dentro outros...
e assim descobriria a aceleraçao e usaria a fórmula P= m.a, mas nenhum
deles chegou a 70 kgf.

Gostaria de saber em que estou errando neste exercício...

____

Este daqui eu ainda tentei algumas coisas, mas realmente este é muito
trabalhoso, e fiquei uns 20 minutos tentando resolvê-lo, sem sucesso
algum.

2) No sistema esquematizado, são desprezíveis: o atrito, o momento de
inércia da roldana e a massa do fio que liga as massas m1 e m2. Sabe-
se que m1>m2, e que a aceleração da gravidade local é G.
A força de tração T no fio e a aceleração da massa m1, são
respectivamente, dadas por:

RESPOSTA: 2.m1.m2.g/m1+m2 e a=(m1-m2)g/m1+m2

Mas não consegui chegar a este resultado, sendo muito diferente deste
e das alternativas propostas pelo exercício.

Gostaria de saber como se chegar a este valor.

_______

Este aqui me parece mais facil, mas o meu professor não me explicou
sobre traçao no movimento circular uniforme ¬¬', então nao pude
entender nada.... e na internet nao achei nada relacionado que
realmente me ajudasse... só em partes,,,

3) Um corpo de massa 1,2 kg, preso por um fio de comprimento 2,0m a um
ponto fixo, realiza movimento circular uniforme de raio 1,6m. (g=10 m/
s²)

a) Determinar a intensidade da força de tração no fio
R:T=20N

b)Determinar a intensidade da aceleração centripeta do corpo.
R:ac=13,3 m/s²

_______

Deste exercício eu admito que até tentei procurar, mas não consegui
entender absolutamente nada...

4)Dois corpos A e B são encostados um ao outro e abandonados do
repouso sobre um plano inclinado com o qual o atrito é desprezível. O
ângulo do plano inclinado com o horizonte é 0 (aquele 0 com um
tracinho no meio xD). A aceleraçao da gravidade é g. As massas dos
corpos A e B são, respectivamente, iguais a ma e mb,

Determine a intensidade das forças traçadas entre A e B na parede de
contato entre eles.

R: Os corpos A e B não trocam força de contato.

Gostaria de entender o porquê disso.
____

5) Dois corpos A e B, de massas respectivas m e 2m, estão presos um ao
outro por um fio de massa desprezível. Os corpos são abandonados em um
local onde o campo gravitacional vale g, A resistência do ar é
desprezível nas condições de experiência. Determine em função de m e
de g:

a) a aceleração do corpo A
R:g
b) a aceleração do corpo B
R:g
c) a força de tração no fio
R:nula

Também gostaria de entender o porquê disso...

______

Há alguns exercícios que não poderei escrever porque haveria
necessidade de figura, mas de 17 exercícios, consegui fazer em média
uns 8... e foi muito complicado, pois tenho muita dificuldade na
matéria... e estou correndo MUITO atrás... se puderem me ajudar eu
agradeço...

Henrique Braga

to Brasil Ciência
E qualquer coisa, podem add no msn