ESPELHOS

Mah Todeschini

to Brasil Ciência
Bom Dia!!
Gostaria que me ajudassem em 2 exercicios... Mudei de colégio no meio
do ano e não peguei a explicação do professor...estou muito perdida,
não sei nem como aplicar a fórmula. A matéria é OPTICA, espelhos
esféricos. Os exercícios são o seguinte :

(UFRJ) Para evitar acidentes de trânsito, foram instalados espelhos
convexos em alguns cruzamentos. A experiência não foi tão bem-sucedida
porque, como os espelhos convexos fornecem imagens menores, perde*se
completamente a noção de distância. Para perceber esse efeito, suponha
que um objeto linear seja colocado a 30m de um espelho convexo de 12m
de raio de curvatura, perpendicalarmente a seu eixo principal.
a) A que distância do espelho convexo seria vista a imagem desse
objeto?
b) Se substituíssemos o espelho convexo por um espelho plano, a que
distância desse espelho seria vista a imagem daquele objeto?

(UFRJ) Um espelho côncavo de 50cm de raio e um pequeno espelho plano
estão frente a frente. O espelho plano está disposto
perpendicularmente ao eixo principal do côncavo. Raios luminosos
paralelos ao eixo principal são refletidos pelo espelho côncavo; em
seguida, refletem-se também no espelho plano e tornam-se convergentes
num ponto do eixo principal distante 8cm do espelho plano, como mostra
a figura.

( Não sei fazer a figura no pc)

Calcule a distância do espelho plano ao vértice V do espelho côncavo.

...Agradeço! :D
(obs: se possível, quando resolver tentar me explicar tbm :X)