Reciclagem de Lixo

Racabu

Será que alguem poderia me arranjar o máximo de artigos sobre reciclagem
de lixo para que eu possa convencer esse pessoal aqui do meu prédio a
implantar uma coleta seletiva de lixo...
alguns dos problemas que tenho:
1- como coletar o lixo em casa??
2- como fazer com que alguns empregados aprendam esse método??
3- seria melhor pagar um funcionário com o dinheiro da coleta, fazendo
com que ele separe o lixo em um local especial ao invés de os moradores
separarem em sua casa?? Isto é possível?? obs: meu prédio possui um
número de 32 apartamentos com 3 a 4 quartos em casa ap...(se alguem
quiser para contabilidade)

agradeço desde já,
--
racabu
e-mail:rac...@ibm.net

Gerhard Fiedler

On Sun, 01 Mar 1998 18:23:46 -0300, Racabu <rac...@geocities.com>
wrote:

>Será que alguem poderia me arranjar o máximo de artigos sobre reciclagem
>de lixo para que eu possa convencer esse pessoal aqui do meu prédio a
>implantar uma coleta seletiva de lixo...

não posso ajudar com artigos, mas tenho bastante experiência com a
implantação de reciclagem na alemanha.

>1- como coletar o lixo em casa??

a única solução viável são lixeiras separadas. o pessoal demora para
se acostumar... um jeito é de avançar em passos aceitáveis: tipo
começar com papel separado (fácil), adicionar vidros separados (também
não tão complicado), depois aluminio (latas e tal). o lixo orgânico é
o mais complicado,devido à sensibilidade do resultado aos
"ingredientes" -- alguns poucos podem foder completamente com o lixo
orgânico, se puserem outro lixo nele.

>2- como fazer com que alguns empregados aprendam esse método??

não posso ajudar muito nisso - na alemanha não temos empregados
domesticos ;-) um palpite é que a convicção com que o patrão entra
nisso vai se refletir nos empregados.

>3- seria melhor pagar um funcionário com o dinheiro da coleta, fazendo
>com que ele separe o lixo em um local especial ao invés de os moradores
>separarem em sua casa?? Isto é possível??

acho quase impossível. conheço algumas empresas de separação de lixo,
mas todas essas recebem um lixo pré-separado. tipo todo o material
reciclável vem junto (não contém lixo "molhado", isto é, orgânico), e
eles separam vidro, aluminio, papelão, lata, certos plásticos, ...
mas mesmo assim é uma sujeira desgraçada, e precisa um ambiente
dedicado para este trabalho (que lógicamente não vai cheirar bem ;-).
e os moradores não passam a se conscientizar muito: entregam o lixo
como antes, e tem um neguinho que cuida da reciclagem...

boa sorte :-) se quiser conversar mais, pode mandar email também.
acho interessante: os prédios e condomínios aqui no brasil são uma
possibilidade boa de tomar umas iniciativas independentes da relativa
inércia (nesses assuntos) do governo. outro exemplo: tem sol
suficiente para todo prédio ter agua quente solar. a quantidade de
moradores num prédio (e o fato de que normalmente já tem o segundo
sistema de abastecimento para água quente, mesmo sem função muitas
vezes :-) faz o investimento viável.

ge

--------
Please remove the word REMOVE from my email address to reply.

aninhapeda...@gmail.com

Em domingo, 1 de março de 1998 05h00min00s UTC-3, Racabu escreveu:
> [...]
> separarem em sua casa?? Isto é possível?? obs: meu prédio possui um
> número de 32 apartamentos com 3 a 4 quartos em casa ap...(se alguem

Olha eu comprei um livro excelente que custa apenas 34,90 e da excelentes dicas e idéias de como reciclar. É simplesmente sensacional!!!

Espero ter ajudado

Segue link: http://hotmart.net.br/show.html?a=f776362A

grilo

Lixo organico num va so qualquer+um punhado de terra+sementes de
frutas,legumes q/sobrem revirar esperar.
Sorte