Problema no eixo X

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Estou com um problema no eixo X. O motor só gira para um lado, independente do lado que eu mande girar.

Os endstops estão ligados, chequei continuidade do pino do microcontrolador até o pino Dir do driver, troquei drivers de lugar. Nada funciona.

Se eu coloco o motor do eixo X no conector do eixo Y e mando o eixo Y mexer, funciona normal.

Alguma ideia do que pode ser? Estou usando Repetier host e firmware.

José Luis

to bote...@googlegroups.com
Tu disse que:
+ Trocou o motor de eixo;
+ Checou a continuidade do pino do processador ateh o pololu;

Fico com as seguintes duvidas e hipoteses:
+ Trocou o driver no mesmo eixo?

Acho que tb ser:
+ Firmware;
+ Pino do processador***;

*** : verifica se ao mandar trocar o lado, o pino DIR do processador muda de estado...

--
Para acessar a lista: http://grupo.boteco3d.com.br
Para acessar o forum: http://forum.boteco3d.com.br

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Dei uma dormida e vou aproveitar o feriado pra mexer com a impressora.

Chequei hoje que o pino não muda de estado, o que me leva a crer que o problema seja ou no firmware ou no microcontrolador.
Acho que vou mudar no pins.h o Dir do eixo X para um dos pinos livres e ver se ele muda de estado. Se mudar, provavelmente o pino do Dir está zoado.

Caso não seja esse o problema, eu não sei o que no firmware pode estar causando.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
OK, troquei no pins.h o pino X Dir com o pino Y Dir. O X Dir no pino que seria o do Y funciona, e o Y no pino do X não.

O problema então deve ser o microcontrolador ou a placa. Vou procurar o problema focando nesses dois casos.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Coloquei o microcontrolador numa protoboard e coloquei o X dir e o Y dir pra piscar leds. Só o Y dir piscou.

Problema no MCU mesmo, vou comprar um novo e adaptar esse pra outro pino enquanto o novo não chega.

Obrigado.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Modifiquei, testei e está funcionando. Uma foto pra ilustrar o que eu fiz:
http://lzzbr.com/temp/DSC08871.JPG

José Luis

to bote...@googlegroups.com
Suspeitei desde o principio! ;-)
Bela gambiarra.. ficou bem limpa e nao danificou a placa..
Fica o bom exemplo para outros...

Acho que vale uma documentada no caso, lah no forum...
Certamente mais gente vai passar por isso, o Andre' B. foi um que teve problema com pino queimado no Atmega, mas no caso dele foram os pinos analogicos dos termistores que queimaram, e como na Gen7 nao tem pino analogico sobrando, pra fazer uma gambiarra seria necessario cortar trilhas da placa e ele optou pela troca do atmega...

Boa sorte nos proximos capitulos...

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Ah, cara. Parece que esse microcontrolador que me enviaram tá todo destruido. Eu já suspeitei antes, mas agora confirmei. Os pinos dos endstops também tão zoados.

Agora pra comprar outro MCU, ou pago 40 reais num 644p no Brasil ou 40 reais num 1284p pelo ebay e espero mais dois meses.

José Luis

to bote...@googlegroups.com
Jah olhou na futurlec.com?

De repente eh mais negocio comprar com eles mais quantidade pelo mesmo preço...

Laercio Motta

to boteco3d
Te vendo um 1284p por 40,00 com o Bootloader/Firmware gravado já..
Qq coisa inbox.. :P
══════════════════════════════════════════════
Laercio da Silva Motta
║----------------------------------------------
Blog: http://www.laerciomotta.com/
Twitter: http://twitter.com/#!/laerciomasala
Skype: laerciomasala
║ Chave PGP: http://bit.ly/kXS6ga
╚═v1.0═╝

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Já comprou algo lá? Se sim, quanto tempo demorou pra entregar?

Laercio, você é daqui de São Paulo? Se sim, essa oferta pode ser interessante.

De qualquer jeito, consegui fazer os endstops funcionarem remapeando os pinos pra pinos livres e ligando numa plaquinha externa.
Depois eu documento isso direito.

Laercio Motta

to bote...@googlegroups.com

Sou do Paraná ...
Nada que um PAC ou Sedex não resolva ... =]

Gilson Beckman

to bote...@googlegroups.com
Olá ADriano,
um amigo meu Diego medeiros (da brbot.com.br) passou por algo parecido.

O problema estava nos FUSEs do arduino (boards.txt dentro da pasta arduino/hardware), parece que um pino ficava sempre "enable" e com isso nao conseguia alterar o "direction" do pololu. Para reprogramar o fuse tem que ser via ICSP. Eu vou pedir para ele te mandar msg com mais detalhes.
Da uma pesquisada nisso, acho que tem info no wiki.

QQ te ajudo em outras pesquisas, mas agora estou sem tempo de procurar.

Abs.

Lord Blackmore

to bote...@googlegroups.com
Adriano,

Eu tive um problema semelhante com este bixo, o pino de direção não acionava.
Imagino que devido ao fato dele ser picoPower, enquanto tiver energia acima de 1,8v em seus terminais ele ainda estará funcionando. Depois de fazer vários testes eu desisti e procurei para comprar outro e deixei a placa totalmente desligada por uns 2 dias, e para minha surpresa quando eu a religuei tudo funcionou perfeitamente.
Já experimentou fazer isso?

abraço!

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Gilson, eu duvido muito que o problema sejam os fuses. Pelo que eu chequei, apenas os fuses de SPI programming, JTAG e bootloader devem estar ativados. Mais tarde eu leio os fuses do meu microcontrolador pra ver quais estão setados.

Blackmore, não entendi muito bem o que aconteceu ai. Seria pra eu deixar a placa desligada por 2 dias e tentar de novo? Os capacitores descarregariam rapidamente em alguns segundos ou minutos apenas com os resistores presentes na placa. Além disso, um reset já deveria fazer o microcontrolador operar corretamente.
Para participar deste grupo: mailto:botec...@googlegroups.com

Lord Blackmore

to bote...@googlegroups.com
[...]

Adriano, é estranho mas foi o que funcionou comigo ... depois de uns 2 dias desligado voltou a funcionar direitinho, e em meu caso mesmo resetando ele não voltou a funcionar ... nem regravando firmware ... só mesmo quando eu o tirei da placa e ficou fora d placa por este período ... não é nada comum mas foi a única coisa que fiz ao verificar que não funcionava ... retirei o micro, deixei fora por uns 2 dias ... mas bem. boa sorte!

Airton Gaidys

to bote...@googlegroups.com

Isto ta cheirando a solda fria

Não foram os 2 dias e sim alguma oxidação/umidade na solda fria

De um HotAir na placa inteira que deve sumir o problema

AG

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Não é. Eu refiz as soldas e mesmo assim nada.

A ideia dos fuses do Gilson me fez ficar com a pulga na orelha e fui investigar o porquê do JTAG estar habilitado nos fuses do próprio bootloador do Sanguinololu e se isso poderia causar o problema.
Na datasheet diz que todos os 4 pinos da JTAG são ligados com pullup se a JTAG estiver habilitada. Além disso, bate exatamente nesses 4 pinos que deram problema.

Resultado: 99.100% de certeza que é o JTAG. Regravarei os fuses aqui para tirar o JTAG e testar, dai comento mais tarde.

Gilson Beckman

to bote...@googlegroups.com
    Adriano, conversei com o Diego novamente, ele disse isso mesmo, tem que desativar o JTAG. Se tiver algum problema para fazer isso, me avise que lhe envio mais detalhes.

    Acho que a solucao é por ai mesmo.

Lord Blackmore

to bote...@googlegroups.com
meu caso não foi solda fria, oxidação ou umidade ... o microcontrolador também não funcionou na protoboard em um primeiro momento.

Lord Blackmore

to bote...@googlegroups.com
Opa !! uma luz !!  vou acompanhando ....

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Bingo!

Funcionando normal, pelo menos pros endstops. Vou arrumar agora pro X Dir e testar.

Pra deixar bem claro se alguém tiver esse problema: os fuses do JTAG devem estar desgravados. No meu caso os fuses ficaram: L:0xFF, H:0xDA, E:0xFF.

Muito obrigado pela dica, Gilson. Já ia (e ainda vou) comprar uns microcontroladores reserva.

Gilson Beckman

to bote...@googlegroups.com
    Putz, nao sabe como estou feliz em ter ajudado!!!!!!!!!!!!!! :D
    Temos que agradecer ao Diego da brbot.com.br!

    quero ver imprimir agora!! kkk

    Abracs.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Pra não criar outro tópico a toa, vou continuar usando esse para meus "probleminhas", hehe.

Estou tendo problemas com deslocamento de camadas no eixo X e Y. Os deslocamentos são aleatórios e grandes. Eu tenho 80% de certeza que são meus drivers, mas mesmo assim vou comentar tudo aqui antes de tomar qualquer atitude (comprar drivers novos sai muito caro ;-;).

Problemas já descartados:

1. Polias deslizando sobre o eixo do motor.
Minhas polias estão bem presas. Antes de montar a impressora eu já havia lixado uma parte reta do eixo dos motores para poder prender as polias. Pensei em talvez ter alguma folga entre a parte reta e o parafuso, mas descartei isso também. Os erros são muito grandes e a folga que poderia ter nesse espaço não seria nem de perto o tamanho dos erros.

2. Correias pouco ou muito tensionadas.
Já fiz vários testes com as correias bem tensionadas, mal tensionadas, tensionadas de tudo que é forma. Sempre dá o problema.

Alguns testes que já fiz:

1. Diminui microstepping. Eu quase me matei pelos ouvidos pra tentar rodar a impressora em fullstep apenas pra testar (não dá pra usar uma impressora assim). Mesmo problema.

2. Diminui velocidades, acelerações e jerk. Deu problema até com 20mm/s. Sério, era um tédio ver aquilo imprimindo. Diminuir a velocidade parece ter dado uma melhora, mas pouco significativa.

3. Aumentar a corrente. Esse aqui é o problema. Os chineses me mandaram outro stepper driver, diferente do que eu pedi. É um StepStick com A4983 com sense resistor de 0.2ohm. O limite dele devia ser em torno de 1.1A, mas pra melhorar, ele não passa de 950mA. Eles devem ter colocado um trimpot diferente do original e a tensão não chega aos 1.7V, para em 1.5~1.55V. Além disso meus motores são especificados pra 1.7A.

Eu então pretendia modificar os sense resistors pra aumentar a corrente, mas como são A4983, tenho medo de acabar queimando-os por sobreaquecimento.

Essa foi a melhor peça que consegui até agora:
http://lzzbr.com/temp/20130602_214047-234128295.jpg
http://www.thingiverse.com/thing:24238

Ignorando os outros problemas, dá pra ver perfeitamente o deslocamento.
Vou gravar um vídeo mais tarde de uma impressão pra mostrar como o deslocamento acontece.

Alguém do centro de São Paulo não poderia me emprestar dois stepper drivers que aguentem mais corrente só pra eu testar se é isso mesmo e comprar os drivers novos com a mente tranquila?

Luís Andrade

to boteco3d
Eu diria que o problema são os drivers mesmo.
Como eles estão praticamente no máximo, verificou se eles não estão esquentando?
Tenta colocar um fan soprando neles pra ver se ajuda.

Seria o ideal se alguém te emprestasse 2 drivers pra testar.

2013/6/4 Adriano Zenzen <gele...@gmail.com>

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Eles não chegam a esquentar demais. Até porque se o fizessem, queimariam.

O A4983 não tem proteção térmica. Ai está meu medo em modificá-los pra aumentar a corrente um pouco.

Valter F.C.

to bote...@googlegroups.com
Onde você comprou eles, já para a gente não ser enganado também (se puder, manda o link também). :)

Att,

Valter F.C.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Comprei no eBay. Como faz mais de 4 meses que comprei (sim, demorou 4 meses pra chegar) não tenho mais o vendedor na lista.

É só comprar de fontes confiáveis. Provavelmente comprarei outros direto da Pololu ou de alguma outra loja confiável do eBay.

Laercio Motta

to boteco3d
Da pra puxar a listagem no ebay..
Só procurar a opção "archived"..
E selecionar acima de 2 years..
Boa :P

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Bem, acho que foi um tal de "tenovo" alguma coisa. Os drivers eram de 1A, mas eu tenho capacidade de modificar os resistores de sense pra aumentar o limite.

O problema é que eu comprei A4988 e ele mandou A4983, que não tem proteção térmica. Dai fica o medo, caso eu aumente o limite, que acabe queimando por esquentarem demais, já que os StepSticks não dissipam tão bem quanto os Pololus.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Sempre li que o A4983 não tinha thermal shutdown, mas fiquei curioso e fui ler a descrição no site do fabricante e diz que tem.

Torna-se possível então o problema de ele estar desligando temporariamente. Vou colocar dissipadores e ventilação forçada neles. O sintoma realmente parece de thermal shutdown, já que perdia vários passo de uma vez, chegando a mais de 5mm em uma perda.

Se isso funcionar, ou a impressora funcionará normal ou perderá passos. Se perder passos devem ser camadas desalinhadas por muito pouco, tipo 1~2mm.

Seria isso mesmo?

Marcelo ( www.sethi3d.com.br )

to bote...@googlegroups.com
Adriano,

Conhece nossos drivers nacionais? São melhores que os Pololus... compatível pino a pino, melhor performance térmica, proteção contra inversão de polaridade. (E com garantia no Br!)

Veja os testes que fizemos em nosso blog... comparamos o SethiDriver com o Pololu e com o Stepstick da Dx.

www.sethi.com.br/blog/sethidriver

Para o pessoal da lista tem 10% de desconto sobre o preço da loja para pagamento com deposito bancário.

abs,
Marcelo
-----------
www.sethi3d.com.br

Marcelo ( www.sethi3d.com.br )

to bote...@googlegroups.com
Esqueci de dizer...

Muitos amigos desta lista e da outra lista usam...

abs
Marcelo

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Marcelo, conheço sim.

Eu estava pensando em comprar drivers com o DRV8825, mas ainda não decedi nada.

Adriano Zenzen

to bote...@googlegroups.com
Meu irmão comprou os DRV8825 pra mim. Fui testar e ainda tenho problemas.

Consegui fazer duas impressões bem melhores, indicando que pelo menos boa parte do problema se tratava da falta de corrente. Mas mesmo com correntes próximas da indicada do motor e resfriamento dos drivers, ainda há pequenas perdas de passo.

Essa imagem dá uma ideia: http://lzzbr.com/temp/20130605_222409.jpg

O que achei engraçado é que mesmo trabalhando uns 200~500mA abaixo da corrente indicada, os motores permaneceram apenas mornos durante a impressão inteira (uns 40~50 minutos). Achava que trabalhando perto da corrente indicada eles deveriam esquentar muito. Será que daria pra tentar aumentar a corrente ainda mais?

José Luis

to bote...@googlegroups.com
Cara, falta de corrente e excesso de temperatura sao 2 dos fatores que fazem o stepper perder passo..

Como teus motores nao estao esquentando muito, acredito que tu possa aumentar um pouco a corrente sim, e ver se vai parar de perder passo.

to Boteco3D, wallace...@gmail.com, gele...@gmail.com, wallace...@gmail.com
É comigo?? Fazia algum tempo que não vinha até aqui nesse grupo ehhehehe
Vi por acaso a mensagem, na verdade eu aprovei a mensagem aqui..
De qualquer forma, respondendo sua pergunta, não conheço ninguem no Rio
Mas adianto que no meu caso, foi aumentar quase que nada a amperagem do Pololu..

Wallace Ugulino

to laerciomasala, Boteco3D, gele...@gmail.com
Se alguém no RJ quiser fazer uma consultoria…

Valeu!

--
Ugulino
Apple Distinguished Educator

Wearable Computing Researcher (UFRJ postdoc fellow)
+55 (21) 987 101 505 (Brazil)