Solvente para PLA

Pedro Henrique

to repr...@googlegroups.com, bote...@googlegroups.com

Existe algum tipo de solvente que funcione no PLA assim como a acetona para o ABS, a ponto de alisar a peça ?

Alguém já fez testes consideráveis satisfatórios com esse tipo de trabalho no PLA ?

http://blog.reprap.org/2013/02/vapor-treating-abs-rp-parts.html

PEDRO H. QUAGLIO

phq...@terra.com.br

(16) 8821-1910 / 3975-6027

muringa182

to bote...@googlegroups.com, repr...@googlegroups.com
NaOH - (hidróxido de sódio)

No 3D Refiler eles usam uma mistura de hidroxido de sódio, água e mais um terceiro composto que eu não me lembro agora.

Se deixar na soda com temperatura alta ele derrete rapidinho...

=]

Ricardo de Sena

to bote...@googlegroups.com
Soda caustica?

--
Para acessar a lista: http://grupo.boteco3d.com.br
Para acessar o forum: http://forum.boteco3d.com.br

--
Ricardo de Sena

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com, bote...@googlegroups.com
A resposta completa segue:

MEK pra amolecer e uma mistura entre methanol and lye (esse ultimo não sei o que é, vejam no link a descrição) pra dar acabamento. ** Lembrando que eles dissolvem na água, se for usar puro ou vapor a coisa deve ser diferente...

Aqui está o link com o produto que faz esse tratamento:

No FAQ perguntam se funciona com PLA, aí esta a resposta....

=]

Alex Borro

to bote...@googlegroups.com

Sim, NaOH é soda cáustica... extremamente perigoso...

Ela é corrosiva e penetrante... uma vez q cai na pele, ela penetra e vai queimando... é muito difícil remove-la lavando..

Se espirrar no olho é quase cegueira na certa..

Muito cuidado se for utiliza-la.

Pedro Henrique

to bote...@googlegroups.com

Creio que a agua oxigenada dê um stop na ação da soda.

PEDRO H. QUAGLIO

phq...@terra.com.br

(16) 8821-1910 / 3975-6027

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com, bote...@googlegroups.com, phq...@terra.com.br
Tá barato : http://www.imperiodobanho.com.br/soda-caustica-em-escamas-99-1kg-p1817

Agora muito cuidado ao manusear se pegar na vista já era.

Altamente corrosivo a pele.

William Lima

to repr...@googlegroups.com, bote...@googlegroups.com, phq...@terra.com.br
Ideal mesmo seria um recipiente de vidro! Sei por experiencia própria!

Leonardo Cesar

to repr...@googlegroups.com, bote...@googlegroups.com, phq...@terra.com.br
eu não tenho muita pratica em quimica, mas conheço bem a teoria e agora vi os topicos falando da soda caustica...
isso me deu uma ideia, se pegar aluminio agua e soda caustica a reação sera a seguinte: 2 Al + 2 NaOH + 6 H2O --> 2 NaAl(OH)4 + 3 H2
o resultado (que sera hidrogenio + aluminato de sodio),acho que pode alisar a estrutura do PLA, mas vale a pena testar com abs tambem... oque vocês acham?
sera que a substancia e fraca de mais para alterar o pla/ abs?

Renato Dutra Pereira

to boteco3d

Pó de alumínio e soda, juntos?
No papel é uma coisa.
Na prática esse gás hidrogênio borbulha, forma espuma.
H2 é muito inflamável!
Não se esqueçam do dirigível Hindenburg!

E como o colega lembrou ácidos fortes e álcalis fortes nunca "tomam banho" ! A dissolução  exotérmica gera vapor de água que faz o restante da água ainda líquida respingar.

Abraço,

Renato
Rio Grande - RS

--
[...]
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Boteco3D" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para boteco3d+u...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para bote...@googlegroups.com.

Roberto Santos Reis

to bote...@googlegroups.com, renatodut...@gmail.com
Galera, post antigo, mas não vi ninguém comentar o necessário e muita gente novata tenta fazer o que tem aqui.

1 - Se for trabalhar com ácido, faça em local aberto e ventilado.
2 - Utilizem material de EPI. Usem luva,máscara e óculos de proteção.
3 - Já fiz diversos trabalhos com ácidos e todos eles tem suas bases. Os mais comuns usam bicarbonato de sódio como base, mas caso seja um tipo diferente, tenham ao lado sua respectiva base para o caso de acidentes.
4 - Não façam se tiver crianças por perto. Inevitavelmente elas vão chegar até você para dar um abraço e podem derrubar ácido e causar acidentes.
5 - Todo cuidado é pouco.
6 - Veja as instruções de diluição para não criar uma reação não controlada.
7 - verifiquem o material que pode ser usado com o ácido.

Abraços