imprimindo com nylon

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
ja tinha visto este fio se maquina de cortar grama nas lojas varias vezes mais pélo que sabia nao dava certo
hoje tentei .
nao e que ficou uma maravilha  mas ate que deu  relativamente certo
e com a temperatura perto de 220 c

Renato Dutra Pereira

to boteco3d

Ficou com o jeitão que as minhas peças ficam quando uso temperatura menor que a necessária.
Renato.
Rio Grande - RS

--
Para acessar a lista: http://grupo.boteco3d.com.br
Para acessar o forum: http://forum.boteco3d.com.br

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
E vou tentar com outra temp.
Percebi isso tambem
Vou por o link do video perai

Pedro Henrique

to bote...@googlegroups.com

Aqui não abre a imagem.

PEDRO H. QUAGLIO

phq...@terra.com.br

(16) 8821-1910 / 3975-6027

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com

Gostei, eu vendo a cortadora de grama e o fio, www.terratronic.com.br kkkkkkk

Foi o primeiro material que usei, muito bom para peças flexível, imprimi a 245 graus na época e ficou bom, uso deves em quando, acho ótimo material.

Renato Parisotto.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Ja to subindo a imagem e o video de novo
Vi ums de outras cores agora que nao explodiu nada vou tentar com as outras cores.
E elevar mais a temp.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
http://db.tt/c47Wz7f4
Ve se este aqui abre a internet aqui ta daquele jeito

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com
Ficou quase legal, vai mais umas tentativas mudando a temperatura que fica
bom.
Ficou muito legal para a primeira tentativa, PARABÉNS, é difícil mesmo com
esse material.
Renato Parisotto.

to boteco3d
Cara, diz a lenda que esses nylon de cortador de grama são um perigo.
Os aditivos colocados nesse treco liberam gases tóxicos, como por exemplo, fibra de vidro.

Eu tenho o nylon do cortador de grama aqui (que uso pra cortar grama mesmo huahau) e o nylon de imprimir, do Taulman.
Eles são bem diferentes. O do cortador de grama é mais quebradiço e rígido. O taulman é bem mais maleável, dá realmente a impressão de ser mais puro.

Eu, se fosse você, desencanava desse cortador de grama.
Além disso, o acabamento parece que ficou bem ruim.
O nylon do taulman fica perfeito.

2013/7/10 Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com>
http://db.tt/c47Wz7f4
Ve se este aqui abre a internet aqui ta daquele jeito

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Foi so um teste tava curioso tinha que testar onde acho este outro nylon , o acabamento ficou asim porque foi a primeira peça tem que acertar a temperatura. Nao tem cheiro algum sei que isso nao quer dizer que nao e tóxico "mas tudo que e bom ou mata ou engorda"rrrrrr

Marcio Granzotto

to bote...@googlegroups.com
o difícil é achar esse nylon aqui no Brasil né ):

Luís Andrade

to bote...@googlegroups.com
Ah, todo mundo tem cartão de credito internacional hoje em dia hauahaua.

O meu comprei no voxelfactory.com
Talvez valha a pena prai tambem ao invés do taulman direto.

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Fááá la Serjão!! Esse é seu casemod, lindão heim!!!

Voltando pro Nylon, voce usou Nylon da Ekilon? Eu usei esse é foi muito bom 100% poliamida!
Gostei tanto que comprei 1KG, paguei caro R$50 mas o materil é fantástico. imprime bem à 255 pra cima.

Abração!

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Em 10 de julho de 2013 22:32, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:
[...]

Igor Jocionis

to bote...@googlegroups.com

Aqui fala que o nylon libera HCN
e aqui fala o que HCN faz com sua saúde
http://www.infoescola.com/quimica/acido-cianidrico/
Eu não arriscaria pois fico ao lado da impressora o dia todo e em casa as vezes coloco no meu quarto, não arrisco mesmo...

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
300 graus. That's ok

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

360.gif

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Certo Thiago
Nao lembro a marca mais vou tentar aquecer mais um pouco no final de semana que d pra fazer de dia e abrir as janelas ja que dizemm que e mortal. Apesar de ser so acima de 300 C como ele ja extruda a 220C acho que nao vou precisar chegar a 300 . TrBalho com equipzmentos para indústria e ja fui fm varias que tem extrusoras enormes e trabalhao com nylon e ninguem sequer usa mascara.
Sei la ne .
Quando for em outra vou perguntar pra eles.

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com

Não sei o nylon que vcs usam o meu funciona bem e é chinês, essa de fibra de vidro é nova, pode ser boa para o meu ramo, aonde encontro para cortadora de grama.

A minha impressora quero no quintal de casa, o cheiro mesmo do ABS me incomoda, estou atrás de um wifi via 232 para adaptar, já achei um mas é lentooooooo pacas, só 19200 kbps.

Renato Parisotto.

to bote...@googlegroups.com
E achei estranho a fibra de vidro evapora com 250, e meio esquisito trabalhei em uma ponte rolante a pouco tempo na heleman ( fabrica de enforca gatos) e tava em cima de umas 50 extrusoras de nylon la e chato a segurança e ninguém usa mascaras nao tem nenhum ezaustor e la em cima onde o vapor vai . Onde eu estavz nao tinha nenhum cheiro. Sei la ne.

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Legal essas infos aí! Porque já queimei uns 300g de Nylon e estava preocupado com os 1Kg que ainda vou queimar! :-)

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Em 10 de julho de 2013 23:21, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:
[...]

José Luis

to bote...@googlegroups.com
Renato, tu pode dar uma olhada nos 24L01 que sao wifi de 2,4ghz.. dah pra fazer um link com eles.
Tem na DX e na GLB.
Acho que aqui no BR vi na Tato.ind.br.

Outra opçao a avaliar eh usar uma rede RS485 pra comunicar por fio com a impressora, esse padrao atinge ateh 1200m de distancia com cabo 2 vias + malha.
Na ponta do PC vai um adaptador USBxRS485 e na outra ponta um RS485xRS232 ou ttl e jah era...

Soh nao esquece de fazer um telhadinho sobre a impressora pro caso de chover.. hehehehe

OBS: Uso com frequencia um adaptador USBxRS485 da Comm5, muito bom!

image001.gif

Alexandre Guimarães

to bote...@googlegroups.com
Considerando a atenção que fábricas dão a segurança de funcionários no
Brasil... não é estranho. É normal.

Lembrando que esses níveis de toxidade mostram resultados depois de
anos, quando o cara nem está mais trabalhando lá.

Tem um monte de faxineiras que se penduram pra fora do prédio pra
lavar a janela do patrão e isso não significa que seja seguro.

Mais um monte de gente que fuma e nunca morreu.

Todo mundo aqui tem acesso a quanta informação precisa, é só gastar 5
minutos pesquisando que vai encontrar.

Na outra lista cansei de mandar links - alguns acadêmicos inclusive -
sobre liberação de gases tóxicos nesses testes de impressão. Só que é
aquilo...se não foi fulano que disse, ou se ninguém morreu ainda por
causa disso, os testes são estimulados.

Eu não recomendo.

Ninguém aqui tem laboratório de análise pra afirmar segurança sobre
nada, e nariz não é - e nunca será - sensor pra essas coisas.

Nylon de cortador de grama libera HCN. Já está mais que comprovado.
Quer imprimir com nylon, acho ótimo, mas compre o material correto.

Eu gosto muito da comparação com o fumo. Respirar esses gases está
como para um fumante passivo.

Hoje não tem problemas, mas o amanhã...

[]os

Alexandre
http://rpgista.com.br

Em 10/07/2013, às 23:21, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:

> E achei estranho a fibra de vidro evapora com 250, e meio esquisito trabalhei em uma ponte rolante a pouco tempo na heleman ( fabrica de enforca gatos) e tava em cima de umas 50 extrusoras de nylon la e chato a segurança e ninguém usa mascaras nao tem nenhum ezaustor e la em cima onde o vapor vai . Onde eu estavz nao tinha nenhum cheiro. Sei la ne.

Valter F.C.

to bote...@googlegroups.com
Alexandre, eu tenho tanta preocupação com isso, que comprei um destes sensores de gases/fumaça:
http://playground.arduino.cc/Main/MQGasSensors

Tem no dx e aliexpress
http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=MQ+sensor&catId=0&initiative_id=SB_20130711050443
http://dx.com/s/MQ+sensor

Pretendo fazer um exaustor para enviar esses gases para fora do meu apartamento. Não sei se resolve alguma coisa, mas pelo menos posso controlar o nível dentro do cômodo e providenciar alguma ventilação. E também vou utilizar apenas para ABS, que sabemos que também emite gases durante o derretimento e existem discussões na internet sobre isso.

:-)

Att,

Valter F.C.

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
O Nylon de cortador de grama é barato, não é mercado. Ou seja, não é negócio.
Muita gente vai ficar contra, mas que funciona, funciona e não é mais tóxico que nossa vida urbana.
Como diria o profeta: "Viver dá câncer". :-p

Sugiro ler este post para colocar um pouco de luz nesse assunto:

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com
É só colocar a impressora em local arejado e usar mascara contra gás, se a
toxidade só acontece quando imprime, acho que esses métodos resolvem.
Quanto o nível de toxidade acho baixo pelo volume, se fosse assim ninguém
pintaria a casa, o nível de toxidade é bem mais alto, sendo que já é
indicado no próprio galão de tinta sua toxidade por lei.
Pelo que sei existe uma exposição máxima para qualquer toxidade, qual é a do
nylon?
Eu não sei, só sei que aqui em São Paulo só o fato de respirar vc já está
sendo intoxicado.
Aqui é uma cidade maravilhosa, é o único lugar que se consegue enxergar o ar
que se respira.
Eu acho esse assunto polemico, o ideal é ver o limite aceitável para não ser
prejudicial a saúde.
Uma coisa que não é prejudicial já mata, a agua.
Renato Parisotto.

to bote...@googlegroups.com
Não podemos nos esquecer que a uns 10-15 anos atrás, o jato-de-areia não era prejudicial a saúde...
;-)

Att,

Valter F.C.

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com

Fiz uma pequena pesquisa e descobri que tudo isso possui HCN em sua composição então não coma mandioca (aipim), maçã, maracujá, feijão, soja e uma infinidade de grãos, principalmente grãos.

Se isso é real, coisa que é, não vejo problema de se usar nylon para fazer peças, se o HCN é tão prejudicial ninguém no mundo viveria, pois não teria comida.

Renato Parisotto.

Valter F.C.

to bote...@googlegroups.com
Não discordo totalmente, mas há um detalhe: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.
Mal não faz um pouco de cuidado...

;-)

Att,

Valter F.C.

fernandofei

to bote...@googlegroups.com

Resumiu exatamente o que eu acho: "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose."

Att,

Valter F.C.

Para participar deste grupo: mailto:botec...@googlegroups.com

---
[...]

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
O nylon que vendw pra impressora tem outra composicao? E mesmo assim e nylon?
Ou porque e vendido pra este fim e e mais caro pode ? Alguem sabe a composicao dele?

Marcio Granzotto

to bote...@googlegroups.com

Muito bom aquele artigo no instructables. Pra que não leu, a concentração letal de HCN é de mais de 30 partes por milhão.

O máximo ainda considerado seguro é de 4,7ppm. Fazendo o teste com nylon de maquina de cortar grama, chegou num maximo de 0,1ppm em condições normais de impressão e 1ppm colocando uma caixa em volta da impressora e aumentando muito a temperatura.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Voce ja fez o teste com o nylon mega plus que vendem se e memos toxico .

Luís Andrade

to boteco3d
O marketing tá aqui: http://www.taulman3d.com/

Teoricamente, ele tem outra composição sim.
Tanto é que tem 2 tipos, com características distintas.

2013/7/11 Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com>
O nylon que vendw pra impressora tem outra composicao? E mesmo assim e nylon?
Ou porque e vendido pra este fim e e mais caro pode ? Alguem sabe a composicao dele?

Marcio Granzotto

to bote...@googlegroups.com
Pelo teste ali que postaram, ambos os nylons do taulman não possuem nada de HCN, nem nenhum ABS testado (incluindo uns da china)

Alexandre Guimarães

to bote...@googlegroups.com

Não.

A SEMENTE da maça tem HCN.
A mandioca/aipim deve ser DESCASCADA e COZIDA para ser ingerida.

Vai lá... come 1 quilo de semente de maça ou de mandioca crua e com casca pra ver o que te acontece...

Galera, as vezes confundimos as coisas. Não é porque vc não cai duro no chão ao manipular algo que ele não seja toxico. E não é porque todos vamos morrer um dia que devemos acelerar o processo, né?

Obviamente, há quem se lixe pra isso... mas cuidado com as afirmações de que certos itens são seguros, pois  não são. E acho que é para o bem dos incautos, que não querem acelerar o processo, que devemos deixar as coisas bem claras.

Eu ficaria muito puto se imprimisse com nylon e depois decobrisse que é toxico. MUITO puto.

O risco é ficar dando aval furado pra coisas e acabar taxado, como acontece as vezes no meio reprap.

[]s
Alexandre

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com

O diesel nacional tem enxofre, só de ficar perto de um escapamento vai ficar intoxicado, tirando os metais pesados como chumbo, se comparar o HCN liberado na extrusão do nylon com a poluição do diesel é a mesma coisa que comparar  um copo de suco de laranja ( nylon ) com um copo de veneno ( diesel ).

Concordo com vc que no caso nylon pode se escolher respirar ou não, mas no caso do diesel não tem o que fazer, vai respirar mesmo e não tem jeito.

Acho melhor indicar o nylon para impressão em lugar arejado, quem optar pode escolher entre nylon, abs, ou pla, tomando muito cuidado com suas respectivas propriedades de impressão e no manuseio.

Agora fiquei intrigado, vi que a mandioca tem que ser cosida para eliminar o HCN, e como fica a farinha de mandioca crua, os índios brasileiros consomem a milênios, é para se pensar?

Renato Parisotto.

Valter F.C.

to bote...@googlegroups.com

Só um detalhe: não é a mandioca, mas a casca q é perigosa, e depende do tipo, pq tem uma q é extremamente venenosa.
Mas acho q já podemos deixar os alimentos de lado...
Acho q esse tema gera muita discussão; e tb acho q não devemos ver tabelas dos gringos, pq nossos produtos são diferentes...
;-)

Att.

Valter F.C. (via Android)

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Se p nylon deles nao e perigoso como posso saber se o nosso e qual a especificação ou so eles conseguem fazer . Tem uns" duzentos" fabricantes diferentes como saber se nao tem mais algum que nao e toxico ou so os super americanos que sabem fazer .este tipo?

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
E como saber se o abs aqui nao mata tambem?

Luís Andrade

to bote...@googlegroups.com
Sérgio, eu não estou tentando convencer ninguém. Só estou apontando as informações que eu tinha. Cada um faz o que quiser com ela.

O nylon dos caras teoricamente foi testado e concebido para impressão.
Os outros duzentos não.

Claro que pode ter outro que faz o mesmo serviço, mas você só vai saber se testar um a um. Ou se desencanar e usar junto com a casca da mandioca.
:-)

On Thursday, July 11, 2013, Sergio Luiz Bonini wrote:
[...]

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Entao sei disso agradeço a ajuda e a preocupação. Gostaria dw saber o que procurar na composicao para escolher um produto adequado.inportar da mas tem toda a espera e derrepente a filma resolve tachar ai p preço sabe la pra quanto vai.

Luís Andrade

to bote...@googlegroups.com
Ahhh, ai eu ja não sei.
Acho que os caras não vão liberar a composição não.

Só resta a opção de testar um a um.

Ou ver com os fabricantes nacionais se ninguém tem interesse em fazer nylon tb.
:-)

[...]

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Entao ate onde entendi pode ser que este que usei nem solte o gas da morte . Vou tentar descobrir vou ns loja ele tem os carreteis fechados com o nome do fabricante vou investigar. Assim que tiver resposta aviso.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
E so nao saberem que e pra impressora 3d
Porque ai imflaciona .,e so falar em impressora 3d que ja pensão ( ele e rico posso dobrar o preço) derepente este ate e igual mas como e pra cortar grama sabem se explorAr muito nao vai vender

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com
Na minha opinião, aqui no Brasil todas as empresas que fabricam nylon que
tem o certificado ISSO 9000 não emite o gás da morte (HCN), somente pelo
fato dos trabalhadores estarem trabalhando em local de risco, gerando
salubridade e diminuindo o tempo para aposentadoria, o INSS NUNCA PERMITIRIA
ISSO, então a grosso modo todos os nylons nacionais são indiscutivelmente
seguros.
Só acreditaria que fosse ruim se todas as empresas fossem do governo, veja
os combustíveis todos são ruins, quem regula e ganha com isso GOVERNO.
Aqui no Brasil toda e qualquer empresa que trabalha com produtos químicos é
extremamente fiscalizada.
Renato Parisotto.

to bote...@googlegroups.com
Na boa... acho que ninguem aqui é QUÍMICO, então como somos da área de eletronica, mecanica, TI, devemos aceitar artigos CIENTIFICOS que falam sobre o assunto, ou se alguem for quimico na lista, explique melhor essa parada!!!

Ninguem sabe tudo, cada um tem sua área de atuação. O Igor postou alguns links falando sobre o HCN e tudo mais. Rebateram com um artigo no Instructables, que é praticamente um blog de CURIOSOS, dizendo que não existe este componente, mas tem fotos do equipamento utilizado, qualquer DealExtreme tem aquilo tudo... Se fosse um artigo com experimentos feitos em um laboratorio no minimo certificado, eu aceitaria numa boa.

Este aqui por exemplo, foi exposto em um congresso internacional, dizendo sobre o Nylon e ABS:

E é só procurar no Google sobre o assunto que brotam artigos de todos os cantos.

Tem gente que estuda isso a vida toda, faz mestrado, doutorado, pos-doutorado, possuem artigos cientificos publicados e tudo mais, sendo "desacreditados" por site de curiosos é foda...

Em quarta-feira, 10 de julho de 2013 20h33min21s UTC-3, Sergio Luiz Bonini escreveu:
[...]

fernandofei

to bote...@googlegroups.com
E só para completar... esse artigo foi escrito por quem??? Pela loja que vende o produto, LOGICO que não iriam dar os resultados negativos

--
[...]
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "Boteco3D" dos Grupos do Google.

Para postar neste grupo, envie um e-mail para bote...@googlegroups.com.

--
Fernando Morgado Leitao

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Pessoal, não é bronca não, estamos no Boteco, mas será que agente consegue voltar pro tema do tópico "imprimindo em nylon"?
Falo isso porque tenho interesse na técnica de impressão.

Sergio, você fez mais testes? Quer que eu te mande uns 100g do Nylon que comprei?
É Ekilon Grass 2.4, tentei encontrar o 2.7 mas não achei em lugar nenhum.
Havia testado o 3mm também mas ele entope meu hotend.

Qualquer coisa manda o endereço em pvt.

Abraço!

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

[...]

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Vou tentar este final de semana ,so imprimi aauela peca pra ver se extrusava vou tentar acertar a temperatura ai posto o resultado. Janelas abertas e criança pra fora decasa rrrrrrr.
Pedi pra dona da loja ddaqui ela vsi pedir outras cores vamo ve o qie da.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Renato voce tem ai pra vender que cor?

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com
Só tenho vermelho pois é padrão para minha roçadeira, mas no meu fornecedor
(chinês ) tem varias cores inclusive transparente, vou pedir uma tabela para
ele e posto as cores.
Esse material tem vários tipos de dureza, o que eu uso é o mais maleável,
tem uma durabilidade maior, já imprimi com ele, mas só para peças que exigem
isso, como abraçadeiras.
O bom do nylon é que ele amassa mas não quebra.
Renato Parisotto.

to boteco3d
E não descola camadas de jeito nenhum!
:-)

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Não descola mesmo, tentei descolar puxando com alicate, no way man!

Renato, transparente é legal heim... parece que dá pra tingir com tintura de roupa, será que isso procede para esse Nylon (safado/fajuto) de roçadeira ?

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Alexandre Guimarães

to bote...@googlegroups.com
+1 em tudo isso aí.

[]os

Alexandre
[...]

Alexandre Guimarães

to bote...@googlegroups.com
Finalmente chegamos a algum lugar:

Acho melhor indicar o nylon para impressão em lugar arejado, quem optar pode escolher entre nylon, abs, ou pla, tomando muito cuidado com suas respectivas propriedades de impressão e no manuseio.

Excelente!!! É isso que defendo!

Agora... o final do email é que é absurdo.

Pesquise mais sobre o feitio da farinha, cara. Leia as fontes até o final (a farinha é assada antes do final do processo, pra secar e ser, enfim, farinha). Mesmo assim é lavada pra cacete antes. Anyway... acho que mandioca pode ser considerado assunto passado. Ufa...

[]os

Alexandre

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com

www.dropbox.com/home/nylon/nylon%202

teste se imprecao comecei com 245
fui baixando a temperatura ate ficar boa a peca ficou lida com 206 graus
to fazendo outra inteira com 206 pra ver como fica
mesa 80 com vidro e cola

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com

andrew pires de almeida

to bote...@googlegroups.com

Duvida: o "entortamento" na base não é falta de temperatura na mesa?

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
e to testando outra agora subi pra 100
no abs sempre uso 65 ou 70

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
mais ao contrario que eu li por ai a temperatura do bico  206 ficou bom com 240 ferve e fica com bolhas

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Caramba, e qual a velocidade?

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Luiz Diefenbach

to bote...@googlegroups.com
Qual o procedimento de secagem estao usando?  tanto o ABS e o PLA se beneficiam com a retirada de umidade do filamento, mas no nylon parece que esta mais para requisito para uma boa impressão do que apenas uma leve melhoria.
Ja' ouvi em deixar os filamentos numa lata com uma lampada incandescente quando nao se esta imprimindo para desumidificar bem os filamentos.

Aqui tem algumas infos interessantes:

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
nao fiz nada para secar ele tava aqui a um mes ai coloquei e imprimi

a velocidade ta no anexo
Sem título.jpg

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Olha ae pessoal, algumas impressões em Nylon de roçadeira (os 3 vermelhos).
Até agora só consegui imprimir vasos... rs Meu setup não gosta muito de retract então é só vazo por enquanto! rs
Imagem inline 1

Bico: "Do Renato" - Temp: 250C - Cooler no corpo
Mesa: FITA CREPE no vidro (da mais barata) - Temperatura ambiente
Primeira camada bem lenta 15mm/s

Abs

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

image.png

Luís Andrade

to boteco3d
Opa, eu imprimi o mesmo vaso amarelo com o Nylon 645 do Taulman (transparente). A impressão abortou no meio do caminho por algum problema de comunicação USB, mas acho que dá pra eu tirar umas fotos pra comparar.

A impressão que tenho é que esse seu nylon dá uma aparência muito rústica na peça, áspera.
O Taulman fica bem liso, igual ABS.

Eu mandei um email pro Renato mas ele não respondeu.
Não sei se fui bloqueado ou se ele não teve tempo de responder sobre o bico.
=)

2013/7/15 Thiago Peixoto <thiagop...@gmail.com>
image.png

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Fála Luis!

Verdade, e essa aparência rústica é tipo um tecido ao toque. Ela se deve às bolhas, não fiz nenhum tratamento pra secar ele então vou conviver com elas! rs
O amarelo é PLA, somente os vermelhos são Nylon.

Num futuro ("talvez hipotético" rs) eu faça uma estufa pra secar isso... enquanto isso vai ficar parecendo um tecido mesmo, faz de conta que é de propósito!

Abs

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

image.png

Luís Andrade

to boteco3d
huahuahua
O meu não teve nenhum tipo de tratamento também, fica aqui do lado da impressora junto com a pilha de ABS.
E não tem bolhas.

Num futuro distante talvez eu faça um armário com algumas luzes de 100W pra servir de estufa também.
Mas por enquanto vão continuar aqui no chão mesmo lol.

2013/7/15 Thiago Peixoto <thiagop...@gmail.com>
image.png

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Luizão, não tem comparação né poxa kkkk Eu vi a pesquisa que esses caras fizeram pra chegar nesse nível!
Tinha que ser bom mesmo, e caro consequentemente.

O que agente está tentando aqui é quebrar o galho. Chegar num Taulman da vida, nem pensar!
Gastei R$50 em 1KG desse Nylon vagabundo, pagando caro, então os resultados estão condizentes...

Abração!

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

image.png

Luís Andrade

to boteco3d
Eu sei tio, não estou desmerecendo seu teste não.
Com certeza é bem mais barato que o q seria comprar o Taulman.
;-)

Aliás, R$ 50 em 1kg não é caro não hein.
Não dá pra comprar nenhum outro filamento nesse preço.

Mas estou colocando as características na mesa de ambos, assim podemos comparar.
Quem quiser pagar mais caro pelo Taulman, tem a chance de ver antes.

2013/7/15 Thiago Peixoto <thiagop...@gmail.com>
image.png

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Legal thiago terais alguem tentando
Ficou bom em
O meu eu baixei a temperatura e as bolhas sumirao
Veja nas fotos que postei ai em cima .
Comecei a peca com 240 fui diminuindo no final d peça
Tava a 210 e nao tinha mais bolhas.
Sei la tenta derrepente funciona ai tambem.

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Quando eu abaixo a temp o filamento acaba travando :-(
E aqui parece o contrário, quanto mais baixa a temperatura mais "branco" e com bolhas ele fica...
Vc viw a marca do seu Nylon?

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Nao vi aarca amanha eu vou ver.
So comprei um pedaço vou pwgar mais amanha ele ia vwr se tem outra cor
Voce viu foto da caixa?
O seu ta igual a parte de baixo dela ne?

Arrumei transparente mas so rolo de 3kg ai e muito pra pegar sozinho pra testar 100,% poliamida. 280 .00 reais

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Tipo assim, vou postar mais fotos com link pra ver em alta.
Porras 280 é muito, não!? fica 93 pilas o KG, aí não vale né...

Já envio! abs

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
E vou ver se consigo um desconto a mina falou que ele e bem melhor que o vermelho.

Marcio Granzotto

to bote...@googlegroups.com
Po, seria bom se vocês que tão testando documentassem qual o desempenho de cada marca e tal.
Claro, tempo pra isso que é difícil né hahaha

2013/7/15 Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com>
E vou ver se consigo um desconto a mina falou que ele e bem melhor que o vermelho.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Amanha coloco a marca do meu. Vou comprar mais so tinha comprado 5 mt.

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Boa Marcio!, no final dessa bagunça toda agente faz um post organizado.

Os meus testes estão sendo feitos com Ekilon Grass 2.4mm

Abaixo tem fotos um pouco melhores:
https://www.dropbox.com/sh/f9qa82wybgas3nh/IeQyVaKTZj

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Em 15 de julho de 2013 18:25, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:
Amanha coloco a  marca do meu. Vou comprar mais so tinha comprado 5 mt.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
Ta usando 2.4 no bico de 3mm

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
KKKKK

Sim, pude ouvir vc dizendo isso !! kkk

É o que tem pra hoje.. tentei com o 3mm mas não rolou. Procurei o 2.7 em todo lugar e não achei... foi esse mesmo.
Mas não recomendo, por ser fino ele é muito mole e dá pau toda hora.

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Em 15 de julho de 2013 18:37, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:
Ta usando 2.4 no bico de 3mm

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
To usando de 3mm
Tem aqui de 2.7 .
1.8
Vi um verde de 3mm
Mas era na florenco de abreu aqui ainda nso vi

Luís Andrade

to boteco3d
Single wall, usando a opção Vase do Slic3r.
Camada de 0.25mm e 0.50mm width.

Inline image 2

Inline image 1

2013/7/15 Luís Andrade <lll...@gmail.com>
nylon2.JPG
nylon1.JPG
image.png

Luís Andrade

to boteco3d
Taulman Nylon 645

2013/7/16 Luís Andrade <lll...@gmail.com>
Single wall, usando a opção Vase do Slic3r.
Camada de 0.25mm e 0.50mm width.

image.png

Daniel Rodrigues

to bote...@googlegroups.com
Muito maneiro!

Vlw !

Daniel Rodrigues
image.png

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Massa!

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

image.png

André.B

to bote...@googlegroups.com
Olà
Luis Andrade, so' por curiosidade: a que temperatura tu imprime o nylon e com qual hot end?

Luís Andrade

to boteco3d
JHead Mk V-BV 0.35mm original (hotends.com) a 245C.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
http://db.tt/afKKG6yu
Teste dois
Nylon vermelho cortador de grama. Tirem as criancas da sala.!
Temp. Do bico 209
Temp. Da mesa 85
Muita cola ainda nao consegii a aderencia no vidro mads chego la.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
A noite posto o video ficou muiiiito grande vou ver se edito.

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
Caramba Sergio! Tá ficando bom o negócio!  Parabéns!
A marca do Nylon pelo jeito é segredo de estado né!? kkkkk

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Em 18 de julho de 2013 06:46, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:
A noite posto o video ficou muiiiito grande vou ver se edito.

Alexandre Guimarães

to bote...@googlegroups.com
Uai... entendi que era Taulman. Não é isso?

[]s

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
O Sergio (como eu) está testando Nylon (vagabundo) de cortador de grama.

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com

O nylon de cortador de grama não é tão vagabundo, eu testei o ABS na cortadora de grama e ele quebrou na primeira acelerada, não chegou nem a cortar a grama.

O nylon dura bem mais.

Renato Parisotto.

Luís Andrade

to bote...@googlegroups.com
Mas isso nada tem a ver com a qualidade. Sao materiais de propriedades diferentes!

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
hahahah Renato, vc é fenomenal! Você testa tudo!!! Admiro isso.
Eu concordo, o Nylon (da grama) é muito maroto. Tanto é que comprei 1KG.

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Renato Parisotto

to bote...@googlegroups.com

Acho que tem, se a propriedade mecânica do material é baixa eu tenho que saber, quando vou fazer uma peça com esforço mecânico isso é fundamental.

Na qualidade existem vários fatores um deles é a propriedade mecânica, se o ABS tem uma propriedade regular agora eu sei, isso porque não falei do PLA.

Acho esses testes legal e instrutivo, quando fizer uma peça pode-se escolher o melhor material para ela, sendo acabamento (PLA), resistência a compressão (ABS) e resistência a distensão ( NYLON).

A qualidade é medida por varias propriedades diferentes do material.

Renato Parisotto.

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
A marca e ekilon grass .

Thiago Peixoto

to bote...@googlegroups.com
...e armadura a prova de balas: PC kkk só pra descontraír.

Aeee Serjão, é a mesma que estou usando! Mas não consegui chegar nisso aí não.
Mais um ponto pra sua técnica! Legal!

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Em 18 de julho de 2013 12:26, Sergio Luiz Bonini <sergiol...@gmail.com> escreveu:
A marca e ekilon grass .

Luís Andrade

to boteco3d
Sim, cada material tem sua aplicação, concordo.
Por isso que não faz sentido tentar usar ABS no cortador de grama e dizer que ele é vagabundo.
:-)

Se você falar que colocou o nylon do taulman no cortador de grama e ele não cortou grama, eu até entendo.
Mas também não podemos falar que ele é vagabundo pois ele foi concebido pra outro fim.

Bora achar um cortador de grama que sirva pra imprimir tb.
:D

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
http://db.tt/JXch9CWM
http://db.tt/bB3VHhnr
http://db.tt/afKKG6yu
http://db.tt/FOARClgJ
Mais umas fotos da arte
O video da impressao to subindo no youtube mss a net e lerrrrda

Sergio Luiz Bonini

to bote...@googlegroups.com
http://db.tt/1fyDlSyT
Z bobina do fio que to usando