Boletim Boitempo - A cartada do PT

0 views
Skip to first unread message

Imprensa | Boitempo Editorial

unread,
Aug 15, 2018, 5:26:37 PM8/15/18
to

 

 

Bovarismo brasileiro

 

Em entrevista ao Nexo, a psicanalista Maria Rita Kehl, que lança livro de ensaios pela Boitempo, discorre sobre o papel da psicanálise para entender o mundo, as patologias brasileiras e a radicalização da política.
 

Nexo

 

 

Como falar com crianças sobre política e ideologias da família


Se são os brasileiros com mais de 18 anos que têm a obrigação de se dirigir às urnas em outubro, as estimadas 38,8 milhões de crianças com até 13 anos que aqui vivem também compartilham o cotidiano de um país em período eleitoral. Como famílias devem mediar o contato das crianças com o assunto? A BBC News Brasil conversou com especialistas em desenvolvimento infantil para buscar algumas sugestões.

O selo infantil Boitatá vem desde 2015 investido em títulos que apresentam a temática às crianças, como A democracia pode ser assim e A ditadura é assim. Repletos de cores, ilustrações e exercícios, eles fazem analogias destes regimes com um recreio ou um ditado, por exemplo.

"As crianças são naturalmente interessadas em saber como as coisas funcionam e prestam muito mais atenção no mundo que as cerca do que a gente imagina. Elas ficam fascinadas com insetos, dinossauros, planetas, querem entender como funcionam os órgãos do corpo humano, as profissões dos adultos, por que não iriam querer entender a sociedade em que estão inseridas?", diz Thaisa Burani, editora-assistente do selo.

 

BBC News Brasil

 

 

Lula: Eu quero democracia, não impunidade
 

Em artigo publicado nesta terça-feira (14) pelo New York Times, o ex-presidente Lula pede respeito à democracia e denuncia o conluio da grande mídia com os setores conservadores que tentam o impedir de disputar as eleições. 
 

New York Times

 

 

Destaques

 

A verdade vencerá

de Luiz Inácio Lula da Silva
 

 

 

A cartada do PT | Tereza Cruvinel | 15.08.2018 | Jornal do Brasil

O Partido dos Trabalhadores começa a executar hoje sua estratégia eleitoral complexa, arriscada, mas não desprovida de chances de êxito. No meio da tarde, a direção do partido e seus governadores, juntamente com o vice de Lula, Fernando Haddad, vão protocolar no TSE o pedido de registro da candidatura do ex-presidente. Hoje pela manhã houve lançamento do livro de Lula, A verdade vencerá.  (+)

 

Um Panorama e a questão seminal da delação | Luiz Carlos Merten | 11.08.2018 | O Estado de S. Paulo

Estou lendo o livro com a entrevista de Lula – A verdade vencerá – e durante todo o tempo as delações premiadas estão vindo à tona. O ex-presidente tem um mantra – ‘Eu sei porque me condenam, eu sei porque serei preso’ (ainda não havia sido) e o sentido do livro (a condenação sem provas conclusivas) fecha perfeitamente com outro volume, A Outra História da Lava-Jata ou Como Uma Investigação Necessária sobre a Corrupção se Tornou Uma Ameaça à Democracia, de Paulo Moreira Leite. (+)

 

"A direita de repente saiu do armário" | 27.07.2018 | O Povo

Apaixonado pela América Latina, o jornalista e escritor Eric Nepomuceno observa com atenção e desconfiança o decurso da ruína da esquerda no continente. "(...) eu não acredito no Lula como ideologia, mas sim como um líder político e popular com uma capacidade de intuição incrível. E que sempre despertou o desprezo e o ódio do preconceito da classe média brasileira, que inclusive ganhou muito com ele: os bancos nunca lucraram tanto, assim como o empresariado. O Brasil é um país desconexo, bipolar, descompensado. O que que vai prevalecer, não sei. Eu nem sabia que esse livro estava nessas listas. O que importa nele? O que eu escrevi? O que o Luis Fernando Veríssimo escreveu? Não. O que importa é uma entrevista com o Lula, que é uma entrevista magistral, em que ele abre o jogo". (+)

 

O mau exemplo dos agentes públicos embala o autoritarismo no País | Rodrigo Martins | 02.08.2018 | CartaCapital

Os arroubos autoritários contra o livre-pensamento não param de pipocar. Mais recentemente, três professores da Universidade Federal do ABC tornaram-se alvo de uma sindicância, motivada por denúncia anônima. Gilberto Maringoni, Valter Pomar e Giorgio Romano são investigados por apoiar o lançamento de A Verdade Vencerá, livro-entrevista do ex-presidente Lula. (+)

 

 

Na imprensa

 

O ódio à democracia

de Jacques Rancière

 

 

Do laço social ao “inconsciente coxinha”: psicanálise, ódio e democracia | Gustavo Henrique Dionisio | 10.08.2018 | Jornal GGN e Blog Psicanálise e democracia

O ódio à democracia, famoso estudo de Jacques Rancière publicado em 2014 no Brasil (Boitempo), remonta com competência as matrizes desse ódio: ora, se a democracia pode ser entendida hoje como o “reino dos desejos ilimitados dos indivíduos da sociedade de massa moderna”, não é de causar surpresa a idade de um tal sentimento que, obviamente, é tão velho quanto à democracia já que a própria palavra democracia seria ela mesma a expressão de um ódio: endereçado em princípio ao “governo da multidão”, este ódio se refere ao poder que chamaríamos de difuso ou concentrado nas mãos do povo, tal como se pensava na Grécia antiga, mas que seria o grande responsável pela ruína de toda ordem legítima; e assim o uso semântico do significante democracia vem servindo de sinônimo para “bagunça” há bastante tempo – basta lembrarmos que os eleitores de Bolsonaro existem. (+)

 

 

Mulher, Estado e revolução

de Wendy Goldman

 

 

Aborto, entre o ventre, a propriedade e a produção | Mariana Venturini | 09.08.2018 | Portal Vermelho

O século XX se notabilizou como o século das conquistas para as mulheres. A Revolução Soviética de 1917 inaugurou uma era de direitos e igualdade jurídica, política e social para as mulheres jamais vista. O governo revolucionário foi o primeiro da História a ter uma ministra de Estado (a dirigente bolchevique Alexandra M. Kollontai), o primeiro a garantir o voto feminino universal, o primeiro a garantir o divórcio por iniciativa de qualquer um dos cônjuges — e não apenas do marido —, e o primeiro a legalizar o aborto, em 1920. (+)

 

 

O homem que amava os cachorros 

de Leonardo Padura

 

O homem que amava os cachorros | Renato Gomes Nery | 15.08.2018 | Mídia News

O homem que amava os cachorros é o título do livro do consagrado escritor cubano Leonardo Padura Fuentes. É uma biografia romanceada do revolucionário russo Leon Trotski (Liev Davidovich Bronestein), onde traça perfil de um dos períodos mais pungentes da história da humanidade. Uma leitura inquietante, densa, esclarecedora e fascinante que ilumina muitos acontecimentos controversos do turbulento século XX.  (+)

 

 

Eventos

 

A ficção política de China Miéville
 

No dia 15 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, a Casa Plana recebe Ana Rüsche, Mauro Iasi e George Amaral para comentar a obra do escritor inglês China Miéville. Conhecido pelo aclamado “Estação Perdido”, livro pelo qual o escritor ganhou os prêmios British Fantasy (2000) e o Arthur C. Clarke (2001), China é tido como um dos principais expoentes do new weird: gênero literário que teve início nos anos 90 e que se caracteriza pela mescla entre fantasia e ficção, ambientada em mundos paralelos complexos e realistas.

Quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Às 19h
Casa Plana
Rua Fradique Coutinho, 1139
Pinheiros, São Paulo - SP, 05416-011, Brasil


Página do evento no Facebook.

 

 

David Harvey na FAU | As cidades e a loucura da razão econômica


Referência mundial nos estudos urbanísticos e um dos marxistas mais influentes dos dias atuais, Harvey vem ao Brasil a convite da Boitempo para o lançamento de seu novo livro, A LOUCURA DA RAZÃO ECONÔMICA: MARX E O CAPITAL NO SÉCULO XXI.

A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. 

As cidades e a loucura da razão econômica
Com David Harvey
Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Das 17h30 às 20h
Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Rua do Lago, 876 – Universidade de São Paulo – Butantã, São Paulo, SP


Página do evento no Facebook.

David Harvey em Fortaleza | A cidade do capital

O LEHAB e a editora Boitempo convidam para a palestra "A cidade do capital e as loucuras da razão econômica", com o geógrafo britânico David Harvey.

Referência mundial nos estudos urbanísticos e um dos marxistas mais influentes dos dias atuais, Harvey vem ao Brasil a convite da Boitempo para o lançamento de seu novo livro, A LOUCURA DA RAZÃO ECONÔMICA: MARX E O CAPITAL NO SÉCULO XXI.

INSCRIÇÕES
As vagas são limitadas e gratuitas. Em 51 minutos esgotaram-se as inscrições no site do Lehab. Mas informamos que terá uma fila de espera no local e às 17h quem estiver na fila vai ocupar os lugares de quem se inscreveu e não entrou ATÉ AS 17H (até o limite de lotação da casa).

Haverá tradução consecutiva.

***

A cidade do capital e as loucuras da razão econômica
Com David Harvey
Terça-feira, 21 de agosto de 2018
Das 17h às 20.30h
Cine Teatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza, CE

Página do evento no Facebook.

 

Diálogos com Marx | Educação e trabalho no século XXI


Organizado no ano do bicentenário de nascimento de Karl Marx, com o objetivo de discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos, o ciclo Diálogos com Marx promove encontros mensais entre abril e dezembro de 2018. O projeto é realizado em parceria entre a editora Boitempo, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert - Brasil, a Tapera Taperá e a CartaCapital.

***

Marx, educação e trabalho no século XXI 
Com Virgínia Fontes, Caio Antunes, Maria Orlanda Pinassi e mediação de Tamires Gomes Sampaio.


Terça-feira, 21 de agosto de 2018
Às 19h
Taperá Taperá, Galeria Metrópole, 2º andar, loja 29
Av. São Luís, 187, República
São Paulo - SP, 01046-001


Página do evento no Facebook.

 

 

TV Boitempo

 

 

Aula 5: Mulheres na política

Com Flávia Biroli

 

A TV Boitempo encerra com esta aula uma série de vídeos conduzida pela cientista política Flávia Biroli. Trata-se de uma leitura comentada de seu mais novo livro Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. Ao todo foram seis aulas dedicadas a atravessarem, capítulo a capítulo, a leitura dessa obra fundamental para compreender as relações entre feminismo e democracia no Brasil. Assista à série completa.

Nesta aula final, a autora aborda a questão fundamental dos feminismos e da atuação política, tema do capítulo 5 do livro. 

Inscreva-se no canal para acompanhar outros cursos!
 

Confira o vídeo completo

 

 

Blog da Boitempo

 

 

Confira as últimas publicações do blog:  

Mauro Iasi | Orquestra Mundana Refugi: a canção do futuro no presente
Flávia Biroli e Maria Lígia Elias | Reivindicações por justiça e deturpações: as audiências públicas no STF e o direito ao aborto
Homenagem | Samir Amin (1931-2018)
Flávio Aguiar | As eleições e as comparações perigosas
Mouzar Benedito | Cultura Inútil: “Pobre não sabe fazer nada”

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages