A adaptação de O capital por Joan R. Riera e Liliana Fortuny apresenta aos pequenos um conto que coloca o próprio Karl Marx, transformado em avô Carlos, para explicar como o capitalismo funciona. O livro ilustrado foi especialmente elaborado para que os pais pudessem contar a seus filhos, de forma sensível e divertida, as principais ideias do filósofo alemão acerca da exploração trabalhista e do mais-valor.
Recomendado para crianças a partir de sete anos, o livro estimula o pensamento crítico e conversas surpreendentes sobre o mundo do trabalho (inclusive dos pais), os direitos dos trabalhadores, o salário e e a greve por melhores condições laborais. Ao final da obra, o leitor encontra uma página de questões instigantes sobre a história para uso em grupo, na escola ou em casa.
“O estranhamento surge da aparente distância radical entre ambos os universos – por um lado, a economia, a política e a ideologia, o mundo dos adultos; por outro, o universo da fantasia, que se assume próprio da infância e dos contos infantis -, mas se resolve com naturalidade ao instaurar, mediante a estrutura de quadrinhos, a situação de contar um conto e os elementos próprios do conto de fadas”. – Rosanna Peveroni, La Diaria. |