Perda de aroma do Lupulo

53 views
Skip to first unread message

Luis Henrique

unread,
Nov 19, 2012, 7:06:18 PM11/19/12
to bode...@googlegroups.com
Prezados, boa noite!

Gostaria de compartilhar uma situação com vocês.
Recentemente eu fiz uma American India Pale Ale. Foi minha primeira brassagem e pra minha surpresa ficou uma delicia.

Estou nas ultimas garrafas e notei que o aroma do lupulo diminui muito comparado com as primeiras.
As primeiras garrafas você abria ela e o lupulo te dava um soco na cara hahahaha
Nas ultimas eu sinto um aroma bem fraquinho e sinto a cerveja muito mais "calma" do que antes.

Se eu fizer um "Dry Hop" eu consigo manter o aroma por mais tempo ou devo tomar algum cuidado extra para que não diminua o aroma do lupulo?
Vou fazer mais uma brassagem de AIPA logo e se eu puder conservar por mais tempo esse aroma eu quero faze-lo.

Grande abraço a todos e aguardo as dicas!

Helio Seidel

unread,
Nov 19, 2012, 7:26:34 PM11/19/12
to bode...@googlegroups.com
Caro Henrique,

Será que houve a atenuação do amargor do lúpulo ou será que o paladar adaptou-se à pancada recebida? Sou mais a segunda opção. Não creio que o amargor possa decair sensivelmente, embora com um a conservação da ceva à zero grau, os aromas irão melhorando (pelo menos nos primeiros meses). O dificil é deixar a garafinha por 4 a 6 meses na geladeira!
sds
--
Helio L Seidel

Felipe Baptista

unread,
Nov 19, 2012, 8:13:19 PM11/19/12
to bode...@googlegroups.com
Na verdade, essa questão é bem intrigante... 
Isso é até um pouco normal, com o passar do tempo a cerveja, mesmo bem armazenada, vai perdendo os aromas do lúpulo. É como disse Marcelo Carneiro, 'o lúpulo perde o frescor muito fácil'

Linus .

unread,
Nov 20, 2012, 4:37:18 AM11/20/12
to bode...@googlegroups.com

Cerveja lupulada principalmente para arruína deve ser bebida jovem. Sem muito tempo de armazenamento. O aroma do lúpulo diminui com o passar do tempo mesmo nas garrafas fechadas.

alberto de mattos basso basso

unread,
Nov 20, 2012, 6:46:24 AM11/20/12
to Forum bodebrown!
O certo é carbonatação forçada e manter sob refrigeração(Próximo a 0C°).
Se for primmer, assim que carbonatar , colocar pra gelar!


Date: Tue, 20 Nov 2012 07:37:18 -0200
Subject: Re: Perda de aroma do Lupulo
From: linus....@gmail.com
To: bode...@googlegroups.com

Luis Henrique

unread,
Nov 20, 2012, 3:30:47 PM11/20/12
to bode...@googlegroups.com
E se eu fizer um Dry Hop consigo prolongar por mais tempo o aroma e o frescor do lupulo?
Nessa leva não fiz uso do Dry!

Luis Henrique

unread,
Nov 20, 2012, 3:34:37 PM11/20/12
to bode...@googlegroups.com
Nesse caso eu fiz um Primming envasei a cerveja e aguardei 7 dias para começar o consumo. Como mencionado, as primeiras estavam ótimas.
As demais cervejas eu não deixei na geladeira. Deixei numa caixa escura para não ter interferência da luz, mas em temperatura ambiente.
Só iam para a cerveja no momento de servir mesmo.
Gostei da dica, valeuuu
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages