Podem acontecer as duas coisas, ou seja, a gelatina pode remover levedura demais, e aí a cabonatação pode demorar bastante.... mas isso é MUITO raro. Normalmente, ocorre de forma normal ou no máximo demora um pouquinho a mais.
Sobre priming muito viscoso, existe um erro clássico que muita gente comete sem se dar conta que é adicionar o priming na cerveja de uma vez só.... ainda mais resfriando antes. O açúcar concentrado quando resfria, cristaliza... e vai pro fundo, e não se mistura.
O melhor dos casos é adicionar a cerveja ao priming, assim você vai diminuindo a concentração de algo cheio de açúcar em algo mais diluido. O resultado é que o açúcar nunca cristaliza ou vira uma pedra, e você tem uma mistura homogenea.
Um caso não tão ideal, mas que se feito com cuidado, funciona...... adicionar o priming aos pouquinhos fazendo um whilrpool na cerveja. Existe risco de cada gota de priming cristalizar ao entrar em contato com a cerveja e ir pro fundo, sem se misturar direito.... mas muita gente faz assim e funciona (apesar de já ter visto dar problema várias vezes).
Erro mais clássico:
1 - resfriar o priming (quanto mais resfriar antes de misturar, mas se está cristalizando/solidificando o açúcar)
2 - adicionar de uma vez só, e não aos poucos
Os motivos são óbvios...... um líquido cheio de açúcar, quando quente, é bem líquido..... quando frio.......... é grosso, até solidificado. O que acontece se temos cholocate derretido e deixamos cair um pouco num superfície fria? Ele fica duro, certo? E com mel? Se esquentamos, ele fica bem líquido... e se colocamos na geladeira? Fica duro.
Bom, no momento que uma solução de alta concentração de açucar é despejada de uma vez na cerveja, ela solidifica, vira quase que uma pedra, e vai pro fundo, só que muitos não se dão conta, mexem, e seguem com o engarrafamento..... aí ocorre que a cerveja do fundo pode ir com pedaços cristalizados de açúcar, e outras partes.... absolutamente nada.
Ideal: colocar priming quente num balde, e transferir a cerveja por cima - diluição gradual, e mudança de temperatura gradual
Outra forma que funciona bem no caso de misturar o priming na cerveja.... tire um pouco de cerveja.... adicione ao priming..... mexa até diluir de forma homogenea, e aí misture essa mistura de priming já diluído em um pouco de cerveja.
Última forma: vá fazendo um whirlpool na cerveja, e vá misturando o priming aos poucos.... só um fiozinho, e mexendo.
Abraço,
Guenther