Contra pressão - O2 vs CO2

Leo Correia

to bode...@googlegroups.com
Senhores,

Estou pesquisando bastante sobre envasadora contra pressão. E minha maior dúvida é: purgar ou não CO2 dentro da garrafa antes de encher?

Tenho visto na internet o pessoal fazendo contra pressão bem simples, só com a entrada da cerveja e uma saída de ar.

Vi no Brusopholy que ele não se preocupa muito com o O2 e não purga CO2 antes de colocar a cerveja na garrafa e que nunca teve problemas.

Estou bem reclinado a montar um assim. Qual opinião de vcs e experiência com contra pressão?

Grande abraço e boas cervejas,

Leo Correia

Guenther Sehn

to bodebrown
Vamos, uma coisa é uma coisa, outra coisa... é outra coisa.

Sistemas contra-pressão tem um objetivo básico: manter a cerveja (que está carbonatada) sob pressão durante a transferência, simplesmente para ela não espumar (pois a pressão mantém o CO2 preso às moléculas de água = dissolvido). Sem pressão, qualquer movimento brusco do líquido faz com que o CO2 se solte facilmente, gerando espuma, inviabilizando tudo.

Purga = é opcional, é algo que vc faz SE quiser. Se vc quiser encher uma garrafa por contra-pressão sem purgar o oxigênio, ou fazendo a purga, é vc que decide. É uma decisão sua deixar sua cerveja entrar em contato com o oxigênio, ou não. De longe.......... longe, essa é uma das partes mais importantes de todas, pois oxigênio pós fermentação é uma das coisas mais prejudiciais que existem pra cerveja em diversos sentidos.

Relembrando: sistema contra-pressão só serve para atingir um objetivo >>>>> não gerar espuma durante o envase.

O que eu quero dizer com isso?

Que se vc purgar o oxigênio de uma garrafa, gelar a garrafa, pegar uma chopeira com torneira italiana (por exemplo) com uma mangueirinha que vá até o fundo dela, e conseguir encher essa garrafa devagar e sem espumar (por a cerveja estar gelada e a garrafa previamente também) o resultado é totalmente igual a um enchedor de contra pressão..... pois vc atingiu o único objetivo real do contra-pressão: não gerar espuma.

Growler por exemplo... existem bares com enchedoras de growler por contra-pressão, profissionais, com purga........ e existem bares que não, mas enchem também. Se os bares que não tem enchedora pelo menos tivessem uma pistolinha de CO2 pra purgar o oxigênio, e conseguirem encher a garrafa sem espumar..... dá no mesmo.

Abraço,

Guenther

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Leo Correia

to bode...@googlegroups.com
Fala Guenther,

Concordo e entendi perfeitamente!

Meu questionamento sobre o O2 é, se vc enche uma garrafa sem formação de espuma (mantendo a pressão) até o gargalo praticamente todo os ar (O2) seria expulso. Claro que a cerveja entraria em contato com O2, mas levando em consideração que o ar dentro da garrafa tem 20% O2 e que vc executou o processo bem executado e tampou. Esse tempo e essa quantidade de O2 afetaria a qualidade da cerveja? Até porque com a minha experiência, acho que não conseguiria detectar o mínimo de oxidação (um nível aceitável).

Gosto de manter os meus equipamentos e processos o mais simples possível. Para mim menos é mais, claro que dentro do limite aceitável para mim.

Acho que vou testar sem uso de CO2 (apesar de ter cilindro de CO2) para ver se o resultado me agrada.

Abraços,

Leo

Haifang Nehls

to bode...@googlegroups.com
Sugiro vc mesmo fazer o teste. Separa algumas garrafas feitas com purga e outras sem esse cuidado, e vai tomando e analisando elas lado a lado com o passar do tempo.
 Se possivel, poste o resulrado

Leo Correia

to bode...@googlegroups.com
Bacana Haifang,

Ainda estou montando meu contra pressão vou fazer alguns teste sim, e espero trazer aqui para o grupo.

Abraço,

Leo

Leo Correia

to bode...@googlegroups.com
Pessoal,

Ainda sobre o assunto contra pressão, duas coisa que eu me questiono.

1. As cervejarias (grandes e artesanais) purgam CO2 dentro das garrafas quando estão envasando? Não sei.

2. Quando envasar usando contra pressão, a cerveja estará pressurizada e com bastante CO2 dissolvido nela, assim não dando oportunidade do O2 se diluir na mesma? Enfatizando que é óbvio, parte da cerveja entrará em contato com O2!

Cheers,

Leo Correia

Guenther Sehn

to bodebrown
Olá Leo,

Aqui mora uma parte muito interessante da história, pois isso é pessoal, cada um encara de um jeito: "Até porque com a minha experiência, acho que não conseguiria detectar o mínimo de oxidação (um nível aceitável)."

Isso que vc falou é algo que cada um encara de um jeito. Conheço pessoas que, se não sentem diferença em uma técnica, não fazem.

Eu já tenho um modo diferente de ver a coisa: se é uma boa prática mais que provada, ou que já refleti e faz total sentido físico/químico/biológico/sensorial pra mim, e não me custa um absurdo de trabalho fazer, eu faço, porque boas práticas isoladas dificilmente são detectáveis, mas....... várias boas práticas somadas é que fazem uma cerveja normal se tornar espetacular, ganhar um concurso, etc. Saber quando algo dá errado é fácil, difícil é saber pq uma leva saiu perfeita, inigualável, e a mesma receita, numa outra leva, saiu normal, sem problemas, mas não espetacular que nem a anterior.

Não é porque eu não sinto a diferença, que eu não deva seguir a boa prática.... nesse caso sigo fazendo ela porque sei que faz diferença, mesmo que eu não tenha capacidade de sentir. Eu sempre tento fazer a melhor cerveja do mundo, desde que não seja um pé no saco, e mesmo que eu não tenha paladar pra saber que ela é ou não a melhor........... a gente vai evoluindo, ou talvez outras pessoas e amigos possam nos ajudar nisso. Duas levas diferentes podem não ser nada de diferença pra mim, mas pra um amigo que vai na minha casa comer um churrasco, pode ter uma grande diferença. Já presenciei isso inúmeras vezes.

Quando falam em oxidação, 90% pensa: gosto de papelão. Não deu gosto de papelão? SHOW... não tá oxidada. Errado... :)

Sabe quando uma leva ficou com um maltado perfeito, arredondado, e outra ficou "normal"? Sabe quando uma IPA perdeu muito aroma já em 1 mês, e outra ficou com aroma pungente e fresco durante mais tempo?

Nenhum desses casos que citei tem gosto de papelão, mas todos podem ser fruto de oxidação.

No último Congresso Técnico de SC o Schiaveto apresentou um material falando do absurdo de oxidação que a presença de ferro na água ou em um equipamento causa na cerveja pronta.

Minha opinião pessoal: faça todas as boas práticas que puder, que não sejam uma trabalheira ou pé no saco, mas................. faça se vc acredita nelas e chegou em suas próprias conclusões, estudando, etc. Por favor.... não faça X ou Y técnica somente porque eu falei, ou outro falou, ou alguém importante ou experiente te disse pra fazer....... procure os motivos, entenda, não aceite que a realidade dos outros substitua a sua.

Explicações do tipo "pra mim nunca deu problema" ou "nunca senti diferença" pra mim sempre foram nulas. :)

Abraço,

Guenther

Marcelo Destefano

to bode...@googlegroups.com
Sem contar que uma cerveja que será bebida rapidamente e que seja mantida a Refrigeracao, a questão do O2 perde um pouco a razão de ser, apesar de achar que manter a cerveja longe do ar seja sempre a melhor opção. E como o Guenther já falou, o maior problema da contrapressão é a espuma. Se for para fazer experimento, ótimo. Caso contrário, não arriscaria fazer dessa forma (sem a purga do ar).
Caso faça a experiência, mande para a gente.
Abraços,
Marcelo Destefano

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

[...]

Rodrigo Boscaini

to bode...@googlegroups.com
Parabéns ao Guenther, nosso John Palmer brasileiro pela explicação.
o O2 vai interferir no longo prazo na sua cerveja. vc não vai sentir na hora, mas ela com o tempo vai degradar antes que a q vc teve todos os cuidados.

Rodrigo Boscaini de Freitas
Empório Homebrew
(47) 98476-1664
Rua Max Nicolau Wilhelm Schmidt, 27 - Vila Lenzi
Jaraguá do Sul – SC / CEP 89252-360

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Rodrigo Boscaini

Guenther Sehn

to bodebrown
Estou bem longe disso............. :-D

Cara, livro suspenso indefinidamente. Depois de tentar durante alguns anos, aceitei o fato de que tendo que trabalhar em horário integral, e com filhos pequenos.... é simplesmente impossível.

Fazer o que. :)

Abraço,

Guenther

Leo Correia

to bode...@googlegroups.com
Guenther,

Informações valiosíssimas! Também sou a favor de boas práticas. Continuar praticando, estudando e aperfeiçoando.
Muito bom o levantamento desse assunto acho que agrega muito a comunidade de cervejeiros caseiros. Em busca da cerveja perfeita!! :)

Abraço,

Leo

Alex Rodrigues do Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal,

discussão de alto nível e muito bacana.

Se eu entendi bem, uma alternativa viável e simplificada para quem quer minimizar o contato com o O2 (e quer algo mais simples do que um contrapressão) seria usar a tal da Beergun, pois com ela é possível expurgar o O2 com jatos de CO2 e logo em seguida encher a garrafa. O cuidado que me parece necessário é evitar a espumação durante a transferência. E para isso há alternativas como, por exemplo, o controle do fluxo na saída do barril.

Procede?
Alex Rodrigues do Nascimento

Guenther Sehn

to bodebrown
Cara, particularmente, eu acho o BeerGun um péssimo investimento. Digo isso porque você consegue exatamente o mesmo resultado adaptando uma válvula/pistola de CO2 no seu cilindro para purgar o oxigênio, e depois pode encher as garrafas com uma torneira italiana com uma mangueirinha de silicone. Eu fiz isso simplesmente colocando um T no meu cilindro, uma mangueira, e na ponta, uma Picnic Tap com um tubinho de inox enfiado nela, e também da pra fazer com mangueira de silicone.

Na hora do envase, é só preparar um balde com água/gelo e deixar do lado, e antes de encher cada garrafa (já sanitizadas) mergulhe ela uns 10 ou 15 segundos mexendo dentro da água e gelo (sem deixar entrar água) e pronto, só encher devagar.

O único porém de tudo isso é estar com a cerveja perfeitamente carbonatada e ter uma torneira italiana boa, conexões boas, etc, tudo para a cerveja sair devagarinho e sem agito. Com torneira Belga (belga verdadeira, com compensador de anel giratório) aí fica brincadeira de criança. E na hora do envase, lembrar: AUMENTAR a pressão do cilindro que alimenta o barril pelo menos uns 0,5kg além da pressão de carbonatação da cerveja pra ter certeza que ela não vai descarbonatar ou gerar espuma na linha, pois a velocidade do fluxo se regula no compensador da torneira.

É o mesmo princípio de abrir uma garrafa e tentar servir a cerveja em um copo sem fazer ela espumar, com o copo de lado, devagar, etc.

Abraço,

Guenther

Alex Rodrigues do Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Valeu, Guenther. Falei na Beergun pois vi um modelo até barato no Aliexpress (por volta de 30 dólares, com frete grátis).

De qualquer forma, vou salvar todas essas informações desta thread, pois estou iniciando agora no mundo dos barris (acabei de comprar meu primeiro post mix).

Guenther Sehn

to bodebrown
Ah bom, nesse preço ok, eu até compraria... mas R$ 500,00 como eu vejo muitas vezes a galera vendendo, aí é demais. Preferível comprar uma torneira Belga verdadeira. :)

Henrique Stefani

Mateus Dias

to bodebrown
Guenther,

Também estava na palestra do Schiaveto, além do Ferro o Cobre também tem um poder oxidativo, inclusive tem gente que não recomenda o uso de chiller de imersão e conexões de cobre justamente por isso.

---

Eu uso contrapressão e capricho bastante na purga (por vezes até exagero).

CO2 é barato (não engarrafo muita coisa, pois sirvo na torneira, são mais cervejas pra concursos e pra amigos) e purgar não dá praticamente nenhum trabalho. Por que arriscar seu trabalho de semanas?

Guenther Sehn

to bodebrown
Essa do cobre aí eu perdi. Interessante pq o cobre numa quantidade mínima é até necessário para a fermentação.

Leonardo Soares

to bodebrown
Na minha experiência a menor oxidação você vai conseguir com primming.

Mesmo com contra pressão ainda vai acabar com algum oxigênio na garrafa, que pode arruinar aquela American ipa que você gastou uma baba em lúpulos.

Mas também ainda acho q o contra pressão seja uma melhor prática que um beer gun.

Abraço

Outro Leo

Mateus Dias

to bode...@googlegroups.com
Em teoria de fato o fermento consumiria o oxigênio da garrafa, no caso do priming, mas eu sinceramente gostaria de ver alguns testes com oxigênio dissolvido pra bottle conditioning.

Será que todo o oxigênio de fato é consumido? Ainda mais considerando que a exposição ao oxigênio quando engarrafamos na maioria dos casos é grande...

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Alex Rodrigues do Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Será que algum oxigênio é dissolvido?

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Mateus Dias

to bode...@googlegroups.com
Sem dúvida há oxigênio dissolvido na cerveja envasada, controle de oxigênio dissolvido no recipiente final é algo levado bem a sério por cervejarias comerciais.

Mas eles filtram, pasteurizam e tem todo o problema da distribuição (exposição ao calor, etc).

Pro cervejeiro caseiro o cenário é diferente, por isso minha dúvida com o que de fato resta de oxigênio (especialmente com bottle conditioning).

Em Sex, 23 de jun de 2017 22:23, Leonardo Soares <leohs...@gmail.com> escreveu:
[...]

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Guenther Sehn

to bodebrown
Leonardo, já vi acontecer de tudo, cerveja com priming oxidada, e cerveja em contra-pressão oxidada.

Com priming há grande absorção do oxigênio pelo fermento, mas não tudo.

Com contra-pressão é diretamente proporcional ao cuidado do cervejeiro ao envasar. Perguntei isso pessoalmente ao John Palmer quando ele veio em 2012, e o mesmo me disse que contra-pressão, se for executado perfeito, o resultado também é.

Sobre beergun/contra-pressão/torneira direto, se vc purgou corretamente e encheu sem espumar.... dá na mesma essencialmente.

Abraço,

Guenther

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Alex Rodrigues do Nascimento

Guenther Sehn

to bodebrown
Sim.

Inclusive existe técnica de, mesmo por contra pressão, colocar algum fermento novo antes do envase justamente para que ele haja nessa absorção de oxigênio. O Schiaveto mostrou dados no último Congresso Técnico de SC.

Alex Rodrigues do Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Bacana, minha dúvida era justamente se a levedura passaria pela fase de consumo de O2, ou se no caso da refermentação ela já iniciaria direto na fase fermentativa.

ELMO ASSUMPÇÃO