Geralmente, qdo se vai transferir pra garrafa com contra pressão, perde-se um pouco da carbonatação. O indicado é carbonatar um pouquinho a mais justamente por causa dessa perda...
Fiz uma Altbier. Minha carbonatação forçada estava perfeita no barril. Tranferi para garrafa com enchedor de contra pressão e achei que podeira ter dado umas aplicações de CO2 a mais. Ficou ótima, mas com espuma de inglesa. O que vcs me dizem? Acontece isso mesmo, no barril estava ótimo, mas para engarrafar podeira ter carbonatado mais?
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Na verdade não é a quantidade... Mas a pressão. Se vc quer estabilizar em 2.5kgf por exemplo, joga uns 2.8 por causa da perda..
Eduardo, o quanto é esse pouquinho a mais? Fiz 8 aplicações (1 aplicação de 12/12h) de CO2 por 5 min na pressão correspondente com a temperatura do barril e a quantidade de volumes de CO2 indicado para o estilo da cerva. Será que mais umas 4 aplicações seria o suficiente?
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;bodebrown" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Procura po beer carbonation chart no google, tem milhares de graficos que separam por estilo e te dão as faixas de carbonatacao por temperatura. Mas o importante é esperar estabilizar pra ver em qual pressão ele para. Pra usar o counter pressure espere uns 2 dias depois de estabilizar na pressão desejada, ajuda a estabilizar o co2 e refinar as bolhas, assim vc perde menos carbonatacao tmb.
Eu uso essa mesmo. Deixo o freezer setado em 0°C
--