Uso de casca de arroz para filtragem

redcorbier

to bode...@googlegroups.com, cervejeir...@googlegroups.com
em brassagens onde há uma proporção grande de grãos não maltados já vi muitas pessoas recomendarem o uso de cascas de arroz, dizem que não afeta nem sabor nem gosto do mosto.

Vi algumas pessoas dizerem que deveria se usar 200g para cada 20 litros de mosto, outros falavam que deveria usar uma quantidade maior. Alguém que já tenho usado pode dar umas dicas?

David - Maringá

Marco Faria

to bode...@googlegroups.com
a medida certa é a boa filtragem .

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

Marco Aurélio de Faria Pereira Junior
Faria Imóveis 49 Anos
SCRN 702/703 Bloco '' E '' Loja 43 ED: Faria

logo1

                      49 anos

www.fariaimoveisbsb.com.br

 marcof...@gmail.com

Tel: 61- 3326-3000
      61- 9863-3001

image002.jpg

redcorbier

to bode...@googlegroups.com
obrigado Marco.
image002.jpg

Gean Carlo Vila Lobus

to bode...@googlegroups.com
Se você tem uma boa filtragem e sem entupimentos, não vejo o porque usar a casca de arroz ( rice hulls).

Normalmente o povo usa para efetivamente evitar entupimentos pelo o que eu entendi. Mas cada um conhece o seu equipamento, ou pelo menos deveria conhecer para evitar essas situações.

Valeu !

2014/1/9 Marco Faria <marcof...@gmail.com>

Gean Carlo Vila Lobus
Bacharel em Sistemas de Informação
Unoesc Campus Videira
Pós-Graduando em Redes e Segurança de Sistemas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Celular 49 8817 2820
Email: vila...@gmail.com
image002.jpg

redcorbier

to bode...@googlegroups.com
Tenho tido boas filtragens até o momento, ótimas na verdade, mas estou querendo fazer uma brassagem em que irá uma % grande de grãos não maltados, como centeio, amaranto e quinoa, por isso estou pesquisando sobre como evitar problemas com a filtragem.

Pensando em prevenir para não ficar horas e horas na filtragem.

David
image002.jpg

Douglas

to bode...@googlegroups.com
O centeio entope mesmo!
Numa leva de 30 litros usei cerca de 500 g de casca (que é volume pra caramba!)
Filtrou no limite do entupimento; eu usaria mais cascas.
A receita tinha cerca de 50% de malte de centeio.
Considero minha bazuca excelente em receitas "normais", mesmo com cama alta. Uma Wit com 50% de trigo não maltado filtra normal.
image002.jpg

Gean Carlo Vila Lobus

to bode...@googlegroups.com
Uma situação a se tomar muito cuidado, é a moagem dos grãos. Quanto mais fina, ou quanto mais farinha gerar, mais vai complicar pra filtragem.

Evite uma moagem muito fina destes grãos não maltados, e manda bala !

Abraços

2014/1/9 redcorbier <redco...@gmail.com>
image002.jpg

Douglas

to bode...@googlegroups.com
O problema é que esses grãos não tem casca...
image002.jpg

Helio Rissio Junior

to bode...@googlegroups.com
Pela experiência que tive com centeio a inclusão de uma rampa de 50ºC de pelo menos 30min ajuda muito na questão do entupimento.
Manter a temperatura do sparge também é muito importante 75,6ºC , pois o trigo e perincipalmente o centeio viram uma "cola" na bazuca quando esfria...

Paz e Bem!

image002.jpg

Henrique Stefani

to bode...@googlegroups.com

Se tiver problemas com 75°C suba um pouco, 78 – 79. É uma solução, tem seus negativos mas...

image001.jpg

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Além da parada proteica e do mashout, como muito bem exposto, deve-se atentar a outro fator:

Quando se utiliza quantidade significativa de grãos não maltados, é importante colocar as glucanases para trabalhar para ajudar na quebra do amido (torna-o mais solúvel), ha muito amido insolúvel em grãos não-modificados.

Isso melhora tudo: diminui a quantidade de partículas sólidas, auxilia a sacarificação, melhora a filtragem, melhora o rendimento.

A beta-glucanase trabalha próximo dos 40ºC, sugiro que essa seja a temperatura inicial da brassagem.

Gean Carlo Vila Lobus

to bode...@googlegroups.com
Boa contribuição Gabriel.

No blog da Sinnatrah, encontrei essa informação também.

  1. Beta-glucanases: Transformam beta-glucanos presentes no grão, que são um tipo de agregado de glicose, um tanto quanto viscoso e grudento. E isso pode ser um problemão para a filtragem. Contudo, também não é mais fundamental! pois a malteação também atua aqui. É obrigatória apenas em casos onde existe grande proporção (>25%) de grãos não-malteados (cevada, trigo, aveia). Temperatura: 37-45°C – pH 4,5-5,5;
Abraços.

2014/1/10 Gabriel Nascimento <gabri...@gmail.com>

[...]

redcorbier

to bode...@googlegroups.com
Gabriel e Gean, quando faço cervejas com muito trigo e aveia geralmente opto por uma parada 20 min nos 45º e mais 20 nos 52º, acho que vou aliar essa prática com o uso das cascas de arroz. Rodrigo, valeu pela ajuda.

David