Eu acredito que o blog é algo realmente novo. Ele se diferencia de qualquer outra mídia impressa, seja o livro, a revista ou o jornal. Eu acredito que aquilo que é feito em um blog não pode ser feito em papel.
Cito algumas idéias sobre as diferenças que vejo, e os motivos pelos quais penso assim:
1. Vida. O livro é um projeto acabado. O blog está em constante mudança, ampliação, atualização, como um ser vivo.
2. Interatividade.
O leitor não pode interferir no conteúdo de um livro já impresso. No blog ele tem voz, ele pode discordar, pode contribuir para o conteúdo, melhorando-o. Um leitor ainda pode interagir com outro leitor através do blog.
3. Tribo. Um blog, por si mesmo, tem a capacidade de levar pessoas a se conhecerem e se relacionarem, a colaborarem, gerando uma tribo, uma comunidade. Através do coletivo dos blogs, a blogosfera, o conhecimento é gerado de maneira não-hierarquizada. Cada pessoa pode contribuir e todos têm o mesmo espaço para produzir conhecimento, que é gerado por todos, não por um
mestre-supremo-detentor do conhecimento. Não há um professor ensinando aos alunos, mas uma comunidade de pessoas aprendendo umas com as outras.
4. Não-sistematização. O livro geralmente gera conhecimento de maneira sistematizada. O blog gera conhecimento num processo não-linear, da maneira como (e no instante em que) o conhecimento realmente é gerado na mente do autor. No blog não há lugar para o academismo.
5. Real. O livro (e o jornal e a revista, em menor grau, também) leva muito tempo para ser produzido. Um blog fará uma postagem sobre o 11 de setembro em 11 de setembro, um livro sobre o assunto não sairá antes de janeiro. O blog é sempre mais
presente que um livro sobre o mesmo assunto.
6. Diálogo. Os blogs são mais dialógicos. Um blog poderá falar em um dia sobre a postagem que outro blog fez no mesmo dia. Vários blogs poderão falar sobre o mesmo tema, fazendo referências (links) entre si de maneira que o leitor poderá acompanhar o "debate" imediatamente enquanto ele está sendo produzido.
7. Antropofagia. Um blog poderá
devorar outras mídias (a TV, o vídeo, os livros, os jornais, etc) de uma forma que é impossível a qualquer outra mídia, principalmente ao livro. Um blog poderá também devorar outros blogs (ex. quando o autor faz uma postagem cujo assunto é outra postagem, de outro blog).
8. Legitimidade. O autor do blog não é legitimado pela Academia, nem pelo Marketing, nem pelas editoras, nem por qualquer outra mediação senão o próprio leitor, que pode julgar o conteúdo por si mesmo, imediatamente.
9. Democracia. Qualquer pessoa pode ter um blog, que pode ser acessado por qualquer pessoa. O autor de um blog pode dizer o que quiser, sem depender da aprovação de editores, nem de bom potencial de venda no mercado, etc... Nem de longe isso acontece com o livro.
Eu acredito que o blog é algo realmente novo. E quero muito saber a opinião de vocês sobre isso :)
Abraço,
Gilberto Jr
desta.ca |
Prática