Acredito que o que está ocorrendo é que quando você abre o Blender a partir de um arquivo, ele acaba dando esse problema, caso vocẽ tente abrir nativamente, ele deve funcionar normalmente. O problema é no carregamento da interface de usuário, mais especificamente quando ele chama os editores logo após a chamada da janela.
No Blender, tanto as janelas de aplicativo quanto as janelas dos editores precisam ser nomeadas para ser construídas e ter um espaço específico dentro da janela de desenho, o problema pode estar na chamada do nome de algum editor personalizado usando um nome ininteligível ao Blender (maior ou menor que o esperado) ou então, você pode estar tentando abrir algum arquivo diretamente, mas sem a identificação dos nomes dos editores devidamente reconhecidos.
Solução 1: Tente abrir o Blender sem nenhum arquivo e marcar a opção de "Load UI" ou "Carregar interface de usuário" nas preferências de usuário e salvar como padrão. Isso fará com que ele detecte corretamente os nomes dos editores personalizados nos seus arquivos mais antigos.
Uma segunda causa para este tipo de problema é a falha de alocação interna na placa de vídeo (causando estouro de pilha de memória) devido ao driver não estar presente ou não estar avisando corretamente ao Blender o tamanho da memória de vídeo, e então o Blender tenta alocar em um espaço de memória insuficiente ou fora de contexto e portanto, impossíbilita a detecção dos nomes das janelas e/ou editores ao tentar iniciar a sessão interativa.
*Solução 2: Tente instalar os drivers atualizados da sua placa gráfica, e caso seja compartilhada, sempre aloque mais de 128MB de memória para que seja possível iniciar o Blender. - 128MB é básico para 2.70.
Pode estar havendo conflito de caminhos para o Python.
*Solução 3: Verifique se há mais versões do Python instaladas e se estão ativas, isso interfere com a detecção de nomes.
No arquivo anterior, o Cycles estava marcado para renderização por GPU, mas no computador novo, a placa é compartilhada e a janela de visualização 3D estava no modo de sombreamento "Renderizado".
*Solução 4: Tente alterar o modo de sombreamento antes de abrir o arquivo. Note que esse tipo de ocorrência é anormal (rara) e que o Blender detecta as capacidades de seu computador ao iniciar, mas alguns técnicos redefinem o registro para não formatar a máquina por causa dos dados e simplesmente transferem o HD com os dados para o computador novo. Isso provoca uma situação onde a placa existente não tem mais as mesmas capacidades estendidas da placa que funcionava renderizando via GPU, mas as entradas de registro ainda estão lá e em raros casos, informam o Blender que estão lá ativas...
Vírus / Malware / Sistema desatualizado / Problemas de memória RAM
*Solução 5: Verifique todas essas possibilidades, certifique-se que instalou a versão correta do MSVC 2013 e se possível, atualize o .net framework por conta dos registros das DLLS de sistema, instale os pacotes de serviço mais recentes do Windows.
---- Caso nada disso funcione ----
***Solução definitiva***
Planeje sua migração para Linux...
:)
Abração a todos !