CONTAS A PAGAR E PREVISÕES

gveigao...@gmail.com

to bkper
Ola!

Pessoal Gostaria de saber se tem alguma maneira de usar o Bkper para controlar as contas que ainda vao vencer e confrontar com recebimentos também no futuro!

obrigado

Jacob van den Berg

to bkper, gveigao...@gmail.com
Ola,

Contas a pagar puedes criar como Passivo. Cada vez quando se gera uma conta a pagar, lança uma transação que aumenta as contas a pagar. Na hora que paga essa conta, lança uma transação que baixa essa conta a pagar.

Este artigo lhe mostrara o fluxo dos transações:

Att,
Jacob

bkp.or...@gmail.com

to bkper
Prezados,

Há como verificar quais os Custos Fixos Mensais estão pendentes A PAGAR ?
O uso do método Passivo auxilia, no entanto, gostaria de algo que fosse mais direto para mostrar as CONTAS A PAGAR do mes atual e que estao em aberto.

Grato,
Sousa

bkper Support

to bk...@googlegroups.com, bk...@googlegroups.com
Olá Souza,

Você pode lançar os custos mensais com o multiplicador, por exemplo, "Aluguel 05/02 800,00 12x" e então será lançado todo dia 5 do mês, a partir do dia 05/02. Desta forma você terá uma previsão do saldo a pagar no futuro.

Para a alocação das contas, você pode fazer de 2 jeitos. Um mais simples, no regime de fluxo de caixa ou mais completo, no regime de fluxo real.

Exemplo de Fluxo de Caixa:

Os lançamentos podem ir de uma conta de ativo "Banco" para despesa "Aluguel" e, a medida que realizar os pagamentos, vai conciliando.

Exemplo de Fluxo Real:

Os lançamentos podem ir de uma conta intermediária de passivo "A pagar" para despesa "Aluguel" e, a medida que realizar os pagamentos, vai transferindo os valores de um ativo, por exemplo, "Banco >> A pagar". Mais detalhes neste artigo.

Em ambos casos, para os pagamentos já realizados, você vai conciliando (V verde). Para saber o que ainda não está pago no mês corrente, basta fazer uma consulta do que não está conciliado. Por exemplo:

account:"Banco" is:unchecked before:$m+1 (fluxo de caixa)

ou

account:"A pagar" is:unchecked before:$m+1 (fluxo real)

Você pode salvar esta consulta para acessá-la com 1 clique.

Se precisar, pode compartilhar o livro comigo (ma...@bkper.com) que lhe ajudo na configuração.

Abraços,
Mael

{#HS:513219556-1574#}

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Olá Mael!

Nossa, ajudou bastante!

Só mais algumas dúvidas:

- É possível sinalizar em Verde (em dia) ou em Vermelho (atrasada) as contas A PAGAR ? Pergunto apenas como medida visual mesmo, além da query/consulta já salva.

- No campo de query/consulta, qual a diferença entre Todos os Lançamentos/ Conciliados e Não Conciliados ? O todos os lançamentos eu entendi, porém os outros dois não.

- Você sabe a melhor maneira de eu registrar a seguinte transação: Se eu tiver uma conta de Aluguel vencida há X meses e vou pagar hoje. Porém gostaria de manter/registrar sempre a Data de Vencimento da conta - logo eu saberia que paguei hoje, porém referente à Janeiro e à Dezembro, por exemplo.

O bkper foi criado aqui no Brasil em MG/BH ? É uma ferramenta/app da Google, correto ?
Pergunto porque sou pequeno empresário e penso em usá-lo para meu controle de finanças e gostaria de segurança, quando falamos em dados na nuvem :)
- Até quantas registros eu posso fazer por mês na conta gratuita ? o número é contado por livro ou por conta ?

Vocês estão de Parabéns!

Grande Abraço e Muito Obrigado!
Sousa

bkper Support

to bk...@googlegroups.com, bk...@googlegroups.com
Olá Souza,

Vou responder inline:

- É possível sinalizar em Verde (em dia) ou em Vermelho (atrasada) as contas A PAGAR ? Pergunto apenas como medida visual mesmo, além da query/consulta já salva.
Por enquanto não, ainda somente temos os estados com ou sem o V verde, mas prevemos uma funcionalidade para marcar com "estrela", talvez com mais de uma cor.

- No campo de query/consulta, qual a diferença entre Todos os Lançamentos/ Conciliados e Não Conciliados ? O todos os lançamentos eu entendi, porém os outros dois não.
Conciliados são os marcados com o V verde, não conciliados são os não marcados.

[...]
Você pode utilizar a mesma idéia do "A pagar" com o método do fluxo real, isto é, com a conta intermediária. Aí você lança "A pagar >> Aluguel" na data do vencimento. Quando realizar o pagamento, faz "Banco >> A pagar". Você pode marcar as transações que se relacionam com um número do boleto ou hashtag de referencia, por exemplo "#vencimentoJan2017, aí, ao clicar na tag, mostra a dívida e o pagamento naquele vencimento.

- O bkper foi criado aqui no Brasil em MG/BH ?
Sim, foi criado em BH, porém é uma empresa americana. Aqui tem um pouco da nossa história (em inglês): https://www.disruptordaily.com/bkper-providing-users-simple-way-work-finances-accounting-google/

- É uma ferramenta/app da Google, correto ?
Não, o bkper Inc. é uma empresa independente, porém, parceira do Google, assim como
Prosperworks, que oferece um CRM ou diversos outros parceiros que focam em oferecer soluções específicas para usuários Google Cloud e GSuite. Nesta lista você pode encontrar o bkper e vários outros parceiros: Google Cloud Partner Directory

- Até quantas registros eu posso fazer por mês na conta gratuita?
Você pode fazer até 100 novos registros por mês na conta gratuita. Mais detalhes em: https://bkper.com/pricing

- O número é contado por livro ou por conta?
O número é contado total por conta, somando todas as transações dos livros que você é proprietário. Livros de outros usuários, compartilhados com você, contam nas contas dos seus respectivos proprietários.

Isto responde a maioria das suas dúvidas?

Abraços,
Mael

{#HS:513219556-1574#}

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Mael,

Muito bom!
Seguirei com esse método.

Vi no https://bkper.com/pricing que o plano STANDARD fica $9, se pago a anuidade.
Se eu comprar esse pacote agora em fev/2018 eu poderei usar até fev/2019, correto ?
O pgto via cartão considera o câmbio do dia - pergunto porque não tenho hábito de comprar em dólar.

Grato,
Guida

Mael Caldas

to bk...@googlegroups.com
Olá Guida,

Ótimo saber que esse método deve funcionar pra você!

Se eu comprar esse pacote agora em fev/2018 eu poderei usar até fev/2019, correto ?
Exato. O plano Standard ficará habilitado para você por um ano. Após este período, será feita uma renovação automática no seu cartão. Caso a renovação seja realizada, o plano fica habilitado por mais um ano, e assim por diante.

O pgto via cartão considera o câmbio do dia?
Depende da operadora do seu cartão. Existem operadoras que consideram a cotação no mesmo dia da compra, outras consideram no dia do fechamento da fatura. Ideal é você verificar com sua operadora qual a forma que ela opera.

Aqui tem mais detalhes da resolução que permitiu esse tipo de operação:

Abraços,
Mael

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Mael,

Muito obrigado!

Sds,
Guida

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Mael,
Bom dia

Estive analisando a possibilidade de exportar meu livro para o G-sheets, para fazer algumas analises mais detalhadas.
No entanto, o bkper diz que terá acesso aos dados de meu livro, o que não achei muito coerente,do ponto de vista da segurança.
Poderia apenas confirmar se é isto mesmo que entendi e se tem algo além ?

Muito obrigado!
Guida

Mael Caldas

to bk...@googlegroups.com
Olá Guida,

O Add-on para Sheets foi desenvolvido por nós, da equipe do bkper. É preciso autorizar o acesso do G-Sheets ao seu book pois os dados são buscados pelo add-on de dentro de seus livros, e não somente exportados... Lá você pode rodar consultas de saldos e transações, e até mesmo lançar as transações para seus livros.

O acesso é realizado através do protocolo OAuth2, onde você autoriza serviços a comunicarem entre si, porém, em seu nome, não havendo nenhum tipo de acesso de terceiros aos seus dados.

Esta é a mesma forma como todos os serviços do Google se comunicam, como quando você dá acesso do seu celular a sua conta do Google Drive, para salvar ou ler algum arquivo.

Seguimos todos os padrões e protocolos de segurança exigidos pelo próprio Google para utilizar seus serviços e manter o status de parceiro Google Cloud.

Abraços,
Mael

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Mael,

Neste caso, o protocolo que vocês utilizam (OAuth2) é usado pela Google também, correto ? É um protocolo de autorização de dados pessoais, correto?

Desculpe por tantas perguntas, mas tenho interesse em levar o uso desse aplicativo a frente! Estou gostando bastante!

Para finalizar, você saberia dizer se é possível eu compartilhar um livro com alguem que irá apenas registrar transações (produto/serviço vendido, por exemplo), sem poder ver o total/valor $ de registros/exportar/etc ? Vi que é possível configurar na caixa compartilhar, mas não ficou muito claro.

Muito obrigado,
Guida

Mael Caldas

to bk...@googlegroups.com
Olá Guida,

Ótimo que está gostando e tem funcionado para você!

Isto, OAuth2 é o protocolo utilizado pelo Google e outras grande empresas, como Facebook, Linkedin e até mesmo Bancos. É um protocolo para autorizar aplicações acessarem dados privados, sejam pessoais ou da empresa, sem necessidade de informar usuário e senha, que seria muito inseguro.

Aqui tem uma explicação legal: https://stormpath.com/blog/what-the-heck-is-oauth

Quanto ao compartilhamento sem a pessoa sem acessar o livro e ver os saldos, é possível sim. O ponto principal é você dar a permissão a ela para "Apenas Lançar" (Record Only), e então ela terá acesso ao seu livro somente para registrar as informações, porém não terá acesso ao console web.
Após feito o compartilhamento, você pode optar por diversas formas de registrar transações:

- Aplicativos Móveis
- Um formulário do Google, via Forms Add-On
- Integrações com Zapier ou Pluga
- Formulários e customizações via biblioteca Apps Script

Aqui tem um artigo mais detalhado sobre compartilhamento e colaboração no livro: http://help.bkper.com/article/46-share-collaborate

Fique sempre à vontade para o que precisar, adoramos perguntas e estamos sempre à disposição! :-)

Um Abraço,
Mael

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Mael,

Fantástico!  Farei os testes do compartilhamento e caso encontre alguma dificuldade a mais, lhe comunico novamente.

Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

Abraços
Guida

Mael Caldas

to bk...@googlegroups.com
Ótimo Guida!

Ficamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!

Abraços,
Mael

Org Financ

to bk...@googlegroups.com
Mael,
Bom dia

Testei o compartilhamento com a categoria APENAS LANÇAR,  porém não parece não ter funcionado. Fiz o compartilhamento com a categoria EDITAR e funcionou.

Poderia ajudar com um passo a passo ou print pois realmente a categoria APENAS LANÇAR não esta funcionando.

Sds
Guida

Mael Caldas

to bk...@googlegroups.com
Olá Guida,

A permissão de Apenas Lançar disponibiliza os livros somente no aplicativo Android e iPhone, não dando acesso ao console web. Você chegou a dar uma olhada se o livro aparece no mobile?

Abraços,
Mael