TRILHA NO RIO DE JANEIRO

ronalds...@uol.com.br

to GRUPO OBSERVADORES AVES CAMPINAS

Com 180 km, maior trilha urbana do país atravessará Rio pelas montanhas

Via Folha de S.Paulo

OBS:  Acho que  tem muito passarinho  , mas para  esta trilha eu  sugiro escolta armada.

Chico Rodrigues

to birdwatchin...@googlegroups.com
É uma pena, uma excelente opção de geração de riqueza para o povo do Rio e para a própria cidade, mas que não recebe a devida atenção das autoridades. Eu mesmo não me arriscaria a andar por lá, nem mesmo com escolta.

Chico Rodrigues/Phono Art
Fones (19)3884.4967, (19)99695.4660(Vivo)
(19)99486.3238(Claro - WhatsApp)

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Grupo de Observadores de Aves de Campinas" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para birdwatchingbr-campinas+unsub...@googlegroups.com.

Antonio Mario Magalhaes

to birdwatchingbr-campinas
Olá Ronald,

Obrigado pelo link. Em 1973, minha esposa e eu descemos à pé do Corcovado, passando pela Vista Chinesa e chegando à Barra da Tijuca (não me recordo exatamente em que ponto...). Mais recentemente, me disseram que hoje seria impossível fazer isso.

Não sei se eu concordo muito com esse argumento de que a trilha seria útil para gerar emprego e renda para quem mora perto dela... Não tem nada a ver; esse é um argumento populista. A trilha é para ser aproveitada e ajudar na sua preservação. Os turistas que forem ao RJ já vão estar dando empregos à indústria turística e ponto final. Essa busca por esse prazer do encontro com a Natureza é o principal. Para aliviar algum sentimento de culpa que esse prazer traz para quem puder usufruir da trilha (e outras atividades), aparece esse argumento de 'trazer emprego e renda'... Só se o 'emprego e a renda' vier da exploração dos turistas que passarem por lá. Depois vão reclamar que o brasileiro prefere ir para o Exterior. Enfim...

Obrigado, Ronald, e um abraço,

AM

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para birdwatchingbr-campinas+unsubscr...@googlegroups.com.

[...]

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Prof. Antonio Mario Magalhães       http://astroweb.iag.usp.br/~mario/

Inst. de Astronomia, Geofisica e      antoni...@iag.usp.br or

Ciências Atmosféricas                    magalhaes.a...@gmail.com

Universidade de São Paulo             Office:   +55(11)3091-2798

Rua do Matão, 1226                      Fax:      +55(11)3091-2860

São Paulo - SP 05508-090              Cell.:     +55(19) 9 8145-9892

BRAZIL

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

ronalds...@uol.com.br

to birdwatchin...@googlegroups.com
Estimado MÁRIO

Eu morei no Rio de Janeiro de 1976  a 1988.

A cidade do Rio de Janeiro  era um mar de tranquilidade até  a eleição do governador Leonel BRIZOLA  em 1982  e suas políticas populistas e de  controle sob  a  PM que não podia subir o morro.
A filha dele Neuzinha era usuária de drogas.
Daí em diante o narcotráfico passou a tomar conta dos morros e logo desceram para controlar o asfalto.
Ele foi suceddido por  governadores e governadoras que continuaram na onda do populismo e  destruíram o estado  com corrupção.
Voltei ao Rio de Janeiro em  1993 a  1995  e  em 2005.
Nestes últimos períodos  aonda de violência já era muito grande.
Quando começava o tiroteio nos morros dava para  ver as balas traçantes cruzando o céu. Era um barulho ensurdecedor. Assustava muito.
Quando eu fui para  a reserva da Marinha , a minha mulher não quis voltar  ao Rio e viemos para  anossa terra  , Campinas.
Raramente vamos  ao Rio de  Janeiro por receio da violência.

Há uns 3 anos estive na vista chinesa.
Eu gostava de ir no morro Dona Marta e  nas Paineiras  até  1988
Realmente o cenário que podemos avistar do alto da boa vista é deslumbrante.
A Polícia Pacificadora deu resultado quando o Exército e os Fuzileiros Navais patrulhavam as favelas.
Hoje, é temerário ir nestes belos pontos turísticos .
O melhor mesmo é ir no Jardim Botânico ver os tucanos de bico verde etc.
Também não acredito que estas trilhas gerem empregos.
Políticos só fazem promessas vãs.
Em Teresópolis ( Serra dos órgãos)   há trilhas que possibilitam   até pernoite. Região de muitas espécies de aves.
É  melhor ir na   REGUA( Reserva Ecológica de Guapiaçu) em Guapimirim \ Cachoeira do Macacu. Há guia e o local é seguro. Os guias irmãos Mello conhecem muito bem a região.

Forte abraço

RONALD
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para birdwatchingbr-ca...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para birdwatchin...@googlegroups.com.

Antonio Mario Magalhaes

to birdwatchingbr-campinas
Ronald,

Sim, o Brizola parece ter sido um divisor de águas no destino do RJ. Oxalá, ele, destino, seja revertido...

Queria esclarecer que me referi, na minha mensagem, ao argumento como apresentado no artigo da Folha pelos mentores da trilha, e não ao argumento do Chico Rodrigues.

Este último é válido, do ponto de vista da cidade do RJ, já que atrairia mais turistas à cidade. Já o argumento de favorecer às comunidades próximas à trilha, no artigo da Folha, eu achei fraco.

Abc,

AM