Repassando: ajudando os passarinhos

Jean Paulo Veronese de Souza

to biologiau...@googlegroups.com
Oi, pessoal!
Vocês me conhecem e sabem que eu nunca mando e-mails desse tipo, mas dessa vez é uma boa causa e nós precisamos muito de ajuda.
Não sei se todos vocês sabem, mas no Brasil é permitido a qualquer pessoa que deseje, criar passeriformes nativos em cativeiro. Reproduzir, inclusive, somente para o seu prazer pessoal. Esta categoria de criação é chamada de "Criação Amadorista de Passeriformes". Os números são assustadores... são mais de 280mil pessoas autorizadas em todo país e mais de 2 milhões de pássaros cativos.
Ao longo dos anos, os trabalho do IBAMA vem demonstrando que esta categoria é, na verdade, uma das grandes responsáveis pela retirada ilegal de animais da natureza e uma facilitadora do tráfico de animais no país. Após anos de revindicação pelo fim da categoria, os servidores deste órgão conseguiram que fosse publicada uma Instrução Normativa que, pelo menos, restringe os direitos desses criadores  e tornaria mais difícil o tráfico de animais que ocorre revestido sobre este véu de legalidade. É a IN 15/2010.
Ocorre que estes criadores tem ampla representatividade junto a vários parlamentares e agora estão pressionando para que o IBAMA republique a IN, liberando novamente as regalias que eles perderam. Se não fizermos nada, eles vão conseguir!
A WSPA-Brasil está fazendo um abaixo assinado pela manutenção da IN 15/2010. É a primeira iniciativa deste tipo que eu vi, por isso peço que todos leiam e assinem:
http://e-activist.com/ea-action/action?ea.client.id=101&ea.campaign.id=11658
Divulguem o link!
Abraços a todos,
Gisele.