O que você faz (ou fez) com sua BeagleBoard?

Tiago Maluta

to beagleboa...@googlegroups.com
Pessoal,

O que vocês tem feito com a suas "Beagles"?

Atualmente temos:
  1. BeagleBoard (revC)
  2. BeagleBoard-xM
  3. BeagleBone
  4. BeagleBone Black
Sem contar as placas de expansão e todo universo que podemos fazer interace...

Queria dexar este espaço para vocês comentarem as experiências, acredito que há histórias legais: na indústria (em produtos), em pequisas acadêmicas, em projetos socias, em escolas, universidades, hobby, etc;

Abraços,

R. Lemos

to beagleboa...@googlegroups.com
Faz tempo que não tenho feito nada com a minha Beagle-xM.

Meu projeto inicial era transformá-la em uma central multimídia (quem sabe até rodando o xbmc?), mas comecei bem pequeno, com um renderer DLNA. Na verdade peguei um pronto (gmediarender) e adaptei pra rodar numa instalação de Debian.

Deste projeto, de longe o mais interessante que eu fiz foi na parte hardware, usando uma GPIO de saída e a SPI3 (ou SPI4 não me lembro agora) para controlar um pequeno amplificador. Este controlador, do lado do software, também ficou bem interessante, já que resolvi expor para o userland como uma placa ALSA (com 3 controles muitos simples: volume, graves/agudos e liga/desliga). Por fim o controle de volume se dá através de uma aplicação HTTP (mas sem frescuras de apache ou nginx; fiz tudo em C com libmicrohttpd e libjansson).

Meu próximo passo - e que ficou lá atrás, mas pretendo retomar um dia - era fazer um player de vídeo que não dependesse do X. Até comecei a aprender a programar pra SDL e ffmpeg, mas não cheguei a fazer o trabalho de sincronização de áudio e vídeo (ou seja, parei no decoding). Fiquei meio decepcionado com a lib ffmpeg (ou libav, que dá no mesmo) porque não consegui fazer meu quase-player ser monoprocessado (a ffmpeg cria threads para fazer o decoding, o que é ótimo para máquinas multiprocessadas como nossos desktops e celulares, mas eu acredito que eu - programador - consiga fazer um trabalho melhor com select(2) em uma máquina monoprocessada e sem diversos outros processos atrapalhando).

Ainda dentro do guarda-chuva "central multimídia" cheguei a brincar com libdrm e KMS dentro da beagleboard. Foi bem emocionante (e não passou disso) ver um JPEG aparecer na tela da TV, sem sequer ter o X instalado. A idéia era algum dia eu poder chutar a libSDL do meu player e trabalhar diretamente com o framebuffer da saída HDMI.

Um aspecto que mal cheguei a pesquisar era como usar a GPU (PowerVR) para: i. acelerar o decoding de vídeo; e ii. desenhar uma interface gráfica em OpenGL (GLES na verdade). Só vi o esquema geral de instalar um módulo no kernel e fazer a carga de um firmware, que na verdade é um compilador que roda dentro da GPU, já que o instruction set do PowerVR não é aberto.

Também o decoding de áudio pode sair da CPU e ser jogado pra um outro chip lá, que agora não me lembro qual é. Não pesquisei nada a respeito - ainda.

O input também não pesquisei muito, mas acho que seria bem trivial usar algum dispositivo de IR (+controle remoto) ligado a uma porta USB (ou ainda alguma forma de interceptar o protocolo CEC do HDMI; seria como ter um cabo HDMI numa ponta e HDMI e USB na outra, onde o USB pudesse trazer de volta os sinais CEC). Para o userland seria tudo exposto como evdev.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "BeagleBoard Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para beagleboard-bra...@googlegroups.com.

[]'s
Rodrigo
Powered by carbohydrates

Jeronimo

to beagleboa...@googlegroups.com
Tenho 3 Beagles
1 X Beagleboard : ja ralou muito com estudo de linux embarcado , hoje está guardada no armario aguardando um projeto que caiba nas caracteristicas dela.
1 x Beaglebone Black 2GB : Rodando uma automação residencial com node.js , node-red , mosquitto , mysql
1 x Beaglebone Black 4GB : Está em estudos para  virar controlador de VANT em um projeto de monitoramento ambiental do cerrado de brasilia.

Abs

Davi Souza

to beagleboa...@googlegroups.com
Mestres !!
 com minha Beaglebone Black . brinquei um pouco com stream de video .
 Estou me dedicando a ler sobre arm e quem sabe futuramente montar um cloud  .. mas sem tempo ultimamente ..

abs.

alex-mobigo

to beagleboa...@googlegroups.com
A minha está parada, aguardando por algum usuário ávido por conhecimento.
Com o dollar nas alturas, pode ser util para alguém.