Estou escrevendo porque enfrento um problema sério aqui na minha rua.
Desde a morte de meu pai, há 15 anos, um de nossos vizinhos resolveu
tomar "conta do pedaço" e invadir a área em frente à casa onde moro
com minha mãe. Ele fecha a rua com traves de futebol (já estão no
terceiro jogo de traves) e reúne à sua volta uma autêntica matilha. É
uma gritaria infernal, palavrões, som em volume alto, inclusive às
vezes com pandeiros e outros instrumentos. Já chamamos a polícia - e
já aconteceu de o soldado da PM ficar do lado dos baderneiros e nos
desautorizar na frente deles com um "a senhora não quer que a gente
fiscalize todos os jogos de futebol da cidade, quer?"
Neste Natal, após uma tarde particularmente barulhenta, fomos até a
delegacia fazer BO. Não quiseram registrar, mas um dos funcionários
da polícia civil de lá pegou a viatura, nos disse para entrar e
chegou na rua com a gente lá dentro. Chegou falando grosso, mandando
os baderneiros tirar as traves. Os baderneiros foram para cima dele,
alegando que têm seus "direitos" e que, se não pudessem ficar com as
traves, então iriam "mandar pedrada direto". Enquanto isso, uma
menina de uns 14 anos ficava nos xingando, a mim e a minha
mãe: "vacas", "mal amadas", "barangas que não têm o que fazer" etc. O
policial nada fez. Aliás, simplesmente entrou na viatura novamente e
foi embora.
Eu e minha mãe voltamos para a delegacia, para registrar BO - afinal,
houve a ameaça de vandalismo. Não quiseram registrar o tal BO. Na
noite seguinte, véspera de Natal, minha casa foi atacada com ovos. A
parede ainda está manchada.
Tirei fotos com minha câmera digital (do jogo de bola e das manchas
de ovos) - aliás, assim que viram que eu estava com a câmera, eles
debandaram - ao som de mais abuso verbal.
Está claro que há um cabeça organizador por trás de tudo isso - o tal
vizinho - porque essa turma tem dia, hora e local certos para se
encontrar. Mas, é claro, também não tenho como provar a participação
desse sujeito específico.
Alguém tem alguma idéia de como proceder para acabar com esse
absurdo? Minha mãe já é idosa. Estou pensando em adotar a prática
da "tolerância zero", ou seja, chamar a PM cada vez que essas traves
aparecerem aqui na minha porta. O problema é que não sei se isso vai
acabar com o jogo de vez (note-se que a grande maioria desses
arruaceiros nem são daqui; alguns vêm até de carro). Há também a
questão do vandalismo. Ao longo desses anos, já tivemos buzinaços em
frente à nossa casa de madrugada, campainha tocada várias vezes às 2
da manhã, ovos, limões, pedras, uma almofada aberta com o estofo
espalhado em nosso jardim e um rato enforcado na grade de nossa
garagem. A polícia nada faz e o resto da vizinhança se omite e faz
que não vê.
Estou em São Paulo, SP... que a cada dia está mais parecida com uma
zona de guerra.
Obrigada,
Viviane