Quem já passou dos trinta conheceu a truculência da censura no Brasil, desde 1964, na época do Golpe Militar, até o final dos anos 80 vivemos um regime de ditadura e censura. A censura não é racional, não respeita os direitos individuais e nem a privacidade.
A Internet tem se mostrado um grande meio democrático e propício a liberdade de expressão, mas parece que isto não tem agradado á todos:
Perai! Isto esta parecendo um complô orquestrado ! Pode ser, não se pode afirmar, mas parece. E com diz Manoel Castells em seu livro a Galaxia da Internet, os motivos são os mais diversos e insensatos, mas tudo que importa é que o Estado coloque mais uma camada na Internet, a camada do controle, pois nações não suportam o fato de não terem controle sobre ela. As nações querem transformar nossas vidas online em uma casa de vidro, quando deveria ser o contrario, nos cidadãos é que deveriamos ver o Estado dentro de uma casa de vidro.
Imagine que por motivos de segurança o porteiro do seu prédio seja obrigado a registrar o dia e hora sempre que você entre ou saia de casa, e este registro esteja disponível por três anos a disposição da justiça, caso seja necessário. Imagine agora que seu porteiro seja obrigado a informar secretamente à polícia qualquer atividade suspeita no seu condominio, e caso ele nao informe ele pode ser preso por negligência.
Absurdo não ? Mas para o Senador Eduardo Azeredo isto é perfeitamente natural e faz parte do projeto de cibercrimes que o provedor de acesso registre seu log de acesso e registro de navegação e que denuncie sigilosamente qualquer atividade suspeita.
Imagine agora que um jovem adolescente caminhe tranquilamente pelas ruas ouvindo seu player e seja abordado pela policia e seja detido por estar transportando dados ilegais. Ou ainda que um executivo seja preso pois em seu Pen Drive tem um arquivo PDF de parte de um livro que ele não obteve autorização para transportar. Ou ainda que você que gosta de Mangá, seja preso por traduzir um!
No blog do Sérgio Amadeu, você encontra de forma didática os perigos que representam o projeto de cibercrimes, inclusive a possiblidade da extinção de redes P2P e redes sem fio abertas, inviabilizando varias atividades como o software livre, VOIP e TV via P2P, dentre outros
Você também pode encontrar muita informação no Blog Não sou um Número e no Alerta total, além de outros blogs e nos feeds ao lado (mais em baixo por favor).
Contamos com sua participação!
[]s