Ano B - Dia: 03/f10/2012 Seguir Jesus sem olhar para trás Leitura OranteLc 9,57-62Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus: - Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for. Então Jesus disse: - As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar. Aí ele disse para outro homem: - Venha comigo.
Mas ele respondeu: - Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. Jesus disse: - Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus. Outro homem disse: - Eu seguirei o Senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. Jesus respondeu: - Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.
Leitura Orante
Saudamos a todas as pessoas próximas a nós, com um aperto de mão - gesto de paz e acolhimento -, e aos que circulam pela web dizemos:
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo. - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles", ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra. Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras. Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 9,57-62, e observo as pessoas que queriam seguir Jesus:
Neste texto, três tipos de pessoas ilustram o começo do seguimento de Jesus. São personagens anônimos. O primeiro e o terceiro tomam a iniciativa, sem serem chamados. O segundo é Jesus quem o chama. Nos três casos, a exigência é o desprendimento de outros vínculos, a disposição a enfrentar o desconforto. Tudo relacionado ao desejo de
seguir o Senhor. Na última fala neste trecho, Jesus afirma que quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino. Ele quis dizer que não se pode seguir Jesus e olhar noutra direção.
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? No Documento de Aparecida, os bispos disseram: "O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167).
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com a canção do Padre
Zezinho, scj: EU TE SEGUIREI
Eu te seguirei, Onde quer que vás. Onde está teu povo, Lá também estás
As aves do céu tem seu ninho, Os peixes tem onde morar Leões e raposas também Mas o Filho do Homem não tem
Onde morar. Mas lá onde está o teu povo, É lá onde queres ficar. E eu quero estar com meu povo, Lá também há de ser meu lugar Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou seguir Jesus Mestre e seu Projeto na realidade em que estou. Escolho uma frase ou palavra para memorizar.
Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. -Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e
Filho e Espírito Santo. Amém.
**************** Outubro 2012 - Mês Missionário Tema: "Brasil missionário partilha a tua fé".
- Se você quiser receber o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o
formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx Ir. Patrícia Silva, fsp
|