limpeza de backups do volume

João Pedro

to Bacula Backup-Pt-Br
Boa tarde a todos!

Estou precisando de ajuda para saber como faço para realizar a limpeza de backups antigos do meu volume sem deletar o mesmo e criar outro

Daniel de Andrade Xavier

to bacula-ba...@googlegroups.com
Boa tarde.

Não tenho muita experiência, mas vamos ver se consigo te ajudar com algo.

Dê uma olhada no período de retenção.

image.png

Qualquer dúvida estou à disposição.

Grato.

Daniel de Andrade Xavier
Departamento de Tecnologia

Prefeitura Municipal de Itatiba
Tel: (11) 3183-0630 Ramal 1679
E-mail: dxa...@informatica.itatiba.sp.gov.br
Skype: danieldexavier

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Bacula Backup-Pt-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bacula-backup-p...@googlegroups.com.

João Pedro

to Bacula Backup-Pt-Br
Boa tarde!

Agradeço a ajuda! fiquei apenas com algumas duvidas,
se eu entendi bem, após o prazo definido no período de retenção, os arquivos serão excluídos, isso mesmo ?

o meu estava configurado para 90 dias (em horas) e diminuiu para 30 dias para fazer os testes.

outra dúvida é se teria alguma forma de deletar manualmente apenas 1 job e liberar o espaço em disco que ele está ocupando

Agradeço a atenção.

Daniel de Andrade Xavier

to bacula-ba...@googlegroups.com
Tarde.

Então, após o prazo definido no período de retenção, os arquivos serão excluídos, isso mesmo ? Se não houver mais espaço, essa data serve para você garantir o tempo em que o arquivo vai estar bloqueado para exclusão pelo sistema.

Outra coisa,  " deletar manualmente apenas 1 job e liberar o espaço em disco que ele está ocupando", pelo que entendo o JOB é apenas o recurso para rodar o backup.

Veja.

image.png

Veja para incluir ou alterar dentro do bacula-dir.conf esse trecho de código:

Schedule {
  Name = "Agenda_GFS"
  Run = Pool="Semanal" Level="Full" Storage="Tape-101" 2nd,3rd,4th,5th fri at 19:00
  Run = Pool="Diaria" Level="Incremental" mon,tue,wed,thu at 19:00
  Run = Pool="Mensal" Level="Full" 1st fri at 19:00
}

Altere a informação Tape-101 para o seu cenário  (Storage) e observe que deve ficar algo assim no baculum.

image.png
image.png
image.png
Isso basicamente vai realizar os backups de segunda a quinta sendo diário, toda sexta o semanal ou mensal, iniciando às 19:00 horas.

Ele vai realizar o FULL ou Incremental, dependendo o Run que será executado, baseado na data..

[...]

João Pedro

to Bacula Backup-Pt-Br
Bom dia Daniel!

Entendo, agradeço muito a explicação, então reformulando a segunda pergunta:

seria possível deletar o backup que um job fez de dentro do volume ?

até onde sei, só é possível deletar o job do catalogo, mas o próprio backup que foi feito nunca encontrei uma maneira
Grato.

João Pedro Rocha