Configurar Bacula - Iniciante

leco

to Bacula Backup-Pt-Br
Boa Tarde!

Pessoal,

Estou precisado muito da ajuda de vocês, gostaria de estar
implementando o bacula na empresa porém não achei muita coisa a
respeito, poderiam me ajudar a configurar o mesmo ?

Obrigado

Raul

to bacula-ba...@googlegroups.com
Olá,

Siga com calma esse how-to que tudo vai dar certo :)

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-um-servidor-de-backup-Bacula/

Abraço,

> --

Raul Libório

http://rauhmaru.blogspot.com/
rauhmarutsªhotmailºcom
 openSUSE Member | Linux User #4444581

"There are only 10 types of people in the world -
Those who understand binary, and those who don't."

Cleuson Alves

to bacula-ba...@googlegroups.com
Olá, leia este artigo abaixo muito bom:

Passo-a-passo Instalação do Bacula Server

Diciembre 1, 2009, by Heitor Medrado de Faria - Sin comentarios aun

Em uma máquina com sistema operacional Linux* recém instalado, esses devem ser os passos para a implementação de um servidor “Bácula”:

*Neste caso os procedimentos foram realizados no Debian (Lenny), mas devem funcionar para qualquer distro, apenas modificando os comandos de instalação de pacotes.
1. Instalação do Banco-de-dados:

Sabemos que o bacula suporta três bancos de dados para sua operação, o: Mysql, Postgresql e o SQLite, e a instalação deles pode ser feita atrav[es do apt-get, aptitude ou yum, sem maiores problemas. Neste passo-a-passo, iremos adotar o Mysql.

Se for sua primeira instalação do “Bacula” é aconselhável deixar a senha do usuário “root” do banco-de-dados em branco, para facilitar os demais procedimentos. Caso defina uma senha, deve passá-la como parâmetro quando da execução dos scripts de criação do banco-de-dados, etc.

    apt-get install mysql-server

Agora, inicie o banco através do comando:

    /etc/init.d/mysql start

2. “Download” do Código Fonte do “Bacula”:

Acesse o link: http://sourceforge.net/projects/bacula/files/

Faça o download do arquivo .tar.gz mais recente do “Bacula“, provavelmente para o /tmp de seu servidor. O nome do arquivo a ser baixado será algo parecido com:

    bacula-3.0.3.tar.gz

Descompacte o arquivo com o comando:

    tar -xzvf bacula-3.0.3.tar.gz (onde o nome do arquivo sublinhado deve alterado para o nome do arquivo que você baixou)

3. Instalando Dependências:

Primeiramente, necessário instalar alguns pacotes:

1. gcc ou build-essential:

    apt-get install gcc

    apt-get install build-essential

2. libssl-dev:

    apt-get install libssl-dev

3. libmysql++-dev:

    apt-get install libmysql++-dev

4. Compilando o “Bacula”:

Vá para a pasta onde descompactou o fonte do “Bacula”. Provavelmente:

    cd /tmp/bacula-3.0.3

Configure a compilação para uso com o Mysql:

    ./configure –with-mysql

E então:

    make

    make install

5. Configurando o banco-de-dados do “Bacula” (cátalogo):

Se dirija para a pasta…

    cd /etc/bacula

E então execute os três scripts abaixo. O primeiro cria o banco, o segundo as tabelas, o terceiro o usuário “bacula” no banco*:

    ./create_mysql_database

    ./make_mysql_tables

    ./grant_mysql_privileges

*Se você houver configurado uma senha para o usuário “root” do banco de dados, deve passá-la em cada um dos scripts acima, no seguinte formato (exemplo, com senha “123456″):

./create_mysql_database -u root -p123456
6. Incializando o “Bacula”:

Ainda na pasta /etc/bacula, execute:

    ./bacula start

Se tudo deu certo, você deverá poder acessar o “Bacula” através da console texto:

    bconsole

Agora que está funcionando, basta ir customizando os arquivos .conf que também estão na pasta, de acordo com suas necessidades. Algumas informações necessitam ter alterações replicadas em mais de um lugar dentro do mesmo arquivo .conf ou em mais de um dos arquivos (por exemplo: o nome do director, quando alterado no bacula-dir.conf, precisa ser alterado também no -sd.conf, -fd.conf e no bconsole.conf).

Qualquer erro de sintaxe nos arquivos de configuração será apontado pelo “Bacula” quando do reinício dos daemons, que também é necessário para aplicar as alterações. Portanto, sempre que fizer modificações, execute:

    /etc/bacula/bacula restart

Abraços,

Heitor Faria

*******************************************************************************************************

2011/5/3 Raul <rauh...@gmail.com>

--
Cleuson de Oliveira Alves
Analista de Suporte

Thiago Joaquim

to bacula-ba...@googlegroups.com

Toda a instalação foi efetuada no Debian Squeeze, procurei seguir a instalação utilizando o escopo da imagem a seguir:

bacula_diagrama.png

Desta maneira cada um dos daemons do bacula foi instalado em um servidor distinto.

1.       Pré-requisitos:

Antes de iniciar a instalação do Bacula 5.0.3, devemos realizar a instalação das seguintes dependências:

gcc

g++

qt4-dev-tools

qt4-qtconfig

libqt4-core

libqt4-dev

libqwt5-qt4-dev

libpq-dev

libdbd-mysql-perl

libterm-readkey-perl

libmysql++-dev

libssl-dev

libreadline6-dev

libwrap0-dev

make

Agora sim, podemos dar inicio ao download e instalação do Bacula.

2.       Download do Bacula:

Acesse o diretório /temp/ e efetue o download.

# cd /tmp/

# wget “https://sourceforge.net/projects/bacula/files/bacula/5.0.3/bacula-5.0.3.tar.gz/download

3.       Compilando o Bacula e instalando apenas o daemon Director:

Descompacte o pacote de instalação do Bacula e acesse a pasta para inicio da compilação.

# tar –zxvf bacula-5.0.3.tar.gz

# cd bacula-5.0.3

 Compilando e instalando o daemon Director com suporte ao Mysql.

Parâmetro

Valor

--enable-bat

--enable-tray-monitor

--enable-smartalloc

--enable-build-dir

--enable-largefile

--disable-conio

--disable-build-stored

--with-tcp-wrappers

--with-openssl

--with-dump-email=

E-mail para o usuário bacula.

--with-job-email=

E-mail para relatório dos Jobs.

--with-smtp-host=

Endereço smtp do servidor de e-mail.

--with-dir-password=

Password do daemon director.

--with-fd-password=

Password do daemon file.

--with-sd-password=

Password do daemon storage.

--with-mon-dir-password=

Password monitor para o daemon director.

--with-mon-fd-password=

Password monitor para o daemon file.

--with-mon-sd-password=

Password monitor para o daemon storage.

--with-mysql

make && make install && make install-autostart-dird

4.       Configurando a base da dados do MySQL para o Daemon Catalog:

O daemon Catalog necessita penas do mysql-server. Para isso efetue a instalação das seguintes dependências:

mysql-server

 Configure o MySQL para aceitar conexões a partir de qualquer computador, editando o arquivo my.cnf em /etc/mysql.

# vim /etc/mysql/my.cnf

bind-address            = 0.0.0.0

Reinicie o MySQL.

# /etc/init.d/mysql restart

Crie a tabela bacula.

# mysql –p –e “create database bacula;”

Crie o usuário bacula e atribua a ele todas as permissões sobre a tabela bacula.

# mysql –p –e “grant all privileges on bacula.* to ‘bacula’@’localhost’ identified by ‘senha para o usuario’”

# mysql –p –e “grant all privileges on bacula.* to ‘bacula’@’%’ identified by ‘senha para o usuario’”

Copie o arquivo make_mysql_tables do servidor daemon director. Este arquivo sera responsável por criar a estrutura da tabela.

# scp /etc/bacula/make_mysql_tables root@ipdoservidormysql:/tmp/

Importe a estrutura da tabela bacula para o MySQL.

# /tmp/make_mysql_tables –u bacula -p

5.       Instalando o Daemon Storage:

Antes de iniciar a instalação e configuração do Daemon Storage devemos realizar a instalação das dependências:

gcc

g++

qt4-dev-tools

qt4-qtconfig

libqt4-core

libqt4-dev

libqwt5-qt4-dev

libpq-dev

libdbd-mysql-perl

libterm-readkey-perl

libmysql++-dev

libssl-dev

libreadline6-dev

libwrap0-dev

make

Agora sim, podemos dar inicio ao download e instalação do Daemon Storage.

[...]

Compilando e instalando o daemon Storage com suporte ao Mysql.

Parâmetro

Valor

--enable-tray-monitor

--enable-smartalloc

--enable-build-stored

--enable-largefile

--disable-conio

--disable-build-dird

[...]

make && make install && make install-autostart-sd

6.       Interconectando o Daemon Director com o Catalog:

Edite o arquivo bacula-dir.conf.

# vim /etc/bacula/bacula-dir.conf

dbdriver  = “dbi:mysql”;

dbaddress  = “ipdoservidormysql”;

dbport  = “porta de escuta do mysql padrão é 3306”;

dbname = “Nome do BD do Bacula”;

dbuser = “nome do usuário do BD Bacula”;

dbpassword = “senha do usuário do BD Bacula”;

  Reinicie o Daemon Director do Bacula.

# /etc/init.d/bacula-dir restart

7.       Interconectando o Daemon Director com o Daemon Storage:

No servidor que esta executando o Daemon Director, edite o arquivo bacula-dir.conf deixando da seguinte forma:

# vim /etc/bacula/bacula-dir.conf

# Definition of file storage device

Storage {

  Name = File

# Do not use "localhost" here

  Address = HOSTNAME DO SERVIDOR COM DAEMON STORAGE

  SDPort = 9103

  Password = "DEFINA UM PASSWORD"

  Device = FileStorage

  Media Type = File

}

# Restricted console used by tray-monitor to get the status of the director

#

Console {

  Name = LABLINUX-001-mon

  Password = "DEFINA UM PASSWORD"

  CommandACL = status, .status

}

  No servidor que esta executando o Daemon Storage, edite o arquivo bacula-sd.conf deixando da seguinte forma:

# vim /etc/bacula/bacula-sd.conf

# List Directors who are permitted to contact Storage daemon

#

Director {

  Name = NOMEDO SERVIDOR DIRECTOR-dir

  Password = "MESMO PASSWORD CONFIGURADO NO ARQUIVO BACULA-DIR.CONF"

}

# Restricted Director, used by tray-monitor to get the

#   status of the storage daemon

#

Director {

  Name = NOME DO SERVIDOR DIRECTOR-mon

  Password = "MESMO PASSWORD CONFIGURADO NO ARQUIVO BACULA-DIR.CONF(TRAY-MONITOR)"

  Monitor = yes

}

# Send all messages to the Director,

# mount messages also are sent to the email address

#

Messages {

  Name = Standard

  director =NOME DO SERVIDOR DIRECTOR -dir = all

}

8.       Interconectando com os clients:

No servidor que esta executando o Daemon Director, edite o arquivo bacula-dir.conf deixando da seguinte forma:

# vim /etc/bacula/bacula-dir.conf

# Client (File Services) to backup

Client {

  Name = NOME DO CLIENT-fd

  Address = HOSTNAME OU ENDEREÇO IP DO CLIENT

  FDPort = 9102

  Catalog = MyCatalog

  Password = "DEFINA UM PASSWORD"

  File Retention = 30 days            # 30 days

  Job Retention = 6 months            # six months

  AutoPrune = yes                     # Prune expired Jobs/Files

}

JobDefs {

  Name = "DefaultJob"

  Type = Backup

  Level = Incremental

  Client = NOME DO CLIENT-fd

  FileSet = "Full Set"

  Schedule = "WeeklyCycle"

  Storage = File

  Messages = Standard

  Pool = File

  Priority = 10

  Write Bootstrap = "/var/bacula/working/%c.bsr"

}

# Standard Restore template, to be changed by Console program

#  Only one such job is needed for all Jobs/Clients/Storage ...

#

Job {

  Name = "RestoreFiles"

  Type = Restore

  Client=NOME DO CLIENT-fd

  FileSet="Full Set"

  Storage = File

  Pool = Default

  Messages = Standard

  Where = /tmp/bacula-restores

}

Repita o conteúdo acima para cada cliente.

No servidor que esta executando o Client, edite o arquivo bacula-fd.conf deixando da seguinte forma:

# vim /etc/bacula/bacula-fd.conf

# List Directors who are permitted to contact this File daemon

#

Director {

  Name = NOME DO SERVIDOR DIRECTOR-dir

  Password = "MESMO PASSWORD CONFIGURADO NO ARQUIVO BACULA-DIR.CONF (cliente (File Services) to backup)"

}

# Restricted Director, used by tray-monitor to get the

#   status of the file daemon

#

[...]

# Send all messages except skipped files back to Director

Messages {

  Name = Standard

  director = NOME DO SERVIDOR DIRECTOR-dir = all, !skipped, !restored

}

9.       Configurações adicionais:

Editar o arquivo hosts de todos os servidores adicionando o ip da cada um dos daemons.

# vim /etc/hosts

127.0.0.1                                   NOME DO SERVIDOR

IP DO SERVIDOR                      NOME DO SERVIDOR

10.   Referencias:

www.bacula.org

http://tuliolnx.wordpress.com/2010/03/02/instalando-e-configurando-bacula-debian-5lenny/

http://www.bacula.com.br/?p=507