Retenção de Backups

Ricardo Gomes

to Bacula Backup-Pt-Br
Olá pessoal, estou tendo um problema de retenção de backups, o conceito teórico não está batendo com a prática. Vou postar minha dúvida e como observação vou diminuir nos testes a escala de dias para minutos. Assim consigo praticar e entender como funciona

Problema: tenho um cliente com dois jobs diferentes, um job faz backup de dados e outro job faz backup de banco de dados. sendo assim, estou tentando configurar as retenções somente no pool e deixando o no cliente o Job e File Retention = 0. Vou postar o Job do backup de dados

Client {
  Name = "SERVER-2012"
  Address = "10.10.10.10"
  Password = "xxxxxxxxxxxxxxx"
  Catalog = "MyCatalog"
  FileRetention = 0
  JobRetention = 0
  AutoPrune = yes
}

O Pool está configurado para que o Volume seja reaproveitado. A teoria é: O backup do 1 minuto vai ser full, do minuto 2 até o minuto 4 vão ser incremental, o minuto 5 seria o Full em seguida do minuto 6 até o 9 incremental assim por diante, a retenção de Job e File o dobro para ter sempre no catálogo. configurei o pool, job e agenda desta forma

Pool {
  Name = "POOL-DADOS"
  PoolType = "Backup"
  LabelFormat = "Vol-"
  VolumeRetention = 300
  AutoPrune = yes
  Recycle = yes
  FileRetention = 600
  JobRetention = 600
}
Job {
  Name = "JOB-DADOS"
  Type = "Backup"
  Level = "Incremental"
  Messages = "Standard"
  Storage = "File1"
  Pool = "POOL-DADOS"
  Client = "SERVER-2012"
  Fileset = "FILESET-DADOS"
  Schedule = "AGENDA"
}
Schedule {
  Name = "AGENDA"
  Run = at 10:41 # full
  Run = at 10:42
  Run = at 10:43
  Run = at 10:44
  Run = at 10:45 # full
  Run = at 10:46
  Run = at 10:47
  Run = at 10:48
  Run = at 10:49 # full
  Run = at 10:50
  Run = at 10:51
  Run = at 10:52
}

Para ter certeza da aplicação. no console eu fiz bacula restart e em seguida no console update opção 1 e opção 14 para atualizar tudo e a prática ficou assim. não fez como eu queria. alguém pode ajudar?

erro job.png

Wanderlei Huttel

to bacula-ba...@googlegroups.com
Olá Ricardo

O Job Full precisa estar em uma Pool diferente.

Atenciosamente

Wanderlei Hüttel

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Bacula Backup-Pt-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bacula-backup-p...@googlegroups.com.

Ricardo Gomes

to Bacula Backup-Pt-Br
Olá  Wanderlei

Obrigado pela resposta, mas o que notei é, o Volume não foi reaproveitado, esse é um ponto, o outro é, para estar um outra pool, eu vou ter que ter dois jobs? Um para incremental e outro para o full?

Ronaldo Araujo

to bacula-ba...@googlegroups.com
Boa tarde Ricardo ...

Vou me intrometer ...

Não precisa ter 2 jobs não. No próprio schedule vc informa em qual pool será executado o job.

No meu caso, o job é o mesmo. Eu só programo em qual Poll e Storage ele rodará.

Schedule {
   Name = "dc02-sc"
   Run = Level=Full             Pool=pool_se Storage=dc02-st_se    fri     at 18:15
   Run = Level=Differential Pool=pool_sq  Storage=dc02-st_sq    mon wed at 18:15
   Run = Level=Differential Pool=pool_tq  Storage=dc02-st_tq     tue thu at 18:15
}

--

Abs

Ronaldo Araujo

Ricardo Gomes

to Bacula Backup-Pt-Br
Opa meu amigo, todo ajuda é mais que bem vinda, consegue entender o porque o volume não foi reaproveitado quando o tempo de retenção foi atingido?

Ronaldo Araujo

to bacula-ba...@googlegroups.com
Cara,  o bacula é uma ótima ferramenta, mas eu também já tive alguns problemas que na teoria era uma coisa e na prática era outra ...

Eu não sei muito de bacula, mas pelo que entendi, o que vc fez está certo ...

Tente fazer o que o Wanderlei sugeriu: separar o full do diferential em Pools diferentes e no schedule faz como eu sugeri. Veja se resolve o seu problema.

--

Abs

Ronaldo Araujo