Re: [Coracao_e_Espirito_Indigena] Tekoah Itarypu totalmente queimada/REPASSANDO

5 views
Skip to first unread message

Momaiteí

unread,
Jul 25, 2008, 1:13:03 AM7/25/08
to Coracao_e_Esp...@yahoogrupos.com.br, Liana, cg...@funai.gov.br, unodc....@unodc.org, Joao Cristiano Fleck, vilmar guarany, presidência, bemestarmax, Bem Estar, la...@caminhodomeio.org, Contato

Aldeia Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, "Tava Guasu Avá Guarani", Paraná – Brasil / Paraguay  / Argentina.

 

A Organização Social e Etno-Cultural Indígena Teko Ñemoingo -  OSCIP GUARANY, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem por finalidade principal e meta a Revitalização, Valorização e Respeito à

Dignidade dos 10.000 Avá Guarani da Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina; objetivo: defender e conservar o seu patrimônio artístico e histórico material e imaterial; criada através da Lei 9.790/99, que cria as OSCIPs e o Termo de Parceria, dando um passo inicial de um projeto maior: a reforma do chamado marco legal do terceiro setor, ou seja, do conjunto de leis que regulam as relações entre o Estado e as organizações da sociedade civil.


MANIFESTA:  REPÚDIO CONTRA  OS ATOS PRATICADOS.

 A proteção das populações indígenas pelo Estado é imperativa, como se pode extrair do Art. 231 / 232 da Lei Maior. Atualmente os indígenas, não importa a sua etnia, no Brasil, vem sendo sistematicamente vitimas de expulsão de suas terras, abandonados pelo Estado, que mal consegue fazer face à assistência a algumas famílias indígenas. No Paraná, a região da tríplice fronteira (Brasil/ Paraguai / Argentina) tem sido cenário da triste exposição de centenas de indígenas a grilagem e usurpação de suas terras, como está acontecendo nesse mesmo momento no Rio de Janeiro com os indígenas: "O incêndio criminoso destruiu 6 ocas no aldeamento Tekoha Itarypú ,que está desde abril, na área de preservação dos sambaquis(Cemitérios indígenas) em Camboinhas,na região oceânica de Niterói,que é ameaçada pela especulação imobiliária".    

 

Aguyjevetepe (Atenciosamente)

 

Tupã Ñembo'agueraviju

Liderança da Aldeia Avá Guarani do Oco'y, Paraná - Brasil







2008/7/19 Liana <liana.r...@terra.com.br>:

 
----- Original Message -----
From: Liana
Sent: Saturday, July 19, 2008 1:47 PM
Subject: Fw: [Coracao_e_Espirito_Indigena] Tekoah Itarypu totalmente queimada

 Senhores, Em Apelo
Repassamos esta notícia, para quem não viu   em rede Nacional. Solicitamos repassem  para que todos tomem conhecimento. Há uma sucessão galopante de agressões e desrespeito à vida destas famílias Indígenas e não podemos  acreditar que fiquem sem devida atenção e providências, portanto aqui  enviamos este email conforme assim o recebemos.
Apelamos aqui às Nações Unidas, aos Direitos Humanos, à Funai,  apelamos ao "Ser Humano "por Respeito às crianças,  às  famílias  e  ao direito de viverem  em PAZ e dignamente e demais organizações  e segmentos do Governo nas  suas instâncias todas.
Sem mais palavras
Att
Liana Utinguassú-Uma filha desta Terra
Servidora/Presidência  Yvy Kuraxo
 
----- Original Message -----
Sent: Friday, July 18, 2008 7:03 PM
Subject: [Coracao_e_Espirito_Indigena] Tekoah Itarypu totalmente queimada

Foto

Aldeia em área nobre de Niterói foi completamente queimada (Foto: Marcos DPaula/Agência Estado)

 

 


 

Um incêndio destruiu todas as cinco ocas da aldeia dos Tekoá Itarypu, de etnia Guarani, que ficava na praia de Camboinhas, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, e feriu um índio na tarde desta sexta-feira (18). Segundo o diretor da Centro de Etno-Conhecimento Sócio Cultural e Ambiental Caueré (Cesac), Arão da Providência, o fogo teria sido intencional.

"Os indígenas saíram para uma apresentação e deixaram as crianças, que viram um grupo chegando para tacar fogo", diz Providência, acrescentando que a Cesac acompanhava o assentamento dos indígenas na área, junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 

Segundo o comunicado divulgado, empreiteiros  "querem retirar os indígenas daquele local para a construção de mais imóveis, naquele que é território sagrado para os indígenas", diz Arão da Providência.

Os índios estão na região desde o início do ano, vindos de Paraty, no Sul Fluminense. Em maio, Ministério Público Federal prometeu analisar as razões alegadas pelos índios para ocupar o terreno em uma das mais valorizadas áreas do litoral do município. A montagem da aldeia colocou, de um lado, a Funai e os índios; de outro, os donos das casas de luxo da região.


 Ajuda do IEF

Os índios guaranis que tiveram as ocas incendiadas devem receber apoio da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca, sob o comando do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ).

"Suspeitamos que o incêndio teve origem criminosa. Esperamos que as causas sejam apuradas pela polícia e, caso se comprove que foi um ato criminoso, que os responsáveis sejam pronta e exemplarmente punidos", afirmou o presidente do IEF/RJ, André Ilha, que entrou em contato com a Prefeitura de Niterói e com a Funai para dar assistência aos índios.

Segundo nota do IEF, a área foi incorporada ao Parque Estadual da Serra da Tiririca através do Decreto 41.266, assinado pelo governador Sérgio Cabral em abril deste ano. No total, 181 hectares de áreas do entorno da Laguna de Itaipu foram adicionadas ao parque.

 


Links das notícias
 

Índios que tiveram ocas incendiadas recebem apoio do IEF/RJ

Data : Sexta-feira, 18 de julho de 2008

 

IEF suspeita que incêndio em ocas de Niterói foi criminoso

Data : Sexta-feira, 18 de julho de 2008

 

 
 
GRUPO DE APOIO CORAÇÃO E ESPÍRITO INDÍGENA - GACEI
Uma porta aberta para o mundo apoiar um movimento de dignidade em favor do Povo da Terra.


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.


E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 18/07/2008

__._,_.___
GRUPO DE APOIO CORAÇÃO E ESPÍRITO INDÍGENA  
Uma porta aberta para o mundo apoiar um movimento de dignidade em favor do Povo da Terra.


Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16268887&refresh=1
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

logo yvy.gif
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages