Protocolos

Fersiltec - Jean

to autom...@googlegroups.com, adai...@gmail.com

Boa Tarde ,
Alguém tem algum material que fale a respeito de protocolos utilizados em comunicação entre PLC e IHM,s por exemplo Modbus

Rodrigo Trainotti

to autom...@googlegroups.com
Olá amigo,

Se você esta utilizando a combinação PLC e IHM, muito provavelmente você não precisara se aprofundar no protocolo ModBus pois cada IHM procede de uma forma diferente de endereçar variáveis para serem "puxadas" do CLP(no caso da IHM ser o mesmo em sua rede).

Aconselho a verificar junto ao fabricante do equipamento mestre ModBus da sua rede, como proceder para realizar os disparos de comando para o dispositivo escravo, e indispensavelmente buscar junto ao fabricante do dispositivo escravo, o mapa de memória onde relaciona um numero a variável presente no escravo deste sua rede. Este tal numero é que será utilizado pela IHM juntamente com o código da função*.

Caso os equipamentos em questão sejam do mesmo fabricante, é interessante que solicite algum exemplo qualquer a este. Para fabricantes diferentes, normalmente é um pouco mais trabalhoso e complicado mas para mim até hoje, sempre funcionou.

Grande abraço.

Rodrigo Trainotti
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Automações" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para autom...@googlegroups.com.

Fersiltec - Jean

to autom...@googlegroups.com
Olá Rodrigo,
Na verdade a intenção neste projeto e realmente de utilizar dois equipamentos de fabricantes separados, Siemens no mestre cujo o mesmo me oferece somente uma porta MPI e na IHM estou pensando em utilizar EXOR, estou verificando qual os protocolos que a mesma fornece, a questão de utilizar 2 fabricantes é em função do custo elevado das IHM.
- A questão é em casos como estes conforme vc me especifico, qual e o protocolo mais recomendado ?e meio fisico?  a serem utilizados para que a redução de custo que terei em comprar a IHM de fabricantes separados, depois eu acabe gastando em Engenharia de desenvolvimento!

Att,
Jean
Abraço

Rodrigo Trainotti

to autom...@googlegroups.com
Ola Jean,

Pois bem, eu não conheço esta marca de IHM. Por curiosidade, quem as vende em SC ?

Normalmente IHMs universais(se for este o caso desta IHM) possuem diversos protocolos internos para que você escolha de acordo com o escravo de sua rede.
Ex.: Para IHMs da Beijer(Hitech) no qual o Software de desenvolvimento é o ADP, permite selecionar mais de 170 protocolos(isso na versão antiga que tenho aqui) para sua aplicação, inclusive protocolos diferentes para cada porta física existente entre eles protocolos Siemens como S5, PPI e MPI. Pelo que eu saiba, PPI e MPI são protocolos Siemens e o meio físico de ambos são RS485(me corrija se eu estiver errado), então esta IHM devera necessariamente dispor de tal interface, ou caso contrario, você terá que considerar um conversor de sinal entre ambos.

Olha, já tive dificuldades com varias situações deste tipo, mas o maior tempo que perdi deste a primeira situação deste tipo foi de uma um dia e meio. Tudo depende do suporte, documentação que você dispor e particularidades de cada equipamento.

Espero ter ajudado!

Grande abraço,

Rodrigo Trainotti

to Fersiltec - Jean, autom...@googlegroups.com
Olá Jean,

Com os CLP Vipa nunca trabalhei mas pelo que já vi e ouvi, são equipamentos muito bons(equivalentes aos Siemens)!

Em relação aos tais sensores, por serem equipamentos de campo, o ideal é que houvesse sim uma rede de comunicação interligando-os, não sendo obrigatoriamente uma rede PROFIBUS onde encareceria muito o projeto final pois Sensores, Transdutores e Transmissores com esta interface normalmente possuem um valor mais elevado em comparação com instrumentos com interface analógica ou ModBus que em muitos casos atendem as necessidade da aplicação e processo. Eu particularmente já presenciei Fábricas de Papel com Transmissores enviando sinais ao CLP em 4-20mA por mais de 300 metros sem problemas significativos.
Para a rede PROFIBUS existem uma padronização quanto ao tipo de cabo a utilizar, quem definiu as características e regras para a instalação foi a Siemens. Realmente se você seguir todas as recomendações sobre a instalação de uma rede PROFIBUS, isso pode se tornar bastante complexo pois existem teorias e recomendações para tudo, entre elas o ângulo mínimo para curva dos cabo, tamanho mínimo de cabo entre instrumentos, impedância, etc. De qualquer forma o aprofundamento vai depender da sua aplicação onde o que esta em jogo o quão critico é o processo envolvido.

Para instrumentos com interface PROFIBUS se portando como escravos como acredito que será o seu caso, cada instrumento de campo terá de ser configurado com um endereço diferente. No CLP é que você terá de carregar o arquivos GSD fornecido pelo fabricante(não há como fazer sem este arquivo). Após isso você definira em quais variáveis as informações vindas dos instrumentos serão armazenadas no mapa de memória do PLC, e depois resta apenas construir um programa que acesse estas variáveis e utilize-as para alguma coisa. Em relação a instalação, todos os instrumentos serão ligados em paralelo, ou seja, todos estarão "pendurados nos 2 fios".

Curiosidade: A Siemens convencionou o nome PROFIBUS com todas as letras maiúsculas. Eu mesmo as vezes esqueço disso, mas vale lembrar disso quando for redigir algum documento mais formal.

Grande abraço,

Rodrigo Trainotti

to autom...@googlegroups.com

Sem puxar a sardinha, mas, porque não utilizar Ethernet/IP?

Modbus não sobreviverá por muito mais tempo.

No caso da Rockwell, dependendo da aplicação, poderá utilizar um pequeno controlador e IHM que não têm um custo grande.

Além disso, por conta do ControlLogix já ser um SDCD, você pode MUITO FACILMENTE, configurar sua IHM dentro do programa de controle, sem ter de fazer ABSOLUTAMENTE NADA  a mais para realizar a comunicação.

Imagine em pelo ápice da comunicação Ethernet, termos de ficar fazendo tabela para comunicar um equipamento com outro!!! Se não no curto, com certeza ganharás no médio prazo, com as manutenções e inclusões a serem feitas.

Se necessitar de ajuda, apesar de não ser minha região, posso solicitar que lhe auxiliem e conheça as ferramentas e equipamentos.

Gustavo Paiva
Engenheiro de Vendas - Sul do Pará
Sales Engineer - South Pará

Rockwell Automation