Alex Queiroz da Silva
Engº. Florestal e Seg. Trabalho
CREA - AC
Alex, segue informações dos procedimentos sobre o assunto aqui em SC:
Neste tipo de situação, o que vai definir a necessidade de registro é objetivo social, que neste caso é criação de bovinos. Esta atividade é de atribuição tanto de Engenheiros Agrônomos quanto de Médicos Veterinários e Zootecnistas, ou seja, cabe tanto registro no Crea quanto no CRMV, a empresa é quem vai definir. Mas o entendimento é que se tenha registro sim, caso o registro seja no CRMV o Crea não autuará, mas se não houver registro nenhum a empresa será notificada para realizar seu registro junto ao Crea-SC.
Dalva
Bom dia amigos
Que felicidade a minha este assunto ter entrado na pauta de nossas
discussões, pois já estava com ele na ponta...
André, desde que entrei na assessoria técnica do CREA venho buscando um meio de
melhorar os tramites processuais e diminuir essa burocracia desnecessária que
nossas Resoluções nos impõe diariamente....
Já tentei quase tudo, e por ser nova nesse meio, ainda não fui convencida (e nem quero ser) da necessidade de muitas coisas que foram criadas só pra nos atrapalhar.... Discordo de muitos procedimentos que são seguidos atualmente, mas sempre esbarro nas restrições que dizem que o CONFEA impõe. Na verdade acho tudo muita falta de praticidade... E se o CONFEA impõe é porque a gente deixa... Nós temos que ter força e nos unir pra enfrentar e mostrar que embora esteja lá, bem claro na resolução, não é pratico, nem traz benefícios, muito pelo contrário... Detalhe, estou tratando apenas dos modelos de decisões, relatórios, entre outros documentos que somos nós assessores os que mais sofrem... nem estou estendendo a situação ao que se refere a regulamentação do sistema e atribuições profissionais, já que este é um assunto mais complexo e tão intrigante quanto...
Perdoem-me o desabafo, mas é necessário que eu externe meus problemas, pois nós podemos nos unir e nos ajudar com isso....
Pelo que entendi, em seus CREAs as decisões de Câmara são assinadas apenas pelo Coordenador, é isso??? Isso se estende a todas as decisões de comissões também??
Ou ainda, não é assinada???
Pois amigos, acreditem... aqui em Roraima TODAS as decisões de câmara são assinadas por quem coordenou a reunião e por TODOS os conselheiros presentes, independente de unanimidade de voto.... Sempre achei isso um absurdo... Imaginem o tempo de espera que eles ficam aguardando as decisões ficarem prontas... imaginem a confusão que é quando uma decisão sai com alguma palavrinha ou algum número errado... lá se vem todos eles reassinar... as vezes viajam ou as vezes não vem mesmo!!! E aí já viu... processo parado, interessado ligando reclamando e por aí vai...
Inserir o nome de todos já é complicado, pois as decisões só podem ser confeccionadas durante a reunião após atingido o quórum, imagine todos terem que assinar duas vias??!!! É terrível isso!!
E o relatório??? Um monte de texto com um monte de considerandos que muitas vezes não tem nada a ver com o assunto tratado.... complicado isso!!!
Gostaria muito de conhecer os modelos de decisões, relatórios, lista de presença, pautas, sumulas, atas que seus creas utilizam... Podemos trocar modelos desses arquivos?????
De minha parte não vejo problema em trocarmos figurinhas para cada um tentar melhorar ou adaptar oque utiliza dentro das suas realidades..
Aqui ainda não temos um sistema como mencionou nosso amigo Paulo do Crea-PR, mas já está sendo estudada a questão... porém enquanto esse sistema não existe, é estressante lidar com esses detalhes que existem hoje.
Aqui tudo é feito em Word... e eu entendo isso como um caos... são vários documentos abertos todo o tempo e um depende do outro... é um Ctrl+C Ctrl+V que induz a erros, não é nada prático e sem falar no texto extremamente redundante.
Uma coisa tão simples de ser mudada... planilhas de excel resolveriam meu problema, mas não me deixam mudar nem a formatação do texto!!!! e olha que a Norma aprovada pela Resolução nº 1003/02 diz bem claro na no item 5.3: “...Por sua vez, os modelos para apresentação de informações de I a X, anexo B desta Norma, indicam os dados essenciais que devem ser devem ser explicitados nos referidos formulários, independentemente do formato a ser utilizado”.
Desculpem o longo texto e desabafo, mas minha vontade de mudar certas coisas é muito grande, mas barreiras que encontro estão sendo maiores, mas eu não desisto... por isso preciso conhecer os procedimentos de outros creas, pra poder justificar que a mudança pode ser feita e que outros creas já trabalham de maneira mais prática.
Abraços a todos.
Olá Jane, as decisões aqui em SC tb são elaboradas em word.... mas não é assinada por todos conselheiros, apenas pelo coordenador, e vamos sugerir que seja assinatura digitalizada, como faz o Crea-PR.
Eu posso encaminhar modelo de decisão caso vc queira...
Temos algumas que elaboramos individualmente, e algumas em bloco, qdo os processos são todos iguais (mesma capitulação, revelia, etc)
Dalva
--