Depois de anos de cobranças em relação à aprovação da nova rotulagem nutricional de alimentos, no último dia 02 de abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) finalmente divulgou um cronograma com os próximos passos.
Desde o início do processo de atualização das normas de rotulagem, iniciado em 2014, foram quase cinco anos. A última etapa do processo aconteceu em julho de 2018, com o encerramento da Tomada Pública de Subsídios. Agora, finalmente, avançamos mais um passo, com a publicação do relatório dessa consulta e o cronograma com os próximos passos.
Ótimas notícias, então. Mas o que esse calendário traz, e o que podemos fazer para termos certeza de que ele será respeitado?
ABRIL Anvisa divulgou o relatório com os resultados da consulta técnica realizada em 2018. Sugerimos que você dê uma olhada no relatório para ver, por exemplo, como as evidências científicas consolidadas confirmam que o modelo de advertências é melhor avaliado, e como a posição da indústria foi a única, dentre todas as categorias que participaram, a afirmar que o problema da rotulagem “não é bem assim como a Anvisa está dizendo”*.
MAIO A AGOSTO Nesse período acontecerão reuniões para o “Aperfeiçoamento e detalhamento das opções normativas”, ou seja, definições técnicas da rotulagem a ser adotada. É uma fase bem importante, e temos que ficar atentos para que a Anvisa valorize as evidências científicas, e que as decisões sejam tomadas tendo em mente a saúde da população.
SETEMBRO Esse é o nosso mês! Anvisa finalmente abrirá a consulta pública para que todos possamos dizer, como cidadãos e consumidores, o que queremos para o futuro da rotulagem de alimentos no Brasil. A consulta deve se estender até novembro.
Temos muito trabalho pela frente, e temos certeza que podemos contar com você. Por isso, a partir de agora, e até o final desse processo, enviaremos mensalmente atualizações como esta.
FALTA POUCO PRA TERMOS CEM MIL ASSINATURAS APOIANDO OS TRIÂNGULOS!
Se você não assinou a petição, ainda dá tempo! Se já assinou, fale com seus amigos, familiares, colegas de trabalho.
|
A participação de todos é essencial para defender o direito de sabermos o que comemos.
*Relatório da Tomada Pública de Subsídios (TPS) nº 1/2018, pergunta 5.1, página 20.
|