Depoimento Gabriela.

1 view
Skip to first unread message

gabriela rabelo

unread,
Aug 13, 2011, 4:11:09 PM8/13/11
to Luis de la Mora, rochaca...@gmail.com, arquitetandoc...@googlegroups.com


Professores, assim como Edmilson adicionei no artigo logo embaixo do dele, também de amarelo. Envio também por e-mail  logo aqui embaixo. 

Tentei ser o mais objetiva possível, pois percebi que o de Edmilson estava bastante parecido com o meu. Caso precise de alguma correção, por favor, fiquem a vontade! 

Muita obrigada pela oportunidade!


Abs, Gabriela.








A experiência didática e prática da disciplina Oficina de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, foi de imenso valor aos estudantes por passarem a ver a Arquitetura por um novo ângulo. Não mais se estudava o edifício puro, a estrutura isolada, a estética. A Arquitetura ia mais além. Tinha o poder de direcionar, mudar as vidas das pessoas. O cotidiano, os hábitos, as relações sociais, tudo acontecia por meio e na Arquitetura.


As visitas à Bomba do Hemetério e as trocas de informações, conhecimentos com a comunidade, estimulou os alunos a projetar pensando mais intensamente no desejo e necessidade do cliente. Este cliente eram os moradores da Bomba, bairro bastante rico culturalmente e forte com grupos representativos de poder que viabilizavam a concretização de mudanças, estimulando ainda mais os alunos.  Tais fatores direcionaram a produção de um projeto mais próximo da realidade que combina com a população e tem mais possibilidade de permanência, manutenção e apreciação por se identificar com aqueles que irão usufruir deste.


O encontros com o Comitê de Apoio, as visitas aos centros Culturais como o Gigante do Samba, Abanadores do Arruda e a observação do dia-a-dia, foram de extrema importância para o verdadeiro conhecimento da área de atuação. Prática ainda não tão presente nos cursos de Arquitetura, mas de total necessidade de obrigatoriedade para compreensão da função social de um arquiteto urbanista. O sentimento de ligação e de intimidade com a comunidade permitiu a participação desta no desenvolvimento do projeto, nas etapas de reconhecimento dos problemas, tentativa de soluções, processo criativo e com certeza viabilizou um resultado superior e único.

Estudante Gabriela Rabelo Asfura Nassar

ULACAV co...doc
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages