Documentos

1 view

Anna Paula Gonzales

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Pessoal,
Ontem tivemos um momento muito importante e que nos trouxe resultados positivos.
Agora precisamos articular a revisão do material escrito, com os mapas gerais.
Estou precisando, com urgência, o material em power point - o que está no dropbox ainda não é o definitivo.

Aproveito mais uma vez para agradecer a todos o empenho, a dedicação e o profissionalismo que dedicaram a esta ideia.

Abraços
Anna Paula

--
Anna Paula Gonzales
Coordenadora do Projeto Social Arquitetando a Cidadania do NUCLEOPE

Edmilson Sousa

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Anna Paula, boa tarde!
Qual o prazo para que o material final esteja pronto?
Seria possível fazer alguns ajustes nos projetos?

Como conversamos ontem, também me disponho a contribuir da seguinte forma:
caso as equipes queiram padronizar o aspecto visual das maquetes eletrônicas produzidas,
posso fazer isso, já que utilizo os softwares 3Dstudio e vray, possibilitando imagens com mais realismo.
Para isso é preciso que enviem para mim os modelos feitos no sketchup, bem como especificações de materiais, texturas etc.

Se isso for interessante e possível, por favor confirmarem brevemente.

Atenciosamente,
Edmilson.

Date: Fri, 15 Jul 2011 15:51:45 -0300
Subject: [arq-cidadania] Documentos
From: annapaul...@gmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "arquitetandocidadania-ufpe" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para arquitetandoc...@googlegroups.com.

Ana Cláudia

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Olah,
Parabens a todas que particiaparam e que estao participando desta experiencia tao rica.
Sobre o documento final, gostaria de saber se alguem trabalhou no documento final de ontem para hoje (pergunta)
Gostaria que a pessoa que trabalhou por ultimo no documento enviasse para mim.
Quero evitar trabalhar numa versao desatualizada.
Pretendo fazer uma revisao este final de semana.
Outra pergunta, as prop0ostas do plano geral e especificas estao inseridas no documento escrito (pergunta).
Ana Claudia

Julia Peregrino Samico

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Anna Paula:
acabo de colocar o power point da apresentação de ontem no dropbox.
Fiz uma pasta "Apresentação Final power point" e dividi a apresentação em quatro partes.

Ana Cláudia:
Acredito que a última pessoa que trabalhou no documento final foi Gabi (não tenho certeza).
Em relação às propostas específicas ,pelo menos o meu grupo, não fez nada escrito para ser inserido no documento.

Abraços,
Julia.

Anna Paula Gonzales

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Julia,
Obrigada por ter colocado no dropbox, mas há algum problema e não está abrindo no meu computador.
Você poderia colocar mais uma vez?
Obrigada.
Anna Paula

[...]

gabriela rabelo

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Ana Claudia, eu fui a última a trabalhar no documento e foi o que eu enviei para vocês com a lista do que faltava. De qualquer forma vou adicionar na pasta onde Júlia colocou a apresentação, APRESENTAÇÃO FINAL. Vale salientar que nenhuma proposta foi coloca ainda no documento, sendo assim, cada grupo teria ainda de produzir e enviar um texto com as propostas e imagens.

Abs, Gabriela.

Date: Fri, 15 Jul 2011 21:54:48 -0300
Subject: Re: [arq-cidadania] Documentos
From: annapaul...@gmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com

gabriela rabelo

to arquitetandoc...@googlegroups.com
A apresentação e o relatório estão na pasta ARQUIVOS FINAIS no dropbox. Qualquer documento que faça parte destes, como os mapas quando prontos, os textos das propostas, por favor, adicionar nesta página.
Abs, Gabriela.

From: gabi.rab...@hotmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Sat, 16 Jul 2011 07:02:58 +0300

Luis de la Mora

to arquitetandoc...@googlegroups.com
A todos os envolvidos na oficina de projeto (professores, alunos, parceira Anna Paula)
Expresso publicamente minha grande satisfação pelo esforço desplegado por todos, na parcela de responsabilidade que cada pessoa assumiu. O restultado está expresso na qualidade do resultado produzido. Parabens para todas as pessoas.
No entanto, é sentimento comum que precisamos concluir e aprimorar alguns elementos do todo. E a disponibilidade de algumas pessoas está expressa nas mensagens que temos intercambiado depois da apresentação na sede do programa Bombando Cidadania, mas precisamos organizarnos para evitar contradiçoes e trabalhos paralelos.
Assim proponho o seguinte
Edilson se encarrega, junto com os grupos que assim o desejarem, do aprimoramento dos projetos, e ele assume a responsabilidade da padronização gráfica com os programas que ele detem e sabe utilizar.
Gabi se enarrega da montagem final da apresentação Power Point. Algumas partes (acho que foi a proposta de Abanadores do Arruda, tinha algumas repetições de slides. Nao tenho certeza, mas merece uma revisão), incluindo o material atualizado que o Edilson vai preparar.
Ana Claudia faz a revisão e eventual complementação do relatório escrito.
Eu e Anna Paula fazemos a apresentação e a revisão final.... divulgamos com todos os envolvidos, para ajustes finais e termos o ok,  Anna Paula e eu iremos nos encarregar da sua impressão e reprodução de alguns volumes. O número de copias vai depender dos recursos que obtivermos.
Por outra parte devemos pensar na redação de varias versões (com diversos graus de detalhamento), de caráter expositivo de forma sintética, com boa dose de teor analitico para divulgarmos como produto coletivo de todos os envolvidos – professores e estudantes, registrando os méritos da equipe de redação. Estas versões podem ser desde: a) Resumo para congressos e seminários: 400 palavras.  b)   Comunicação resumida  (cinco páginas). c) Comunicação normal (10 páginas). d) Comunicação extendida (25 páginas). e) Versão completa.
Parece muita coisa, mas eu considero que o processo e seus resultados merece a mais ampla divulgação para registro do esforço de todos os envolvidos, e não menos importante a necessidade de divulgar o processo, com seus princípios fundamentais, estratégias e procedimentos, porque se para os membros do programa Bombando Cidadania os resultados são importantes para a negociação dos recursos para a execusão das obras, para nos da universidade a cadeira eletiva serviu como projeto piloto, para enfatizar a participação dos usuários no momento que os universitários escolhem áreas, definem objetos especificos de intervenção, elaboram diagnosticos identificando problemas e oportunidades, para definir diretrizes gerais e propostas especificos, tudo isso em diálogo propostivo com os usuários do espaço.
Precisamos divulgar junto ao Núcleo Docente Estruturados do curso de arquitetura (Profs. Patricia, Luiz Amorim, Juju, Gilson e eu –que nao conto, porque eu sou entusiasta defensor desta forma de projetar), junto ao colegiado do curso (os anteriores, mais a profa. Vera Mayrink – minha colega na chefia do departamento, Cristina Gris, Ronald Vasconcelos), tambem precisamos divulgar entre os professores de projeto principlamente, mas também entre todos os outros professores envolvidos no curso, tanto aqueles já participantes do novo projeto politico pedagógico, quanto dos outros.
Precisamos também divulgar entre todos os estudantes do curso.
Tudo isto na nossa intimidade mais proxima, mas também precisamos divulgar em seminários, congressos. Como felizmente a nossa parceira Anna Paula já fez para um seminario no Estado de Mato Grosso que terá lugar em Agosto ou Setembro, e como irao fazer os membros do Escritório Modelo que vao levar para o Encontro Nacional de Escritórios Modelo em Brasilia nos ultimos dias de Julho.
Vamos enviar uma comunicação para o Encontro Anual da Rede Latinoamericana de Catedras de Vivienda (nome original, mas que evolui para catedras de produção social do habitat),  a ser realizado nos primeiros dias de outubro na cidade de Córdoba, Argentina. Será também uma comunicação coletiva, com autoria de todos os que participamos da experiencia, mas que alguem deve ir para apresentar e discutir estas estratégias.
Eu me disponho a ir, como todos os anos, com meus próprios recursos. Mas podemos solicitar da reitoria o financiamento para a ida de outro professor e pelo menos um ou uma aluna. Quem se dispõe?
Se aparece mais de uma pessoa entre os alunos, deveremos fazer um sorteio...
Aguardo pronuniciamento, especialmente sobre a divisão de tarefas para completar e aprimorar as duas versoes originais: Apresentação Power Point, e Texto escrito
Depois agente discute a redação das diferentes versoes de comunicação.... A estratégia é: a partir da versao escrita completa, sair sintetizando e principalmente acrescentando elementos analiticos para produzir as versoes cada vez mais reduzidas...
Abraços e novamente meus parabens para todos nós.....
Luis de la Mora
Abs, Gabriela.

Abs, Gabriela.

Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para mailto:arquitetandocidadania-ufpe%2Bunsu...@googlegroups.com.

[...]

Ana Cláudia

to arquitetandoc...@googlegroups.com
OK
Ana Claudia

Edmilson Sousa

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Bom dia, colegas!
Reitero minha proposta de padronizar o aspecto visual das perspectivas.
O ideal seria que as equipes interessadas enviassem os arquivos sketchup (já com os eventuais ajustes de projeto) hoje, ou amanhã.
Seria interessante, também, enviarem fotografias dos edifícios/áreas de intervenção, contemplando o entorno, para que eu veja a possibilidade de fazer fotomontagem (sobrepor a perspectiva na fotografia).

É isto.
Ótimo fim de semana!
Edmilson.

Date: Sat, 16 Jul 2011 11:00:41 -0300
From: rochaca...@gmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com

Luis de la Mora

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Ratifico e apoio a iniciativa do Edmilson ao qual peço desculpas pelo erro de grafia do seu nome na mensagem onde proponho essa divisão de tarefas. (vejam histórico desta mensagem)

Dr. Luis de la Mora
Professor Associado. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Fone (81) 2126 8311
Chefe do Departamento de Arquitatura e Urbanismo. Fone (81) 21268771
Coordenador da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara (81) 2126 8784
Coordenador do Projeto de Formação dos educadores do ProJovem Urbano-Recife
Coordenação colegiada do Projeto de Requalificação dos Espaços Públicos da Bomba do Hemetério/Arquitetando Cidadania
Celular: (81) 91669686

Giselle Gerson

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Prof. Luís,

Tenho interesse em participar da prepararação do artigo.
Como poderíamos fazer para nos reunirmos sobre esse assunto? (decidir estrutura e assuntos a serem trabalhados), afinal existem vários eixos possíveis não é?!

Abraço,
Giselle.
Giselle Cerise Gerson

Arquiteta e Urbanista
Mestranda em Desenvolvimento Urbano - UFPE
Pesquisadora do LIA - Lab. de Investigação do Espaço na Arquitetura

hugo chaves

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Edmilson,

Eu posso ajudar na padronização das perspectivas, eu conheço o 3d max, se precisar.
Eu estou enviando mais uma proposta para as entradas, que flavio tinha dito que era bom ter mais de uma proposta.
e basicamente na primeira tem a colocação gelo baiano pequeno e elevar o piso a altura da calçada nas faixas de pedestres;
o segundo seria elevar todo giradouro a altura da calçada.

Hugo

To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Sat, 16 Jul 2011 14:27:15 +0000

hugo chaves

to arquitetandoc...@googlegroups.com
esqueci os anexos

To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Mon, 18 Jul 2011 18:16:54 +0000
propostas.rar

Edmilson Sousa

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Hugo, boa tarde!
Os arquivos que vc enviou estão em PDF.
A proposta seria os grupos enviarem os projetos já modelados em 3D (já que pelo menos uma pessoa de cada equipe deve saber mexer no sketchup ou similar). Então, depois de enviado para mim o modelo 3D do projeto, eu faria o tratamento final (Molhos, texturas, iluminação, fotomontagens...).
Fico no aguardo.
Abs,
Edmilson.

From: hugoc...@hotmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Mon, 18 Jul 2011 18:18:00 +0000

hugo chaves

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Ok entendi.
entao eu posso fazer o 3d da minha  equipe.
alguem sabe onde tem uma unibase para eu poder importar?

hugo

From: edmilso...@hotmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Mon, 18 Jul 2011 18:26:29 +0000

Flavio de Souza

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Oi Hugo, tudo bem?
Olha, eu tinha falado em tres propostas. Vou tentar explica-las:
1) a minima intervencao possivel - redesenho das calcadas para atender ao raio de 9 m, e colocacao de sinalizacao horizontal (pintura nas vias, faixas de pedrestres, blocos ou sinalizadores tipo cascos de tartarugas, orientando os trajetos dos veiculos, etc), e sinalizacao vertical - placas de sinalizacao de transito, e monumentos, e placas de identidade visual);
2) O mesmo que a numero 1, mais rebaixamento das calcadas para cadeirantes, etc, e pisos tateis, direcionais etc;
3) Mais intervencionista - elevacao de todo o cruzamento do galeto com uns 5 mestros entrando em todas as esquinas, piso diferenciado intertravao e colorido, com rampas de acesso ao novo entrocamento, listras de cores diferentes para sinalizacao horizontal, e dessa forma priorizar os pedestres. Teriam ainda, sinalizacoes verticais com placas de atencao para travessia de pedestres, postes com luzes amarelas, tipo globo redondo, piscando, h=2,5m, chamando a atencao dos motoristas para o cruzamento.
Quem esteve la durante a conversa deve ter entendido...
Abs, e boa sorte.
Flavio

--
[...]

Flávio de Souza
Professor Associado
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE

Avenida dos Reitores | s/n | Cidade Universitária
Recife | Pernambuco | Brasil
50741-530

hugo chaves

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Edmilson,

Eu coloquei no dropbox a proposta em 3D, ja no max. Dá uma olhada se esta ok.
A proposta seria a de intervenção mínima. Se o 3D estiver ok, eu tento fazer as outras 2 propostas.

Abraço

Hugo

From: edmilso...@hotmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Mon, 18 Jul 2011 18:26:29 +0000

Edmilson Sousa

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Hugo, boa noite!
Acho que vc esqueceu de anexar o arquivo.
Abs,
Edmilson.

From: hugoc...@hotmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Wed, 20 Jul 2011 19:53:08 +0000

Edmilson Sousa

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Ahhh, desculpa!
Está no dropbox...
rsrs

From: edmilso...@hotmail.com
To: arquitetandoc...@googlegroups.com
Date: Thu, 21 Jul 2011 00:39:17 +0000

Flavio de Souza

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Pessoal,
Abri o arquivo Relatorio Bomba finalíssimo.
É esse mesmo?
Ainda está incompleto, faltando algumas figuras, créditos das imagens, e principalmente, a CONCLUSÃO.
Não tem uma edição inicial de erros simples, ortografia, etc. Basta uma leitura para a realização dessa revisão inicial. Verificar se as imagens estão sendo utilizadas, ou seja, se estão falando sobre elas, para não ficarem fora de contexto. Não tem as propostas, nem as diretrizes.
Favor utilizarem o relatório que enviei como base, feito para o Brejal em Maceió.
Não tem uma diagramação bonita...
Bem, me confirmem que é esse o arquivo para eu continar a ler.
Abraços.
Flávio

Ana Cláudia

to arquitetandoc...@googlegroups.com
Pessoal,
Estou aguardando a conclusao de voces para iniciar a leitura.
Ana Claudia