O cérebro humano agora reage a emojis como rostos reais

23 views
Skip to first unread message

Joel Souza

unread,
Oct 27, 2021, 6:28:25 AM10/27/21
to arqhp
TLDR: Artigo na Wired explica que o cérebro reage ("cerebalmente" falando) à um emoji da mesma forma que reage a um sorriso de uma pessoa de carne e osso.

A forma de representar textualmente o emoji com dois caracteres :) tem o mesmo efeito no cérebro que um emoji amarelo como o 🙂 ou :-) TODAVIA o efeito não é o mesmo se o emoji estiver virado (:

Artigo original publicado na Social Neurosciense 


Depois de horas perdidas no instagram (não me orgulho disso) aprendi que o meme da vez a expressão "kkkkcrying" ou a versão em pt-BR  "chorrindo" que inclusive, também passei a usar  através do emoji 🥲

Conversando com uma amiga de uma geração anterior a minha (24 anos) aprendi que a forma textual de representar o "chorrindo" ou o 🥲 é assim =>    : ) :


Na era pré-smartphone e redes sociais 16 horas pro dia, eu com frequência recorria ao text faces para decorar meus e-mails com coisas tipo o ¯\_(ツ)_/¯ 

--
Joel Souza

Irapuan Martinez

unread,
Oct 27, 2021, 10:25:14 AM10/27/21
to Lista ArqHp
On Wed, Oct 27, 2021 at 7:28 AM Joel Souza <joel....@gmail.com> wrote:
TLDR: Artigo na Wired explica que o cérebro reage ("cerebalmente" falando) à um emoji da mesma forma que reage a um sorriso de uma pessoa de carne e osso.

Então… A espécie que sofre de pareidolia, acha que os hieróglifos da geração que não tem nada a dizer parece com rostinhos e desperta emoções?

 
A forma de representar textualmente o emoji com dois caracteres :) tem o mesmo efeito no cérebro que um emoji amarelo como o 🙂 ou :-) TODAVIA o efeito não é o mesmo se o emoji estiver virado (:

Mesmo em países onde a ordem de leitura é da direita para a esquerda? Grafia árabe é da esquerda para a direita (indianos e região, senão me engano, também). Mas nunca vi este pessoal usando emoji. Vou julgar que culturalmente, os emoticons nunca pegaram o pessoal aláh no Oriente Médio.

 
Depois de horas perdidas no instagram (não me orgulho disso)

Perdi uns 14 anos de vida em 6 anos usando o Orkut. Por isso nem abri conta no Zuckaverse.

 
aprendi que o meme da vez a expressão "kkkkcrying" ou a versão em pt-BR  "chorrindo" que inclusive, também passei a usar  através do emoji 🥲


=x=

Sobre emojis, apesar dos rostinhos despertarem emoções, no geral acho que seu uso empobrece o discurso. Claro que você antes precisa ter desenvolvido repertório para saber como se parece um discurso. Esta geração que chama três parágrafos de “textão”, acha normal não ter nada a dizer e então coloca as mãozinhas em prece.

A Idiocracy está vindo a cavalo? Sou cético quanto a isto. Não é novidade desta geração a falta de dedicação à atividades intelectuais. No “República”, Sócrates reclamou da displicência dos jovens. Toda geração se acha "a última" que deu duro e que os jovens não querem nada com a dureza. E quando a nova geração vira a velha geração, repetem o mesmíssimo discurso.

O que reclamam hoje de redes sociais, eu já vi reclamando de vitrolas.

A atual geração não é mais tapada que alguma anterior. Apenas a internet que deu poder de amplificar e tornar pública sua burrice. Isto os fizeram perder o pudor, encontrar outros idiotas que davam suporte para sair do armário, se aglomerarem (durante uma Pandemia) e eleger um presidente representante de seus valores e raciocínios. 

Acho que segue a mesma quantidade de sempre a proporção de idiotas para quem lê mais do que dois parágrafos sem checar se alguém surpreendentemente publicou algo no Instagram. Qual a proporção? 

Bom, se eu for atingido por um meteorito, vou me considerar com sorte por finalmente fazer parte de alguma amostragem maior.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages