Citroen e o market de guerrilha

1 view

Danival A. Souza

to ar...@googlegroups.com
Para quem viu uma notícia de um asteroid chamado pallas, que se chocaria contra a terra neste mês, trata-se de mais um market de guerrilha, agora do Citroen Pallas.

A moda pegou!

Vejam o caso:

http://www.messa.com.br/eric/ecode/

--
Danival A. Souza
Administrador de Redes

lave...@gmail.com

to ArqHP - Arquitetura de home pages
O artigo questiona a criatividade da campanha, mas acho que a questão
não é a criatividade da campanha e sim a ética.

Claro que eles tiveram a intenção de enganar a população, que ética há
nisso. E os veículos que aceitaram publicar uma campanha disfarçada
sabendo que muitos usuários iam ler como uma notícia real, que ética
eles têm?

Claro que há resultado neste tipo de campanha, resta saber se o
resultado é bom. Qual será a reação de um consumidor ao perceber que
foi enganado por uma montadora, por uma agência e por um veículo? Se a
montadora mente na camapanha dá pra acreditar no que eles dizem sobre
a qualidade do produto? Esse reultado vale a pena em função do
resultado positivo que a campanha pode dar ou seria melhor fazer uma
campanha que não tivesse a intenção de enganar?

Fico na dúvida se o problema está no publicitário que tem como
principal habilidade se vender e persuadir o cliente/anunciante ou no
cliente/anunciante que é capaz de qualquer coisa pra vender mais.

André Carneiro

to ar...@googlegroups.com
O marketing de guerrilha está na moda, e este tipo, que é o de forjar noticias, é o mais fácil. Difícil mesmo é fazer algo inteligente e que se propague de forma viral.

PS: Na verdade eu não considero isso mkt de guerrilha, apesar do título do artigo. Eu acho que isso é um viral meio babaca. Guerrilha pra mim é outra coisa, tipo quando uma operadora de celular distribui bandana na porta de um show que é patrocinado por outra operadora, daí "entra" no show mesmo sem tê-lo patrocinado.

André Carneiro

Diogenes (Doc)

to ar...@googlegroups.com
Uma observação...
Ao se colocar Pallas no campo de busca, abre a página do Google com o
link para a Citroen em primeiro lugar.

Independente dos méritos da campanha, há por trás programadores fazendo
a lição de casa...

Diogenes

lave...@gmail.com

to ArqHP - Arquitetura de home pages

O link paro o site da Citroen que aparece em primeiro lugar é pago,
nãm é mérito dos programadores e sim do link patrocinado.

O site da Citroen não aparece na primeira página, deve estar lá no fim.

Diogenes (Doc)

to ar...@googlegroups.com
Usei a palavra programadores muito genericamente, é verdade.

Quis dizer que a logística da coisa foi pensada e no mínimo correlacionada.

Doc

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
On 6/11/07, Diogenes (Doc) <d...@sabadonaestrada.com> wrote:
> Usei a palavra programadores muito genericamente, é verdade.
> Quis dizer que a logística da coisa foi pensada e no mínimo correlacionada.

Hm, sei não. Quando pesquisei por "Pallas" em tupi, os únicos links da
Citroen na primeira página do resultado, era Adsense. Dois, um
apontando para Citroen.com.br e outro para Meucitroen.com.br.

Dois sites, mesma empresa? Isto dilui o investimento em divulgação.

xauz

to ar...@googlegroups.com
> Uma observação...
> Ao se colocar Pallas no campo de busca, abre a página do Google com o
> link para a Citroen em primeiro lugar.

aqui o primeiro resultado foi da editora pallas

xauz

lave...@gmail.com

to ArqHP - Arquitetura de home pages
Repercussão negativa.

No site da Globo.com que é dirigido ao à grande massa e não para
pessoas que trabalham com web/comunicação e estão acostumadas a
questionar a publicidade (como essa lista) todos os comentários que li
são negativos.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL50412-6174,00.html#

Gabriel Campaner

to ar...@googlegroups.com
igual a campanha do BB...
é uma merda no merito ético sei la oq...
no geral...
conseguiu oq queria...
meio mundo mais 2 falanado do carro....

Gabriel Campaner
http://gabrielcp.wordpress.com/

André Carneiro

to ar...@googlegroups.com
Eu espero que seja melhor que a do BB em termos de avaliação de resultados.

Eles se gabam de terem conseguido 3 milhões de acesso ao site num dia, mas esqueceram de falar que foi acesso sem qualidade alguma. Eu mesmo acessei umas 15 vezes durante o dia sem conseguir carregar nem a página principal do meu banco (que na ocasião exibia somente e, para piorar, "Banco do Bruno" no topo). Se eu tivesse conseguido ver meu extrato como pretendia, teria acessado apenas 1 vez.
Mas não, o que importa é que "houve 3 milhões de acesso, a campanha foi um sucesso, pouquíssima gente achou que o banco foi invadido". Aham, e eu sou a Pamela Anderson.

André Carneiro

Vinícius Vidal

to ar...@googlegroups.com
Os "pubricitários esperrrtos e antenados" tem q divulgar esses números pra ficarem bem no mercado interno deles e esses jornaizinhos/revistas publi-egos como M&M e derivados e agradar os diretores de mkt das gdes empresas q os contrataram.

É só número, o q não quer dizer se foi bom ou não, o ruim é q no final das contas ficam os números como resultado e não a experiência do usuário em relação a isso, ou seja, uma merda. Pra dizê o q acho, é uma merda fedida esse lance todo de viral, marketing de guerrilha e o escambau pela net.

abçs.
--
// vinícius vidal

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
There is no such
thing as bad publicity
except your own obituary.
Brendan Behan

É de mal gosto, de qualquer forma que se vê, espalharem uma falsa
informação trágica como sendo verdadeira.

Mas infelizmente a publicidade é protegida por esta afirmação: Não
existe má publicidade. Existe apenas publicidade. Alardear o mal gosto
de seus projetos é fazer o jogo deles, é ajudá-los a conquistar o
objetivo e incentivará a fazer mais grosserias no futuro.

Assim como os patetad so "The Uncles" estão tomando brindando suas
Perrier comemorando o sucesso da campanha e recordando isto até a sua
terceira geração, os criadores desta geniealidade, que o Planeta Terra
seria açoitado por um enorme meteoro, estão comemorando o sucesso do
"viral".

O que me estranha, já que por "viral", sempre entendi envolvido coisas
positivas. Os "fatos sobre do Chuck Norris" é um viral. O "All your
base are belong to us" é viral. Uma pá de vídeos fora do mean stream
no Youtube? Uma cepa de virais. Mas os publicitários se contorciam na
mais verde inveja destas "campanhas", aonde ninguém ganhava dinheiro.
Então tentam lançar seus virais e fazem isto da forma mais grosseira
possível.

A grosseiria é apenas porque eles tem um prazo apertado para divulgar
alguma coisa de forma espontânea. Por isto forçam a barra. Veja o caso
do The Uncles, com eles plantando uma história falsa na Wikipedia e
fazendo jabá em blogs.

A minha expectativa que a coisa ainda vai piorar antes de melhorar.
Por mais que as empresas estejam se empenhando em ser relacionada com
valores positivos, muito publicitário ainda irá apelar para esta
afimação sobre má publicidade.

E contabilizar descontentamento como bom resultado.

donner.nine

to ar...@googlegroups.com
o que eu acho pior disso tudo é que os caras não se tocam que a galera não cai tão fácil mais nessa, a parte que "acredita" nisso, já é bem menor que a parte que não acredita, como no caso dos Tiuzinhos para o caso do tal Plalalas.

e pior... acho que o "viral" se consome, a galera descobre que a parada é farsa, no próximo viral descobre mais rápido, e assim por diante, o legal é rir da cara dos publicitários que se dignam de fazer isso, ou seria das empresas que pagam?

[]'s !

donner.nine

-----------------------------
http://www.donner.pro.br
donne...@gmail.com
w.design && w.dev

Leonardo Faria Coelho

to ar...@googlegroups.com
On 6/14/07, donner. nine <donne...@gmail.com> wrote:
> [...]
> rir da cara dos publicitários que se dignam de fazer isso, ou seria das

O bacana do viral é não ter investimento pesado e gerar buzz espontâneo.
O prazo é curto e forçam a divulgação, gastando milhões com primeira
página do UOL. Onde está o viral nisso tudo?

Desse modo, já vejo uma nova categoria em Cannes:
Trófeu Ação Viral Milionária do ano

--
Leonardo Faria Coelho
Programador de interfaces

André Carneiro

to ar...@googlegroups.com
O termo viral ganha outra conotação sob essa perspectiva. Fazendo o paralelo com sua versão da natureza, talvez o mkt viral vai esgotar as possibilidades, mas ao invés de morrer, ele se cristaliza e serve para estudos no futuro. Depois de caído no esquecimento da população, ele pode encontrar uma fraqueza e voltar a atacar.

André

donner.nine

to ar...@googlegroups.com
juro que vi algo parecido em jurassic park !! AHAHHHA
é brincadeira ^^