Enshittification

10 views
Skip to first unread message

Joel Souza

unread,
Dec 14, 2023, 11:53:53 AM12/14/23
to arqhp
Eu tava lendo o Manual do Usuário e cai no post que discute o Custo do Grátis e vi pela primeira vez o termo: enshittification

Com o fluxo de mensagnes e pessoas novas aqui da lista diminuindo ao passar dos anos, encontrei no Manual do Usuário uma alternativa pra passar alguns minutos por dia lendo, escutando e conversando sobre internet (digital, conteúdo, consumo, etc...). Além do conteúdo editorial do site, há uma espécie de "forum" e um grupo no Telegram pra quem colabora com o projeto mensalmente. 

Acho que tanto a ArqHP como o Manual do Usuário, convergem para os mesmos assuntos. Lá, um pouco menos espinhoso e com assunto mais diversificado que aqui. Ainda assim, vejo bastante similaridade apesar das diferenças óbivias (aqui um grupo de e-mail, lá um fórum + grupo de mensages)

Espero que o Ira seja um consumidor do conteúdo do Manual e que algumas pessoas de lá venham pra cá um dia. 



https://manualdousuario.net/orbita-post/o-custo-do-gratis/

Pensando nas questões de financiamento de software, acho que estamos em uma situação bem crítica, quando falamos de usuário final.

O que as pessoas chamam de “Enshittification” não é um problema que possa ser resolvido, é o objetivo declarado de todo software financiado por VC ou empresas de capital aberto: dominar mercado fazendo dumping, para depois recuperar isso com estratégias de monetização.

Outras formas de desenvolvimento, como empresas de capital fechado e open-source poderiam ser uma alternativa, mas fato que não estão funcionando.

O caso de redes sociais é o mais claro, pelo efeito de rede ser indispensável para funcionar. Outras coisas, como soluções profissionais (e.g. suíte de escritório, criativas), também dependem de um ecossistema de usuários grande para ser adotado.

Por causa da prevalência de soluções “gratuitas”, é muito difícil uma empresa independente atuar nesses mercado. Mesmo que algumas pessoas estejam dispostas a pagar, nem sempre é possível usar uma alternativa como decisão individual.

Open-source não teria esse problema do custo – funciona maravilhosamente bem para ferramentas e plataformas de desenvolvimento – mas e para usuário final? Temos exceções que confirmam a regra, como Blender e OBS por exemplo, mas via de regra não é competitivo.

Várias eventes recentes confirmam essas dificuldades de viver fora do modelo predatório, basta olhar as últimas do MdU e Órbita: Evernote, Castro e Simple Mobile Tools: o que está acontecendo com os aplicativos legais?; Firefox a beira do colapso?; Instapaper dobra preço da assinatura: melhor assim?.

E, mesmo que individualmente eu possa me esforçar, não resolve os grandes problemas como os efeitos das redes socias e da devassa dos dados.


--
Joel Souza

Irapuan Martinez

unread,
Dec 21, 2023, 8:08:13 PM12/21/23
to ar...@googlegroups.com
On Thu, Dec 14, 2023 at 1:53 PM Joel Souza <joel....@gmail.com> wrote:
Espero que o Ira seja um consumidor do conteúdo do Manual e que algumas pessoas de lá venham pra cá um dia. 

Te contar que conheci este site só em Agosto? Estava tentando cavar um convite para o Blue Sky e eles tinham uma thread com alguns convites (todos expirados). Mas não fui a fundo escovar o que ele tinha, vou olhar com mais atenção.

 
Pensando nas questões de financiamento de software, acho que estamos em uma situação bem crítica, quando falamos de usuário final.

Este barro está sendo amassado deste o manifesto "A catedral e o bazar". Ou com o rant do Bill Gates porque as empresas não estavam pagando pelo MS-DOS. Ou novamente, a Microsoft, inventando um certo custo total de propriedade, para demonstrar que o Windows era mais barato que o… Linux.

 
Outras formas de desenvolvimento, como empresas de capital fechado e open-source poderiam ser uma alternativa, mas fato que não estão funcionando.

Concorrência em livre mercado foi o único incentivo que a humanidade conseguiu pensar para fazer as coisas cada vez melhores e mais baratas. Open source não conta com este incentivo. Mesmo o cara trabalhando pela vaidade, sua dedicação será fora do horário que ele coloca o pão para dentro de casa. Equipes de desenvolvimento funcionam melhor quando se tem um departamento de RH.

Ainda há espaço para os pequenos? Ninguém achou que depois do Yahoo!, surgiria um mecanismo de busca melhor. É sempre uma cilada fácil de cair pensar que a história chegou ao seu fim.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages