Matter, o W3C das smart-homes

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
https://www.wsj.com/articles/why-apple-amazon-and-google-are-uniting-on-smart-home-tech-matter-explained-11645240134

O artigo é fechado a assinantes (e eles sabem que o Outline existe), mas basicamente, Google, Apple e Amazon estão contribuindo para um padrão para dispositivos inteligentes para residências: Cortinas e janelas elétricas, luzes, termostatos (existem países que não faz calor 400 dias por ano, pelo visto) e sistemas de segurança.

No futuro, dispositivos robóticos como aspiradores.

Padronizados, desenvolvedores não precisarão escrever um app para cada plataforma de assistente.

=x=

Anos atrás, montando apartamento, me convidaram para visitar uma empresa de automação residencial.

Fui pensando em fechaduras elétricas, controle do ar condicionado, vigilância.

Me apresentaram uma TV que se escondida na parede e autofalantes embutidos no forro. Tecnicamente, eu poderia controlar o som entre canal esquerdo e direto. Acabava ali a “automação”.

Pula alguns anos, compro um Google Nest por uma ninharia, não achando que seria útil. Instalei na mesa de cabeceira da cama.

Como eu vivi sem um até aquele dia.

Se não tem, recomendo. E sempre tenho o impulso de comprar e experimentar um Alexa, embora goste do ecossistema do Google.

E o nome do Google Nest? “Criado falante”.