Jakob Nielsen, in memorian

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Não, a bruxa má da usabilidade não morreu. Mas morrerá se tentar usar o app do Itaú.

Itaú, que recentemente reformulou sua marca — sai o "Itaú" dentro de um box arredondado e entra o "Itaú" dentro de um box arredondado. Como devem ter gasto toda a verba com a mudança radical da logo, não sobrou para pesquisar a usabilidade da nova tela de login do app.

Itaú, como outros bancos, tem duas senhas: Uma para logar e outra para assinar as operações. A de logar pode ser de 6 a 8 dígitos; a de assinar, sempre 6 (que é a mesma do cartão, exceto que é apenas 4 primeiros números — você que se vire para lembrar).

Você abre a tela de login do banco e o que tem lá? 6 boxes para entrar com a senha. Antes era uma caixa de texto, sem determinar a limitação.

6 boxes, então ele deve estar pedindo a senha de assinatura de operações, né? Pééééé, senha errada, você tem mais duas chances, antes de eu te bloquear e tornar sua vida um pouco mais infernal.

Então, uma coisa que deveria ser intuitiva, vira um desafio mental para o usuário. Tento novamente a de seis, talvez eu tenha digitado errado — o teclado do Itaú é aquele que combina dois números diferentes no mesmo botão, para que nenhuma captura de tela ou teclas detecte a real senha.

Errado de novo. Então, Ira: Valendo todo seu dinheiro na sua conta, última chance: Qual é a senha correta?

Resolvo digitar a senha de 8. Mas só tem seis boxes. Ignoro e sigo com a digitação.

Então a mágica acontece. Abre do nada, miraculosamente, MAIS DOIS FODENDOS BOXES PARA A SENHA DE 8 DÍGITOS.

Sim, meus senhores: Tem gente lá fora neste momento ganhando dinheiro criando uma interface que você TEM QUE ADIVINHAR como usar. Tipo, não é o painel de um Boeing, mas falta exigir brevê.

De onde eu tirei que iriam surgir as boxes extras? Puramente sorte. Uma interface baseada em sorte que você tenta resgatar o seu dinheiro que você pôs lá dentro.

O Itaú contratou os chineses do app de apostas do tigrezinho, só pode.

Joel Souza

Jan 31, 2024, 10:53:44 AMJan 31
to ar...@googlegroups.com
Isso me lembrou o In Loving Memory of Square Checkbox

Eu sou comecei HTMLer e me tornei backender no meio do caminho mas sempre tive uma queda por UI / UX. O que no "trend" de 2024 é questionar-se sobre o que vem depois do flat design.

Depois que surgiram o Bootstrap e o Google Material, a internet inteira ficou flat design e ao que tudo indica, todas essas tentativas de "fazer o mais do mesmo só que diferente" resultam como essas coisas aí do Itaú.

--
Joel Souza

Irapuan Martinez

Jan 31, 2024, 2:07:41 PMJan 31
to Lista ArqHp
Há uns 20 anos, web designers sabiam sobre Usabilidade, nem que fosse para se voltar contra e dizer que ela atrapalhava a arte arcana que eles achavam que praticavam.

Hoje, nem isto.

Estava programando uma viagem com a dona do coração, toca visitar sites de hotéis para selecionar.

Tarefa: Conhecer o hotel e eventualmente, fazer a reserva.

O que os sites oferecem: Cookies.

Não tem sentido e ninguém está parando para pensar. Era como colocar arquivo .MID para tocar no site. Não fazia nenhum sentido, mas todos colocam, então vamos colocar.

Cookies são inúteis. Sites não tem assim tanta personalização que tornem cookies úteis. E se é sua primeira vez no site, personalização é zero. Mas antes de ter chance de ver alguma coisa, seu chrome é tampado com um webdevelopês “antes de ousar ver alguma coisa, você é obrigado a aceitar nossas políticas de cookies”.

Fico pensando naquele departamento dentro do Ministério Público mundial, conferindo se usuários deram ok na aceitação dos cookies.

E o dono do site? Que dia do mês ou da semana ele tira para conferir os relatórios compilados de cookies? Alguém está gerando estes relatórios, não?

Disse, dia desses, que redes sociais é um gerenciador de conteúdo muito popular. E era danoso, porque a publicação era parte da rede social, não parte da web.

Hoje muitos restaurantes e hotéis simplesmente usam seus perfis no Instagram no lugar do site.

Quantas vezes o Instagram pediu pra concordar com cookies? Web developers estão perdendo terreno e não é para a AI. É para redes sociais.