Drex: Saudade do que a gente não viveu

2 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
Nov 5, 2025, 12:42:04 AM (2 days ago) Nov 5
to Lista ArqHp
Há dois anos, um idiota por aqui disse que iria entrar de cabeça em estudar os cryptoparanuês para ordenhar o Drex. Felizmente, o referido idiota é notório procrastinador e investiu muito pouco tempo com uma coisa que não vai mais acontecer:


Banco Central vai desligar a blockchain onde estava rodando testes do Drex. Em Janeiro, vão ver o que vai dar para aproveitar e que caminho vão tomar.

Já era pra desconfiar, já estava atrasadíssimo em relação às primeiras agendas de lançamento.

A alegação foi a incompatibilidade da privacidade com as operações (Leia-se: LGPD). Como o BC é notório sovina em divulgar informação, os doidinhos de chapéu de alumínio (Bolsonaristas true) estão dizendo que o Drex caiu por uma pressão deles, achando que "o Governo iria controlar seu dinheiro" (Não sou eu que vou explicar para eles o que é "moeda de curso legal").

Já os chapéu de alumínio de outro sabor (anarcocapitalistas), estão sugerindo que o governo desistiu porque o Pix já fornece toda a informação que precisam para interferir no que o cidadão faz com sua bufunfa (E então faz propaganda do Bitcoin).

Bom, é por isto que não podemos ter coisas legais: Drex sobe no telhado, adieu smart contracts com aval governamental. 

Vinicius Vollrath

unread,
Nov 5, 2025, 6:56:24 AM (2 days ago) Nov 5
to ar...@googlegroups.com
Se puder descentralizar e evitar o cartel dos cartórios, sou a favor.
Por que precisa de aval governamental? Não vejo vantagem nenhuma.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 5, 2025, 1:36:35 PM (2 days ago) Nov 5
to ar...@googlegroups.com
On Wed, Nov 5, 2025 at 8:56 AM Vinicius Vollrath <vini...@terradigital.com.br> wrote:
Por que precisa de aval governamental? Não vejo vantagem nenhuma.

Eu no começo, vulgarmente, me entusiasmei com o DREX por causa do endosso governamental. Mas smart contracts é justamente o contrário de esperar endosso centralizado.

Mas assim como o PIX abriu o caminho para um sistema bancário digital e inclusivo — uma coisa está ligada a outra: Antes do Nu Bank, eu já levei 60 dias para abrir uma conta bancária em certo bancão (estatal, o maior deles), enquanto outro bancão (Privado, o maior deles) sequer me deu retorno para nova conta. Hoje estes bancões abrem conta via app — o governo promovendo smart contracts, faria o mercado prestar atenção.

Não precisa ser o governo, mas a forcinha dele, quanto mais no Brasil, onde ele mete a mão em tudo, ajudaria. O que smart contracts precisam é do ecossistema de gatilhos e execução — sockets no Detran dizendo que o documento do possante foi transferido, para o smart contract liberar o dinheiro. O tale "dinheiro programável" que o Drex prometia.

Sim, posso fazer tudo isto com Ethereum e não sei mais o quê, com Bitcoin. Mas sequer a maioria da população ingressou em cryptos, que dirá existir a infraestrutura de gatilhos e execução. Se acontecer, será o Detran do Piauí com um secretário muito motivado, não uma adoção generalizada.

PIX angariou todo brasileiro não porque é digital. Porque é fácil e partiu de uma normativa — todo banco caminhou para aderir. Minha multa por desistir de votar, eu pago com PIX (R$ 3,70 para não ter que escolher entre o muito ruim e o muito pior? Melhor negócio da vida). 

Hoje smart contracts não dispõe desta acessibilidade e um estranho com quem você quer gambirar prefere papel e carimbadas, que valem num tribunal, do que um amontoado de bits.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 5, 2025, 1:50:51 PM (2 days ago) Nov 5
to ar...@googlegroups.com
(…) No entanto, as dificuldades na implementação da plataforma blockchain e a mudança de prioridade da gestão do presidente Gabriel Galípolo tornaram o futuro do Drex incerto. Uma fonte do mercado, consultada pelo Broadcast e que participa das discussões, considera que a falta de retorno sobre a segunda fase, cujo os resultados devem ser divulgados no início de 2026, é um indicativo de como a gestão atual do BC não prioriza o projeto.”Os participantes não têm visibilidade nenhuma. Está todo mundo no escuro”, disse a fonte.

https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/drex-real-digital-bc-galipolo-pode-acontecer-agora/

Tudo está perdido mas existem possibilidades:

O recuo do BC quanto ao uso da tecnologia, porém, amplia espaço para o mercado criar as suas próprias soluções, sem a participação efetiva do órgão regulador. Ou seja, a indústria deve criar diferentes iniciativas que irão competir, no curto prazo, o mesmo espaço.

Lá vamos nós com outro Betamax vs. VHS. Governo mandando é ruim, mas estabelecer um padrão em livre concorrência é dose — vide a Apple que levou anos pra colocar a droga de um cabo USB C nas iGeringonças.

Melhor caminho? Microsoft dar as mãos com o Mozilla e defenderem um padrão de mercado. Senão, acaba que se eu coloco grana numa stablecoin do Banco Master, o Banco Real não aceita.

Lembrando que a guerra dos navegadores não acabou porque as empresas acima foram conversar. Mas porque o sistema de busca que monopoliza a web lançou um navegador que apenas por coincidência, procurava responder a um padrão de mercado, o W3C. Se ele rodasse em Powerpoint invés de HTML, hoje a web seria um repositório de telas contendo texto com bullets.

E se uma big techs dessas, aderir aos smart contracts e dinheiro programável? Bom, a Meta tentou e desistiu; a Apple lançou um cartão e contra que é no duro, mais um banco tradicional do que uma empresa de tecnologia. Já temos alguns anos de fintechs rodando e nenhuma virou o Google da área. A própria Alphabet (Google) não tem nenhuma conversa neste sentido, além da wallet do Android.

E com o Banco Central desistindo, a coisa parece ser mais difícil do que parece.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 5, 2025, 11:25:16 PM (2 days ago) Nov 5
to ar...@googlegroups.com
Quando não está rolando uma pandemia, sobra para o bolsonarista comemorar o fim de outras tecnologias. Porque como todos sabem, a familícia adora o uso de dinheiro em espécie:


Sempre me perguntei como essa deputada mantém tão vistosa a floreira que carrega na cabeça. As flores devem estar sempre adequadamente servidas de adubo, imagino.

Ok, ok: Nem toda tecnologia necessariamente é boa. Mas o pessoal que comemora a taxação de nossas exportações, implicava com o Drex pelos motivos errados: Diziam que o governo aumentaria o poder sobre os indivíduos, controlando sua moeda.

Não é como se o governo não estivesse apenas INFLACIONANDO O CURSO LEGAL apenas o tempo todo. Mas hey, isto não gera like em rede social. É meio como chá de revelação do sexo de bebê, uma coisa que existe apenas porque existe Instagram, lacrar em rede social é o que sobrou de atividade política.

O que o Drex abria de possibilidade do governo tomar o rico dinheiro do cidadão, bom, são mecanismos que já existem hoje. Os deputados que tem medo do fogo (ou de outras tecnologias que surgiram desde então) lá atacaram estes mecanismos? É claro que não.

Assim como o Little Banana está lá nos Statis jurando que tem acesso ao Trump, o Drex foi sem nunca deixar sido por outros motivos. Mas os luddistas à brasileira acham genuinamente que foram eles que quebraram os teares. Não, nem o bolsonarinho lá causou as taxas nem a floreira ambulante derrubou o Drex. Eles são tão espertos que apenas assumiram a responsabilidade pelo retrocesso. E ainda comemoram.

E esta crítica não é pra dizer que os progressistas são a solução. Afinal, no que concerne nossos deputados, a gente não poderia demitir os acendedores de poste a gás.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages