Passaporte sanitário

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Então, chegamos naquele momento de terror que os reacionários temiam: a Ditadura da Saúde! Só comerá, beberá ou assistirá shows se mostrar a marca da besta.

No caso, o certificado da vacinação.

Mas o Brasil não perde uma oportunidade de ser o Brasil: O tal certificado é uma calamidade de usabilidade.

Todo vacinado recebeu um documento comprovando a vacinação — em São Paulo, um certificado num papel mais durável, “instragramável”. Em Goiânia, era uma fichinha xerocada e o toner estava invariavelmente acabando.

Mas o que conta é o certificado dentro do app. O app do caso, um certo Conecte SUS.

Bonito, né, “conecte”. Eu e você sabe como escrever a palavra. Mas eu e você somos aqueles tais 1% da população. Os 99%, vai se embananar pra escrever.

Claro, basta meter “SUS” nas app stores para encontrar. Novamente, o 1% versado em queries, tira de letra. Quem já tentou dar assistência a gente não versada em tecnologia, percebe a barreira.

Baixou o app! Então… Precisa fazer log in. Na era dos ecossistemas, o Gov.br decidiu ter um account. Não lembro porque abri o meu. Meu filho abriu para o ENEM. E agora precisa para acessar o certificado de vacinação contra Covid-19.

E na hora que o e-mail antiespionagem da Dilma chegar — o que os Correios tinha ficado encarregado de criar — o account já está pronto!

Entro com meu CPF. Não tem autopreenchimento. Logo, ele também não pegar a senha salva no seu navegador.

E claro, são duas telas diferentes. Imagina que louco colocar uma só tela para log in e senha?

(E ah, o SUS tem tanta percepção de prioridade que cobre a tela de log in com uma splash page pedindo voto para o… PRÊMIO IBEST. Sério. Eles querem ser lembrados como “o melhor do Brasil”. PRÊMIO IBEST, minha gente. A última vez que soube do iBest, estava conectado pelo iG)

Abro meu navegador, vou no configurações, senhas, procuro “gov”, preço para exibir a senha, entro com a digital, copio a senha, colo no app e então…

…Caio numa tela de CAPTCHA.

Daí eu seleciono todas as fotos com faixa de pedestres. E então…

…O CAPTCHA é de duas etapas: Me pede para selecionar as fotos com tratores. Mas é um truque, pois não tem nenhum. Os 1% tira de letra, mas imagine o iletrado digital?

Achou sacal até aqui? Se acostume, o app não salva os dados do log in e não permanece conectado. Toda vez que acessar, vai ter que passar por este suplício. O meu adicione ter que ir copiar a senha, já que eu optei que o navegador sorteasse uma senha para mim ao invés de usar uma senha fácil de lembrar. Segurança não sai de graça.

Finalmente entro na tela do app. Se imagina que o certificado estaria em destaque na tela inicial, quem sabe, já sendo exibido?

É, a gente não precisa esperar. O destaque da tela inicial é um F.A.Q.

Então você tem que ADIVINHAR que ao clicar no ícone “Vacinas”, você acessa o registro vacinal contra Covid-19. Bom, o acesso é este. Mas ele não exibe sem a última luta: Aparece uma splash screen com informações burocráticas e só depois de der ok… É exibido o registro das dose(s) tomada(s).

Você clica, abre um relatório do local, data, marca da vacina, lote e vacinador. É isto o passaporte? Não! Tem um botão embaixo, “Certificado de Vacinação” que exibe um certificado com um fundo patriótico com as mesmíssimas informações.

Mas aparece mais dois ícones (sem legenda): um para exibir “as costas” do certificado, aonde existe o QR code de validação; outro ícone para exportar um PDF com os dados e o QR code.

Hey, 1%: Tiramos de letra, ok. Agora imagina a Tia Maricota que só manda áudio no zap e nunca viu um QR code na vida e acha que PDF é um partido político.

Contando que eu já tinha o app e Gov.br account, são QUINZE PASSOS para acessar o certificado.

Imagina a entrada de um show com mil pessoas de público, cada uma tendo que esperar na fila para exibir o certificado?

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Mais detalhes: O “Conecte SUS” não usa a logomarca do SUS (a cruzinha de origami) e nem suas cores (branco e azul), que poderia favorecer o reconhecimento.

O ícone tem aquelas amebinhas gráficas, não usa “SUS” no ícone e o “SUS” no nome usa aquele tipo de escrita internética sem espaço e caixa alta no meio da palavra, “ConecteSUS”.

No meu celular, particularmente, o tamanho da fonte (que não é grande), o espaço permite exibir apenas “ConecteS…”. Gente de idade costuma usar fontes maiores para compensar a perda de acuidade visual. Ou seja, o pouco espaço é desperdiçado com o “Conecte” que não significa nada em prejuízo de esconder o “SUS”, que deveria ser o objetivo.

É com esta delinquência em desenvolvimento de app que estamos lidando: quem desenvolveu ignorou o brand da instituição pra criar uma coisa particular. Que se lasque a população que poderia ser beneficiada com recall de elementos já estabelecidos, vamos aproveitar o app para lançar um nome mordenex e um grafismo nada a ver.

Zé Gotinha é um importante elemento de identidade do SUS. Que louco usá-lo no ícone, né? Mas não seria trend.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
E pra validar o QR code?

O próprio Conecte SUS permite validar. Ou senão, basta acessar https://validacertidao.saude.gov.br/

Se estiver no mobile, pode fotografar o QR code; ou pode digitar um código alfabético de 16 bytes para validação (para o caso não ser um dispositivo com câmera).

É rápido para validar. Acertaram?

Nem tanto: O QR code precisa de alta resolução, porque passa informações demasiadas.

Usando o ConecteSUS, ok, mesmo o QR code complexo, conseguiu ler. Demorou um pouco acertar o foco para a câmera ler todos os detalhes. Precisa de mão firme.

Pelo link acima, a câmera sendo acessada pelo navegador do celular, não conseguiu focar o QR code complexo.

Fato é, QR code tem certas nuances que raramente quem o emprega, presta atenção. Só gera, cola e que se lixe se o usuário vai ter condições ideais para leitura.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
https://mobile.twitter.com/olaciencia/status/1447991242743287816

Se você precisa de sete tweets pra explicar como fazer uma operação, isso deveria ser sinal que o sistema está mal feito.

Tanure

to ar...@googlegroups.com
enquanto isso, na alemanha:

ao receber a segunda dose, te dão um certificado em papel com um we code que vc lê e baixa o app com o certificado

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.

Luiz Tanure

472f5a3aedb906cb767acdbdeaca6d8f
IMG_259154224.MOV

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Em qua., 13 de out. de 2021 09:04, Tanure <leta...@gmail.com> escreveu:
enquanto isso, na alemanha: ao receber a segunda dose, te dão um certificado em papel com um we code que vc lê e baixa o app com o certificado

Não precisaria ser a Alemanha pra fazer uma coisa tão óbvia: App exclusivo e/ou site, poucos elementos de interface, dados offline (para serem baixos uma única vez) e validação também offline.

Mas o “Gov.br” prefere esconder a coisa num app que dentre os diversos serviços, mostra sua posição na fila de transplante.

O Brasil pode ostentar que errou na Pandemia deste o começo (não fechando as fronteiras), passando pelo meio (ignorando o combate) e até o fim (Dificultando o que justamente pode trazer segurança para voltar à normalidade, o passaporte sanitário).

Fato é, a humanidade se saiu muito melhor contra a Gripe Espanhola do que contra o Covid-19. As pessoas podem dizer que há um século não havia aldeia global como hoje, mas temos tecnologia de informação de sobra pra compensar.

Só que optamos em não usar.

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
Passei por essa epopeia toda que você descreveu. E, pra melhorar, só consegui emitir meu certificado usando o computador e o velho e bom PDF impresso, porque eu tenho e-CPF. Mas é o A1 e só funciona no computador. Aí a senha do app, que não funcionava, eu tentei recuperar.

E ela também não funcionou! Deve ser aquele velho "pobrema" técnico.

[...]

Até foto com a família inteira de máscara, incluindo o gato, eu vi.

--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Sobre o QR code, disse que ele é complexo. Agora que tive um tempinho e passei ele num leitor genérico e capturei o código.

Ele passa exatos 941 bytes de informação. Por isto é tão complexo e precisa trabalhar com alta resolução e mãos firmes para funcionar. Mas ao mesmo tempo, o sistema disponibiliza uma sequência alfabética de 16 bytes para validar, caso o QR code não funcione.

Por que raios então o QR code não é apenas o código alfabético, gerando um QR code muito mais legível????????

qr-code.png
Acima, 941 bytes em QR code. Abaixo, 16 bytes:
qr-code-2.png

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Difícil acessar o comprovante de vacinação já tendo a senha do Gov.br account?

Fui habilitar o da minha esposa. Entro com o CPF e não tinha a senha salva — imagino que nunca tenhamos feito o cadastro.

Entro com o CPF e ele identifica que sim, existe um cadastro. Vai saber quando foi feito. Suspeito (vou investigar) que minha contabilidade abriu a conta para manejar questões trabalhistas dentro da Caixa.

Em todo caso, não tinha a senha. Bora recuperar?

O e-mail estava cadastrado errado — por uma incrível sorte, o e-mail estava obfuscado (ir***@gm***), mas os poucos caracteres que apreciam, um deles estava errado. Se o caracter errado estivesse obfuscado, estaria esperando o e-mail de resgate até agora.

Inútil.

Há outras maneiras: recuperar por SMS. O telefone era com um final desconhecido.

Inútil.

Reconhecimento facial. Isto mesmo, se já tiver CNH, ele alega que tem a foto e pode fazer a correspondência. Tentei e ficava contando para a tela inicial ao invés de ir adiante no processo.

Inútil.

Conta bancária. Aparentemente, pelo login do seu banco, eles atestam a identidade. Mas funciona com apenas algumas redes cadastradas. Itaú, o maior banco privado do país, não.

Adivinhem: Inútil.

Finalmente: Certificado digital. O tal ”eCPF”. Corriqueiro, quem não tem um certificado digital pessoa física dando sopa em seu computador — computador, né. Até aonde saiba, não tem como instalar no celular.

Dá pra instalar em Mac ou Linux? Dá, claro. Não somos selvagens. O problema é gerar o arquivo com a chave: Só funciona no Windows. 2021 e um sistema só roda no Windows.

UM CERTIFICADO DE SEGURANÇA. WINDOWS.

Bom, rodando um sistema com o certificado, abro o Gov.br, acesso a conta, corrijo os dados de resgate de senha, deslogo, peço recuperação de senha (para trocar a senha logado, precisaria da antiga), recebo o código, crio nova senha e tã-dã! Mamão com açúcar.

Daí você imagina alguém sem desenvoltura tecnológica passando por tudo isto.

Imagina alguém assim tendo que lidar com uma senha onde obrigatoriamente precisa de caracteres misturando caixa alta e baixa, números e pelo menos um caracter especial.

O app do SUS tem que vir acompanhado por um adolescente pra dar assistência.

Antonio Jozzolino

to arqhp
E pior que está tudo pronto por aí. Só ver o sistema da amazon e do google...

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com

E pior que está tudo pronto por aí. Só ver o sistema da amazon e do google...

Ora, mas que vergonha! Você está defendendo o imperialismo ianque? Temos que defender a indústria nacional!

Lembrando o Aldo Rebelo: "Halloween é o cacete, viva o Saci Pererê"!

O Ira, por exemplo, não usa o Twitter, só usa o Gorjeio - a rede social 100% nacional, gratuita e de qualidade.

--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Em sex., 22 de out. de 2021 12:07, Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> escreveu:
Ora, mas que vergonha! Você está defendendo o imperialismo ianque? Temos que defender a indústria nacional!

Patriota: A pessoa que inventa um sentido moral e religioso ligado ao território do seu povo e ao mesmo tempo, é contra demarcação de terras indígenas.

Lembrando o Aldo Rebelo: "Halloween é o cacete, viva o Saci Pererê"!

Bom são os cristãos dizendo que o Halloween é uma festa alienígena. Pois como se sabe, os eventos natalinos aconteceram todos ali no interior de Minas Gerais.

O Ira, por exemplo, não usa o Twitter, só usa o Gorjeio - a rede social 100% nacional, gratuita e de qualidade.

Se o cara tivesse segurado as pontas, hoje poderia chamar todos os excluídos (os reacionários que se acham conservadora sendo boca suja e liberais, pedindo intervenção militar).

Mas nem Twitter, nem Gorjeio. Comecei a publicar no LinkedIn:

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com

[...]

Não foi no Pará? Belém, a terra em que Jesus nasceu, fica lá.

[...]

Eu sabia que você se lembraria dela!

Mas nem Twitter, nem Gorjeio. Comecei a publicar no LinkedIn:

E, finalmente, encontro um motivo para usar aquela bagaça, também conhecida como LinkeDisney

--
Mauricio Fagundes

Antonio Jozzolino

to arqhp
O que dá gosto de ver é a simplicidade que buscam a todo o custo (ao custo de um exército de desenvolvedores altamente qualificados), tudo para tornar a experiência do usuário indolor. É comum as empresas buscarem soluções like google, e tbm é bastante comum como falham miseravelmente nisso.

As libraries e documentações estão aí, normalmente de graça, mas são mal utilizadas, interpretadas e no fim o que tinha que ser democrático fica circunscrito às grandes empresas. E ao governo. Ops! Mesmo com grana infinita, o governo falha miseravelmente.

A simplicidade é complexa.

Falando nisso, já tem três episódios da nova série da Apple, Invasion.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Fri, Oct 22, 2021 at 4:10 PM Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> wrote:
Mas nem Twitter, nem Gorjeio. Comecei a publicar no LinkedIn:

E, finalmente, encontro um motivo para usar aquela bagaça, também conhecida como LinkeDisney

Vinicius Vollrath

to ar...@googlegroups.com
""Chaves para geração de certificados de vacina na União Europeia vazam na Internet: é possível gerar certificados falsos, mas válidos, inutilizando a eficácia do chamado “Green Pass”, programa que gera um QR Code que permite a entrada de pessoas em bares, restaurantes ou outros espaços públicos. Todos os passes assinados com essas chaves precisarão ser cancelados, até mesmo os legítimos. As informações são da agência de notícias ANSA.""

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Wed, Oct 27, 2021 at 11:33 AM Vinicius Vollrath <vini...@terradigital.com.br> wrote:
[...]

Quando eu era jovem e inconsequente, tive uma moto. Hoje estou mais velho e sem moto, só continuo inconsequente. Um belo dia tranquei meu capacete na trava da moto, pela fivela de metal do capacete – aquela cinta que prende embaixo do queixo, feito de lona.

Quando volto, alguém usando uma faca cortou a cinta e roubou o capacete. Não é só pelo prejuízo, mas eu fiquei profundamente chocado em ver alguém roubando um item de segurança. Plus a mais, com a cinta do queixo cortada, o capacete seria inútil para ser usado novamente.

A pessoa só foi deliberadamente mal.

Esta mesma sensação volta em saber que alguém está disposto a falsificar um certificado de vacinação. E se procede acima a informação, alguém foi capaz de capturar as chaves e ter o risco de distribui-las.

Sorte é que as pessoas dispostas a falsificar um certificado de vacinação são poucas: Os que recusam a vacina, querem ostentar tomar uma decisão política… Diante de uma questão científica. Por isso não o veremos frequentando botecos que exigem vacinação. Não posso dizer que o ambiente piorou com a ausência de gentinha assim.

Mas se tal cracker roubou de fatos tais chaves, que bosta ele tem na cabeça? "Oh, vou ser herói da liberdade permitindo que todos tenham acesso”. Ô cabeça de bagre, é o passaporte sanitário que permite retomar um pouco da normalidade, já que não conseguimos eliminar o vírus só com medidas de distanciamento.

Vamos ter que dividir o planeta com o Novo Coronavírus por mais alguns anos. Vacinação é que permitirá termos de volta pequenos prazeres como lamber corrimão de escadas. Mas aquela parcela de idiotas da humanidade acha que o vírus vai embora se a gente ignorá-lo.