HVTP: Hyper Video Transfer Protocol

2 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
Sep 22, 2022, 7:54:55 AM9/22/22
to Lista ArqHp
O jovem matou o hipertexto, na biblioteca, usando o botão play:


I tried replacing Google with TikTok, and it worked better than I thought (…) Prabhakar Raghavan, the SVP of search at Google, said in July that “something like almost 40 percent of young people, when they are looking for a place for lunch, they don’t go to Google Maps or Search, they go to TikTok or Instagram.”

(…) On one hand, there’s nothing particularly surprising about this: the internet is just becoming a more visual place. YouTube has long been the internet’s second most popular search engine, and for a lot of things, a video is actually the best possible answer.

(…) there are things for which TikTok is an absolutely useful search engine, (…) None of these videos were branded websites or the standard Yelp / TripAdvisor fare that tends to be at the top of Google search results. Some were made by TikTokers trying to be local influencers (…)

Joel Souza

unread,
Sep 23, 2022, 5:37:46 AM9/23/22
to ar...@googlegroups.com
Eu tenho um ranço absurdo disso. Quando se pesquisa no google por um restaurante por exemplo, o resultado da busca é baseado na tua localização e ele te joga na cara à um botão e um clique de distância, o trajeto, os horários de pico baseados em atividade que o google rastreia nos dos telefones dos frequentadores, o menu, o telefone do restaurante para  de reservas, reviews... tudo na primeira tela.

Minha namorada de 25 anos é do time que procura no Instagram. O lugar onde o restaurante coloca o menu oferecido nunca é óbvio. Pode ser um post, pode ser um story fixado mas na maioria das vezes, nem tem. O endereço não é clicável e horários só torcendo muito para que o time de xoxial media se preocupe em colocar isso logo de cara na bio e mantenha o texto atualizado.



--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/arqhp/CAFu4B9o%2BzrTncw-Ng0xBKB-pBqujOvdS5omr%2BJfu35B%3DnTRVTw%40mail.gmail.com.


--
Joel Souza

Pedro Rocha

unread,
Sep 23, 2022, 7:21:48 AM9/23/22
to ar...@googlegroups.com
Toda nova camada de abstração da tecnologia, que facilita para o público em geral ao se tornar mais visual e user friendly, incomoda os heavy users que sabem como domar as nuances da tecnologia, mas a verdade é que a maioria das pessoas não sabe usar o Google até hoje. Assim como não sabem usar Excel e não vão aprender Blockchain =P

Eu tenho um ranço de dev q fala mal de Terminal e que usa client visual para fazer commit no Github. To velho ..hehe

abs,
Pedro Rocha


Irapuan Martinez

unread,
Sep 23, 2022, 7:25:22 AM9/23/22
to Lista ArqHp
Sábado passado, num boteco:

— Comandante capitão tio bróder camarada, le menu sil vous plait.

— No nosso Instagram.

Gosto de boteco assim: Chão grudento, gato passeando entre as pernas, copo sujo e garçom com raiva das escolhas que fez na vida. O cara acha que automaticamente todos os seres humanos tem conta no Instagram. Ou que o Instagram— ou o parente pandêmico dele, o cardápio em QR code — são boas experiências de uso.

Fiquei imaginando como um documento textual que é um cardápio seria exibido no Instagram, no celular aonde resolução não é o forte e eles bloqueiam para que ninguém ouse determinar como acessar a imagem. Mas intui que era só o link e voilà, uma busca no Google achei o site onde o cardápio estava em hypertexto.

Melhor que isto, só o cardápio genérico comprado em papelaria, impresso em matricial no tempo que computação desconhecia caracteres latinos e você escolhia "PORCAO DE FRANGO FRITO".

=x=

Por um tempo, alguns restaurantes gran finos colocaram iPad para cardápio digital. Era horroroso. Queriam aproveitar a experiência e colocar fotos, mas tudo thumbnail. E claro, a atualização acho que era feita pelo correio, já que o sistema não era integrado e sequer, tinha como o staff atualizar. Como o pessoal que desenvolveu esse troço deveria cobrar por atualização, que os garçons assumissem os portadores de má notícia que o Mioranza estava em falta.

=x=

E o cardápio escondido no QR code, cujo o site só funciona se você acessar pelo wi-fi do restaurante. Rede de dados de celular, necas. Se eu já não tivesse em ido em mais de um restaurante assim, teria achado que era um problema isolado.

=x=

O Joel acima disse como se tem uma boa experiência usando o Google em hipertexto para acessar restaurantes. Há uma década atrás, se você ousasse fazer isto do celular, topava com o quê?

Site em Flash. Nem o telefone da casa, tinham o cuidado de publicar fora do SWF.

Irapuan Martinez

unread,
Sep 23, 2022, 7:43:36 AM9/23/22
to Lista ArqHp
On Fri, Sep 23, 2022 at 8:21 AM Pedro Rocha <pedrogo...@gmail.com> wrote:
Toda nova camada de abstração da tecnologia, que facilita para o público em geral ao se tornar mais visual e user friendly, incomoda os heavy users que sabem como domar as nuances da tecnologia,

This.

Mas há de convir que boa experiência é boa experiência em qualquer grau de skill. Não uso iPhone, mas toda vez que minha esposa precisa de alguma configuração no dela, eu pego e acho a coisa de primeira. Se me ligarem perguntando, sem o celular em mãos, eu não faço a remota ideia de como fazer.

Havia um tempo que usabilidade era uma coisa importante para interfaces. O pessoal que está fazendo cardápio de restaurante nunca se deu conta disto. E caem na velhíssima armadilha de desenvolver interfaces baseadas no próprio repertório, não no repertório do usuário: Se ele usa Instagram 27 horas por dia, então o Instagram é a nova web.

Me lembrou quando as pessoas achavam que o Internet Explorer era a internet.

 
mas a verdade é que a maioria das pessoas não sabe usar o Google até hoje.

Make "JFGI" great again!

 
Assim como não sabem usar Excel e não vão aprender Blockchain =P

Excel é uma outra camada: Não sei fazer absolutamente nada nele, até sentar em frente e começar a usar. Old brother of sky, não é a toa que carrega o mundo corporativo nas costas, dá pra fazer um monte de coisas com ele.

 
Eu tenho um ranço de dev q fala mal de Terminal e que usa client visual para fazer commit no Github. To velho ..hehe

Estou tentando aprender Python, for fun. 

Até agora, só nos tutorial on line, onde a interface roda a coisa. E aqui pensando quando vou ter que rodar localmente. E se tem uma GUI para me carregar no colo. 

Mário Aragão

unread,
Sep 23, 2022, 8:56:42 AM9/23/22
to ar...@googlegroups.com
Em sex., 23 de set. de 2022 às 08:25, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:

=x=

E o cardápio escondido no QR code, cujo o site só funciona se você acessar pelo wi-fi do restaurante. Rede de dados de celular, necas. Se eu já não tivesse em ido em mais de um restaurante assim, teria achado que era um problema isolado.

=x=

E para acessar o wi-fi do restaurante, ele te pede um login no Frescobook. Hahahahaha!

Irapuan Martinez

unread,
Sep 23, 2022, 9:41:14 AM9/23/22
to Lista ArqHp
On Fri, Sep 23, 2022 at 9:56 AM Mário Aragão <mario...@gmail.com> wrote:
E para acessar o wi-fi do restaurante, ele te pede um login no Frescobook. Hahahahaha!

Já topei com estabelecimentos assim. Nas primeiras vezes, tinha uma letra miúda, "Entre sem login", para você burlar o check in. Ótimo para mim, que ainda vive na era do Orkut e está esperando pra ver se essa coisa de Facebook e Instagram pegam.

Mas os últimos que me submeteram a tela de login, tiraram o atalho. There ain't no such thing as free wi-fi. Mas confesso, que tem um tempo que não topo com essas condições. Tem tela de login que eles fingem usar para divulgação mas quem passa por ela, só quer conexão, não vai navegar na tela de login.

Não vejo mais tela de login com Facebook, mas também tem um tempo que a concorrência em 3G fez a minha operadora me dar uma franquia que não acaba antes do dia 10 do mês. Se eles ficarem de frescurite, eu mesmo me resolvo. Mobilidade, em capitais, tem velocidade mais generosa que a mixaria do wi-fi gratuito.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages