As bigs techs protegem a sua privacidade.

16 views
Skip to first unread message

Guilherme Silva

unread,
Dec 13, 2023, 6:11:06 PM12/13/23
to ar...@googlegroups.com

Irapuan Martinez

unread,
Dec 21, 2023, 7:58:28 PM12/21/23
to ar...@googlegroups.com
No longa animado dos Simpsons, mostram como funcionaria a NSA, agência de segurança dos ianques.

Um centro de telemarketing imenso com milhares de operadores. Focam em um e ele está ouvindo a conversa telefônica de um casal de namorados. Tudo que eles diziam, o agente da NSA digitava num computador. A conversa:

— Desliga você primeiro.

— Não, desligo só depois de você desligar.

Fico imaginando as empresas e o Governo se queimarem compartilhando o centro de mensagens dos celulares. O que o Governo faz com milhões de chamadas diárias dizendo "Está na hora de você pegar seu bônus diário do Candy Crush!"?

Israel Cefrin

unread,
Jan 4, 2024, 11:50:45 AMJan 4
to ArqHP - Arquitetura de home pages
"Apple e Google podem repassar notificações do seu celular para governos"

Isso tem a mesma energia de " Irapuan pode morar em Goias"  ...

Irapuan Martinez

unread,
Jan 4, 2024, 12:57:48 PMJan 4
to ar...@googlegroups.com
On Thu, Jan 4, 2024 at 1:50 PM Israel Cefrin <israel...@gmail.com> wrote:
"Apple e Google podem repassar notificações do seu celular para governos"
Isso tem a mesma energia de " Irapuan pode morar em Goias"  ...

Nóis mora nos Goiás por exclusivo equívoco da cegonha. Mirou Genebra e acertou Goiânia.

O "don't be evil" não anda tão "don't" como antigonamente:


Na última quinta-feira (28), o Google aceitou pagar uma multa por monitorar as atividades dos usuários na janela anônima (…) O Google Chrome faz isso normalmente, porém, a sua criadora ainda rastreava e registrava algumas atividades para gerar dados para o Google Ads e monitorar o tráfego nas páginas. Depois, essas informações eram ligadas ao perfil do usuário no Chrome. 

Então, o Google sabe que você anda olhando para fotos de baristas de biquíni (sim, existe esta categoria) na aba anônima e usa isto para te vender cápsulas de Nespresso.

O pessoal pode achar isto uma afronta à privacidade e tecnicamente, é uma enorme afronta. Mas em termos práticos, o Google não tem como ameaçar sua privacidade. Primeiro porque você não é uma pessoa com algum tipo de exposição e também com algum tipo de poder, para ser chantageado. A privacidade de pessoas ordinárias não é uma coisa que valha o risco da empresa ser exposta como bisbilhoteira. 

Não defendendo de graça uma big tech. Mas nós, como usuários, temos que esperar que despejar tanta informação privada numa rede de computadores, poderia acontecer o pior cenário. Como sempre digo, o sabemos mas ainda o fazemos, por causa da enorme conveniência. Quem não quer, que vá usar o DuckGoGo e descobrir que quando precisar de um chaveiro, ele vai te mostrar endereços a dois mil quilômetros de distância, que manja de SEO.

Para algum prestador de serviço no seu bairro, você precisa abrir mão da privacidade e entregar onde você mora.

Eita nóis. Apple e Google entregando os alertas dos usuários aos governos e Google sabendo o que você faz na calada da aba anônima. Agora só faltam celulares e assistentes estarem ouvindo nossas conversas.

=x=

E será que não estão? Muita coincidência eu estar falando que em 2024 tem Olímpiada e começa a pipocar propaganda de pay-per-view.

Na verdade, na verdade, as big techs não precisam de nenhuma macumba para tanto. É ano de Olimpíada, vai pipocar propaganda de coisas correlacionadas. E o ser humano padece de uma coisa chamada "viés de confirmação". Você vê 50 anúncios diversos, mas registra só o banner que confirma sua tese que seu celular está à espreita.

Minha esposa, dia desses, mencionou que pensou em comprar roupas de cama, e a propaganda da Mmartan apareceu no seu celular. Usar microfone, vá lá. Ler mentes, aí já é um pouco mais difícil. Mas o viés da confirmação explica.

Em todo caso, dia desses testei: Um celular Android e um iPhone próximos, disse que precisava renovar o seguro do carro. Não apareceu para ninguém propaganda de seguradoras. Aí, além de estar lendo mentes, os celulares sabem que estão sendo testados e escondem que ouvem as coisas? Até um bolsonarista teria dificuldade em acreditar nisso.

Mas por certo, assistentes estão vindo com chaves físicas para desligar sua escuta passiva. Prova que eles ouvem? Bom, pairava alguma dúvida que um assistente de voz passiva fica ouvindo o tempo todo, esperando as palavras arcanas de invocação? A chave é mais para ter sossego, para não disparar acidentalmente o assistente. E para acalmar o pessoal que preza sua privacidade, mas compra um microfone passivo para sua casa, que envia periodicamente relatórios para servidores em outro país.

Guilherme Silva

unread,
Jan 5, 2024, 6:25:23 AMJan 5
to ar...@googlegroups.com
O "don't be evil" não anda tão "don't" como antigonamente:

Faz tempo eles abandonaram esse mote. Acho que agora eles permitem um "evil do bem", como nossos colegas brasileiros.

A privacidade de pessoas ordinárias não é uma coisa que valha o risco da empresa ser exposta como bisbilhoteira. 

Esse argumento eu não compro nem por um segundo. Principais razões:

- Irrelevante do ponto de vista do Google pode ser diferente de irrelevante para outros quesitos. Se você gasta seu tempo e dinheiro apoiando causa X ou Y, organizando partido A ou B, escrevendo livros que ninguém vai ler... isso é irrelevante para a multinacional. Mas não é irrelevante se você é o líder de uma organização criminosa e/ou presidente de um país e/ou presidente de uma empresa. E a colaboração entre gigantes oligarquistas (sejam máfia, governo, empresa) é sempre uma probabilidade alta, como brasileiros sabem bem.



- E é baseado numa capacidade de processamento limitada. Extrapolando AI, e com o custo baixo de modelos avançados como o de hoje... não é difícil imaginar que um gigante com acesso a seu e-mail, histórico de navegação, likes e microfone dentro da sua casa possa passar um relatório dos "mais prováveis a se tornarem líderes da corrente X ou Y". E você pode "educar" bem cedo, antes de serem relevantes.

     Não duvido que em algum tempo essa polícia privada do futuro não vá, inclusive, ajudar a causas ESG e outras pautas. No momento que você disser que não curte abraçar árvores, você vai ver vídeos no YouTube dizendo o que você deveria estar pensando. E se você continuar dizendo... talvez precise de campos de reeducação formados com esse fim.

     No conceito "evil do bem", isso faz todo o sentido. Vão ser uns poucos punidos por pensar errado, mas toda a sociedade salva da sua influência.



- É baseada em leis que protegem cidadãos de países relevantes. No caso, americanos e talvez alguma coisa de europeus. Pra quem tá na marginalidade mundial... as regras não se aplicam.

Irapuan Martinez

unread,
Jan 5, 2024, 9:35:07 AMJan 5
to ar...@googlegroups.com
On Fri, Jan 5, 2024 at 8:25 AM Guilherme Silva <guilherm...@gmail.com> wrote:
Mas não é irrelevante se você é o líder de uma organização criminosa e/ou presidente de um país e/ou presidente de uma empresa. E a colaboração entre gigantes oligarquistas (sejam máfia, governo, empresa) é sempre uma probabilidade alta, como brasileiros sabem bem.

Quando Snowden explodiu os porões da NSA, a Dilma ficou saudando a mandioca das ideias ao descobrir que a estavam espionando. 

A mulher sapiens tratava de assuntos de estado usando free emails da internet. Parece culpar a vítima, mas em questão de segurança, você não escancara as portas de casa e depois diz que foi vítima de gente nefasta.

Se você não quer dar oportunidade para o mal ser evil, você precisa controlar o que despeja online. Sim, empresas precisam ter responsabilidade sobre a privacidade dos seus usuários, mas coisas que não eram para acontecer, acontecem. Big techs podem se cercar legalmente para que seus funcionários não tenham ideias, mas uma empresa furreca qualquer na internet, não tem lá muito zelo no que você registra nela.

Eu acho cacarecos interessantes online, precinho bom o suficiente para que se der errado, o preju não me levará à mendicância, mas eu não vou dar meus dados para um site tipo ShopChinaEasy123.com.

Muito se fala sobre respeito à privacidade, pouco se fala sobre responsabilidade online. Porque, afinal, empresas capitalistas bad.

 
- E é baseado numa capacidade de processamento limitada. Extrapolando AI, e com o custo baixo de modelos avançados como o de hoje... não é difícil imaginar que um gigante com acesso a seu e-mail, histórico de navegação, likes e microfone dentro da sua casa possa passar um relatório dos "mais prováveis a se tornarem líderes da corrente X ou Y". E você pode "educar" bem cedo, antes de serem relevantes.


Tomas Puyo embasa a ideia que é possível reverter o Aquecimento Global. Ao custo de "duas guerras americanas, diluído em algumas décadas". Not great, not terrible. O problema é combinar com os russos. E chineses. E todo o resto.

Bom, se os conspiracionistas estivessem certo, existe um certo poder secreto no mundo, que poderiam muito bem organizar essa agenda. Imagino que os Overlords do Shadow Government vivam neste planeta também, certo? 

O problema das agendas secretas é que se elas realmente existissem e tivessem a influência que se dizem ter, elas poderiam ser usadas eventualmente para o bem. Mas o padrão é sempre caótico, como exatamente se não existisse tais poderes.

Toda uma NSA e não preveniram o 9/11. Toda uma Mossad, Hamas passou o rodo. Toda uma Abin e nenhum bolsonarista viu que o 8/1 iria legitimar o Lula.

Se este pessoal está levantando inteligência ilegalmente para prevenir future crimes, estão fazendo só porque querem quebrar a lei. Por que quede os resultados?

 
Não duvido que em algum tempo essa polícia privada do futuro não vá, inclusive, ajudar a causas ESG e outras pautas. No momento que você disser que não curte abraçar árvores, você vai ver vídeos no YouTube dizendo o que você deveria estar pensando. E se você continuar dizendo... talvez precise de campos de reeducação formados com esse fim.

O algoritmo do Youtube não me reeduca porque o que dá lucro para ele é retroalimentar meus interesses. Eu presto atenção em vídeos de emulação e consoles antigos, mas não sobre reviews do Final Fantasy CLXXVIII, que só roda no PS6. Um luloafetivo se detém em assistir um vídeo glorificando seu deus sol e marca como "não me mostre mais vídeos sobre o tema" com "Economia Básica".

Houve acusações de manipulação de algoritmos para influência eleitoral. Mas ninguém muda de opinião porque viu um vídeo. Seria ótimo se o ser humano fosse assim tão plástico, pois a razão poderia aderir. Ele só reafirma o que vê e acusa o resto de conspiração.

 
No conceito "evil do bem", isso faz todo o sentido. Vão ser uns poucos punidos por pensar errado, mas toda a sociedade salva da sua influência.

Não é um debate novo. Deste Sócrates, o pensamento dissonante é tratado com cicuta.

Quer ter pensamento dissonante? Oscar Wilde era inteligentíssimo e acabou na cadeia. Daí você pega o influencer bicicreta lá e ele vai explorar os limites da liberdade de expressão para uma audiência que está com sangue nos olhos. O debate nem sequer está pacificado em bases comuns e o cara quer esfregar na cara dos outros a conclusão. 

As bases democráticas são o fino de nossa civilização. Não por isso, se deva achar que estão pacificadas.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages