A famosa linha do tempo da Radar Networks de 2007 não contém algo como
o Facebook, fala das redes sociais mas aposta na interoperabilidade
para o surgimento dos tais agentes inteligentes.
http://www.pletax.com/wp-content/uploads/2009/02/radarnetworkstowardsawebos.jpg
Bom, o cara diz que o Facebook ñ existirá mais em 2020, daqui a oito
anos, voltando no tempo, 8 anos atrás o potencial da web não era tão
bem explorado, mas o Google e a Wikipédia já dominavam desde 2000 e
2001 respectivamente. O termo web 2.0 foi cunhado apenas em 2004,
exatamente oito anos atrás, quando o potencial de sites que
consideravam as pontas começava a se destacar.
http://www.slideshare.net/sknightnwvm/web-10-to-30
Ou seja, o conteúdo relevante continua mandando desde 2001 com Google
e Wikipédia.
Teve época que o Myspace foi mais popular que o Facebook, o Facebook
tomou o lugar pq soube de alguma se interconectar com a web, adicionar
valor a ela com seus widgets de comentários, likes, etc, embora isso ñ
seja muito inovador. A grande pergunta é se vão conseguir continuar
adicionando valor a rede, a rede social deles é uma ínfima parte da
rede social da web, o foco deveria ser se integrar a grande rede e ñ
querer tomar o lugar dela, vai depender disso a meu ver sua
sobrevivência por mais 8 anos.
O Google tem evoluído sua busca para a tal web 3.0, pq agora a
relevância não é apenas associada à quantidade de links e análise
interna do conteúdo do site, já tem bastante informação contextual
relacionada ao história das buscas, a indicação do Google Plus, à
localização do usuário, etc, a web já conseguiu se expandir para
outros dispositivos, as aplicações de sucesso vão ser aquelas que ao
mesmo tempo consigam gerar valor a web como também se interconectem à
computação ubíqua para gerar informações contextuais relevantes.
Considerando a evolução até aqui é o que parece que estamos
caminhando.
Redes fechadas não terão o potencial de aproveitar o potencial das
pontas, na web um sign-in está a poucos clicks de distância, o tal
lema do Facebook é muito bom se realmente for seguido e aproveitado, o
que não parece ser o caso.
Cleber
2012/6/5 Marcus de Oliveira Silva <
onlym...@gmail.com>: